Apesar da resposta parecer óbvia, se analisarmos os benefícios que cada cartão dá, a escolha pode ser completamente diferente se você parar para analisar friamente.
Cheguei à essa conclusão após perceber que um benefício muito útil (e muitas vezes quase nunca utilizado) é oferecido somente na versão Gold, e não nas demais versões Platinum e Black da Mastercard: o seguro de proteção de preço.
Ah, descobri isso da pior maneira possível: fazendo uma compra e percebendo depois que o mesmo produto estava sendo vendido em outra loja bem mais barato.
Tem muitas pessoas que possuem cartão Black mas mal usam os benefícios do cartão (gente que quase não viaja, e talvez a variante Gold traga muito mais benefícios “utilizáveis”).
Uma coisa que os cartões de crédito poderiam fazer seria possibilitar o cliente escolher quais benefícios ele quer em seu cartão (o BTG Pactual faz algo parecido com isso, onde o cliente escolhe quais benefícios faz sentido contratar ou não: cada benefício escolhido tem um custo mensal, mas dependendo do volume movimentado/investido esse custo acaba se tornando isento).
Uma sugestão para o Nubank seria trazer para o app as informações sobre benefícios que o cartão de crédito do cliente possui para facilitar o conhecimento (e o uso) por seu possuidor. Existem alguns benefícios como garantia estendida, mas é uma burocracia ter que entrar em um site específico e ficar emitindo/renovando o bilhete-seguro todos os anos, e com isso muita gente acaba nem utilizando quando precisa.
E de fato boa parte das pessoas não faz ideia dos benefícios que os cartões oferecem pele Mastercard, e com regras bem complexas de entender acaba afastando o consumidor também.
Sim, a garantia estendida por exemplo, só é valida se você tiver um bilhete de seguro emitido (e válido) antes da compra do produto (e existem algumas restrições sobre o tipo de produto comprado).
Esse mesmo seguro nos cartões Amex era transparente: não precisava fazer nada antes da compra, precisando acessar o portal apenas quando você realmente precisasse utilizar o benefício.
Tem horas que parece que criam essas burocracias de propósito, apenas para dificultar o uso e serem menos utilizadas.
Realmente de fato uma boa parcela das pessoas não possuem conhecimento sobre os benefícios de cada categoria do cartão. Acho a curadoria do Ultravioleta e as informações contidas dentro do aplicativo do Nubank Ultravioleta na aba Cashback e benefícios muito bem organizadas e reúne todas as funcionalidades, serviços e benefícios que a categoria black oferece, como demonstrado pelo @Rafael_Ricardo
Também concordo em trazer para o app do Nubank uma clareza maior sobre os benefícios oferecidos dentro da categoria Gold, Platinum e Black de cada perfil algo talvez parecido com o que o Ultravioleta já faz, isso não só facilitaria a compreensão, bem como ajudaria os clientes na utilização dos benefícios da categoria e atrairia mais clientes usando os serviços e benefícios concedidos pela bandeira ou pelo banco. Realmente algumas regras de utilização dos serviços e benefícios realmente ainda são bem confusas e não muito bem explicadas e isso precisa ser revisto, pois acaba por afastar os clientes de utilizar os mesmos.
Muito obrigado por levantar essa questão tão importante!
Já é alguma coisa o Nubank listar os benefícios da bandeira do cartão, mas exemplificando: quando você clica em “Garantia Estendida” você é redirecionado para uma página da Mastercard onde você precisa ler, criar um usuário, entrar e preencher um formulário para emitir o tal bilhete seguro. Uma experiência melhor seria haver uma integração entre o emissor do cartão (que possui todos os dados do cliente) e a Mastercard, para que essa emissão do bilhete seguro fosse feito de forma transparente (com poucos cliques).
Com toda a certeza o UV hoje é o melhor. (Claro para quem gasta o suficiente para não pagar mensalidade ou tem dinheiro investido que cubra a mensalidade)
Vejo uma galera querendo ter só por ter e ficar pagando a mensalidade sem usar os benefícios aí prefiro o gold mesmo.
No meu caso, eu abriria mão de acessos à salas vip em aeroportos (que tenho em outros cartões) pelo benefício de seguro proteção de preço no meu UV (onde centralizaria as compras).
Cartões da concorrência da bandeira Elo Nanquim permitem personalizar os benefícios através do Elo Flex. Talvez possa fazer sentido que futuramente o Nubank possa oferecer tal opção.
Acredito que o mal uso do proteção de preço tenha influenciado nessa decisão da Mastercard, visto que, muitas pessoas já compravam no maior valor para obter milhas e receber reembolso do seguro depois.
Por outro lado o Black não ter o Proteção de Preço, impulsionou os valores da Garantia Estendida e Proteção de Compra.
A Mastercard é muito chatinha em oferecer esses reembolsos, eu preferia o modelo do Elo mesmo, da gente montar os benefícios que deseja e ter mais opções. Sem falar também do Surpreenda que é uma bela porcaria de programa de pontos, já foi bom antigamente.
Concordo e faz sentido a bandeira encontrar meios de coibir abusos.
Já utilizei algumas vezes a garantia estendida que o Amex TPC tem, e o processo é relativamente simples (desde que a pessoa vá atrás e faça a solicitação). Mas diferente dos cartões Mastercard Black, eu não precisava emitir nenhum bilhete de seguro previamente (todas as compras já tinham a garantia estendida automaticamente, e você só tinha algum trabalho quando precisasse acionar o seguro).
Mastercard Surpreenda não deveria nem ser chamado de programa de fidelidade; as únicas vezes que utilizei foi quando ofereciam gift cards do iFood em troca dos pontos, sem precisar gastar nada. Fora isso, o “compre 1 e leve 2” | quase o mote da nossa Black Friday (compre tudo pela metade do dobro), kkk
Nubank poderia costurar um acordo com a Mastercard para dispensar a emissão prévia do bilhete seguro (pelo o que entendi, você precisa emitir todo ano), tornando o processo transparente assim como da Amex. Frustrante descobrir que você tem direito a garantia estendida mas não vai poder usar porque não emitiu o bilhete seguro antes da compra.