Presidente Lula aprova e novo imposto de 15% para Bitcoin

Presidente Lula aprova e novo imposto de 15% para Bitcoin e criptomoedas no Brasil já começa em 2024

O presidente Lula (PT) sancionou a lei ([PL 4.173/2023] que prevê a criação de um imposto de até 15% para Bitcoins mantidos por brasileiros em exchanges no exterior, como a Binance. O texto foi aprovado pelo Senado no fim de novembro, criando taxações que não existiam sobre esses tipos de fundo de investimento.

Deste modo**, a tributação dos investimentos ocorrerá sobre rendimentos de aplicações financeiras, lucros e dividendos de entidades controladas no exterior (offshores) e trusts, incluindo criptomoedas.**

Assim, qualquer usuário que tiver criptomoedas avaliadas em mais de R$ 6 mil, em empresas no exterior, como Binance, Bitget, Gate.io- Crypto.com-, Coinbase, Bitfinex, OKX, Bybit, e outras deve pagar imposto de até 15%.

Na integra: https://br.cointelegraph.com/news/president-lula-approves-and-new-15-tax-on-bitcoin-and-cryptocurrencies-in-brazil-begins-in-2024

Eai, o que vocês acham?

7 curtidas

Welcome to Brasil

3 curtidas

Welcome to Brasil

4 curtidas

Já entendi de quem vocês permitem puxar o saco sem censurar as mensagens.

2 curtidas

Já estava errado na fonte, mas importante esclarecer: quem aprova é o Congresso, o presidente sanciona.

Esta parte aqui me parece uma interpretação equivocada, dando viés de que a posse é relevante e não a alienação: :point_down:

Tô achando é que é muito barulho por nada. Mas tudo bem reclamar…

EDIT: Em tempo, quem quiser ver o que a lei diz de verdade, sem vieses, é só olhar aqui: :point_down:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.754-de-12-de-dezembro-de-2023-530259198

19 curtidas

Concordo plenamente contigo.
Como qualquer outro investimento não isento de impostos no país, era questão de tempo, para que houvesse a tributação.

Vale ressaltar que o imposto, como todos os demais será aplicado sobre a parcela anual dos rendimentos e não sobre o capital investido.

18 curtidas

Grato, vou dar uma lida com calma depois. :handshake:

12 curtidas

Muito bom, @FernandoLacerda! Obrigado por compartilhar. :handshake:

É importante termos cautela quanto à fonte do conteúdo que consumimos, para não virar desinformação! :slightly_smiling_face::handshake:

12 curtidas

De qualquer forma, é mais um imposto no lombo do brasileiro.
E só tende a piorar.

1 curtida

Uma coisa é a teoria; outra, a prática. Não sei como essa Receita incompetente vai fiscalizar isso, com tantas corretoras no exterior que eles sequer sabem o nome. Isso vai virar um fuzuê que vou te contar, tem gente que nunca declarou imposto e vai ter que faz isso agora. Pra fazer a verdade nem mesmo os contadores sabem lidar com esse tipo de declaração, salvo raras exceções.

3 curtidas

Me censuraram novamente só porque eu afirmei que não iria mais falar para fazerem uma certa letra do alfabeto. Bem democrático isso aqui.

1 curtida

Já que censuram qualquer tipo de crítica, vou começar a elogiar, aí quem sabe param de me censurar:

Quanto ao presente tópico, acho excelente o aumento de impostos, pois esse é o caminho para um Brasil cada vez melhor e mais igualitário, onde todos possuem o mesmo: nem mais, nem mesmo. Quanto mais impostos, melhor: pois o Estado sabe onde gastar o dinheiro do meu trabalho melhor do que eu mesmo.

Um absurdo você trabalhar, receber o pagamento (já descontado o IR na fonte), economizar e decidir arriscar-se comprando uma criptomoeda… Se eu perder dinheiro, o Estado não merece me ajudar pagando parte do prejuízo, mas se eu ganhar algo, é um dever meu pagar parte para o Estado. Isso é ser patriota e amar a sua nação.

Quanto ao cartão de crédito Ultravioleta, acho um absurdo o Nubank ofertar tal cartão apenas para alguns correntistas: deveria ter alguma lei para impor ao banco a democratização do acesso, fornecendo o UV para todos, sem distinção de renda ou nível de individamento da pessoa. Ou melhor, deveriam proibir a criação de cartões elitistas: nada de cartão Black, apenas um cartão simples sem benefícios para todos.

Vou começar a falar tudo ao contrário nessa comunidade, assim todos ficam felizes exercendo sua liberdade de expressão e de opinião.

Obs.: contém (muita) ironia. Ou ironia aqui também deve ser censurada?

3 curtidas