Qual é a história do Dia do Sorvete?

Opa! Tudo bom? Este assunto será refrescante.:cold_face:

Hoje vamos comemorar o dia de uma das sobremesas favoritas dos brasileiros para se refrescar no calor ou até mesmo no frio! Com diversos sabores ou opções para agradar a todos e com apreciadores em todos os cantos do mundo, hoje vamos celebrar o… Dia do Sorvete! :ice_cream:


Como surgiu o Sorvete?

Não se sabe a origem exata do sorvete, mas muitos estudos indicam que surgiu na China há mais de 4 mil anos, quando uma mistura de leite e arroz foi congelada na neve e formou uma sobremesa parecida com um granizado, conhecido como raspadinha ou raspa-raspa. Naquela época, apenas a nobreza consumia o doce, porque o leite era uma mercadoria cara e era necessário ter câmaras frigoríficas subterrâneas, que conservavam o produto até o verão. A matéria-prima e os equipamentos de refrigeração não eram acessíveis para grande parte da população.

Como que chegou no Brasil?

A primeira sorveteria brasileira foi aberta em 1835, quando um navio norte-americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época ainda não existiam equipamentos como geladeiras e freezers para guardar o sorvete depois de pronto, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.

Como surgiu o dia do Sorvete?

A data comemorativa é uma homenagem à data da fundação da ABIS - Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete, no ano de 2002. Trata-se também do início da primavera, período em que se vendem grandes quantidades de sorvete, indo até o fim do verão.

Algumas Curiosidades:

  1. Segundo a ABIS o consumo brasileiro em milhões de litros em 2020 foi de 1.050 L. (Fonte) :open_mouth:

  2. Os 3 sabores mais consumidos atualmente é chocolate, baunilha e creme. (Fonte) :drooling_face:


Qual você prefere?

  • Copo. :ice_cream:
  • Casquinha. :shaved_ice:
  • Qualquer um. :man_shrugging:
0 votantes
Seja no copo, na casquinha ou qualquer outra forma, a comemoração do Dia do Sorvete é uma ótima ocasião para desbravar novos sabores, até porque não tem nada mais refrescante que um sorvertinho!

Minha história:

O meu sabor favorito é chocolate! Lembro de alguns anos atrás quando teve um período de extremo calor e realizaram na cidade um festival de sorvete, quando soube fui correndo na praça tomar sorvete e aproveitei para experimentar novos sabores! Voltei para casa com dor de cabeça do tanto que provei, mas infelizmente ao passar dos anos pararam de fazer o festival.

Agora é a sua vez! Qual é o seu sabor favorito? Tem alguma história para compartilhar? :face_with_monocle:

29 curtidas

Que tópico delicioso gente humm chega deu água na boca acho que vou até tomar um que está ali na geladeira :joy::joy::joy::joy: pra mim qualquer sabor e gostoso sendo sorvete kkk

14 curtidas

Aproveita que o verão chegou com tudo, tô mirando em um sorvete de coco que tá na geladeira :fearful::joy:

14 curtidas

Eu gosto muito da casquinha e quando ela fica umedecida pelo sorvete então tem um gosto especial.
Mas um Mcfly de ovomaltine tem seu valor.

Uma vez comi um sorvete de bergamota (tangerina para os brasileiros) passeando aqui pelo RS e olha foi um dos melhores que já comi, depois nunca mais consegui comer novamente.

14 curtidas

Sou suspeita para falar. AMO sorvete …meu ponto fraco calórico … hummm ,pura tentação…

Tá ai nao sabia que tinha um dia do meu querido e amado sorvete. Vivendo e aprendendo…

15 curtidas

Oh tópico gostoso viu @ranielreis. Deu ate vontade de tomar um Sorvete agora, ainda mais com os 40 graus que está aqui. :hot_face::hot_face::hot_face::hot_face:

Rapaz comi um Sorvete de Tapioca que achei uma delícia.

13 curtidas

Amoooo um sorvete e o sabor que mais gosto é inusitado, de figo com mascarpone, mas também amo um de coco!!! :drooling_face: :icecream: :hugs: :wink:

Sorvete é uma das sobremesas mais aclamadas no mundo inteiro. Essa delícia a base de leite é tradição em muitas casas pelo mundo. Mas você pensa que conhece tudo sobre sorvete? Então saca só algumas curiosidades sobre essa delícia do verão:

1- Baunilha é o sabor mais popular do sorvete em todo o mundo;
2 – A cobertura mais apreciada mundialmente é a com calda de chocolate;
3 – O maior sorvete do mundo até hoje foi fabricado em 1985, nos Estados Unidos, em Anaheim, Califórnia, com mais de 3 metros de altura, 36 mil litros de sorvete e 3.2kg de cobertura;
4 – São necessárias 50 lambidas para se consumir uma casquinha com duas bolas de sorvete;
5 – Domingo é o dia que mais se vende sorvete, no mundo inteiro;
6 – No interior do Brasil, durante muito tempo, o sorvete foi ignorado. O sertanejo se recusava a tomá-lo por ser frio demais, suspeitando que desequilibrasse o calor interno;
7 – O imperador do Brasil D. Pedro II era louco por sorvete de pitanga;
8- O país que mais toma sorvete no mundo é a Nova Zelândia: cada habitante saboreia em média 26,3 litros de sorvete por ano. O Brasil é apenas o 11º, por ser consumido em grandes quantidades apenas no verão;
9 – A banana split surgiu nos EUA, em 1904. Criada por David Evans Strickler;
10 – Acredita-se que o sorvete foi criado na China há 3 mil anos. Nessa época, era uma pasta de leite de arroz misturado com neve, e ficava parecido com uma raspadinha.
Deu até vontade de tomar sorvete, né? Conhece mais alguma dica? Conta pra gente!

Fonte : Guia dos curiosos!

10 curtidas

Óia! Nunca tinha visto um sorvete desse sabor, deve ser uma delícia, um sabor diferenciado por aqui, Vivendo e aprendendo! :drooling_face:

Eita! Tem tantos sabores diferenciados por aí, imagino que seja muito gostoso, sorvete não tem como errar, é muito bom! :pleading_face:

Inclusive obrigado pelas curiosidades! :purple_heart::ice_cream:

Nossa… Sorvete de tangerina :star_struck:

11 curtidas

Casquinha sempre que possível, por favor! :ok_hand: Amando tópicos que me fazem resgatar cliques no celular. Meu sabores favoritos são: pistache e doce de leite. E AMO muito o sunday de caramelo do McDonald’s, mais alguém? :yum:

16 curtidas

Eu tambem não, mas provei quando estive em Salvador e Morro de São Paulo.

11 curtidas

Aiii, ler esse tópico me deu uma vontade :dizzy_face:.

Na casquinha é muito bom, misericórdia kkkkkk
quando o sorvete chega bem no fim, aí é só comer a casquinha com ele, fica uma delícia!

Flocos é um sabor maravilhosa, os pedacinhos fo chocolate derretendo é muito bom.

A minha única história marcante com sorvete foi quando a moça da sorveteria deixou o sorvete da casquinha torto e a calda vazando, e eu tive que ir andando pelo shopping todo melado kkkkkkkk

10 curtidas

Tanto faz no copo ou na casquinha. Eu só não gosto muito daquele monte de coberturas que acabam alterando o sabor do sorvete. Mas meu preferido que acho que nem existe mais era o de coco queimado da antiga Gelateria Parmalat, alguém lembra? Mas hoje em dia sou louca pelo doce de leite e o de limão siciliano da Bacio de Latte.

8 curtidas

caramba o de limão siciliano realmente é fenomenal!!!

8 curtidas

Achei bem legal esse tópico do dia do sorvete :yum::icecream:e inda mais nesse verão :hot_face:.
Eu gosto de cupuaçu e tapioca😋

7 curtidas

:yum:fiquei com água na boca :drooling_face:

7 curtidas

Pode tá calor, pode tá frio, um sorvete sempre vai bem!
Quando estudava tomava todo dia um geladinho ( ou sacolé, gelinho…) Era 10 cents, saudades…
Agora ao lado de casa tem uma sorveteria da rede eskimo, o sabor que mais gosto é no tramontaro
É muito bom, de creme e tem castanha no meio, quem tiver oportunidade, prova e me conta depois o que achou.
Sempre tem no freezer, pq salva quando dá aquela vontade de um doce.
images (1)

10 curtidas

@Alexandre_Niess vamos tomar um MC?

6 curtidas

Olha que sorte! :star_struck:
A melhor coisa que fizeram foi lançar esses sorvetes em potes, ter um guardado pra tomar às vezes é muito bom! Um dos sabores que é bem difícil de encontrar aqui é napolitano, já que é tem 3 sabores que dificilmente não vai gostar de um.

Vou dar uma procurada pelas redondezas e ver se encontro, não conhecia esse sabor e com o calor que tá fazendo ultimamente um sorvetinho diferenciado é muito bem vindo.

8 curtidas

Sorvete é com certeza uma das minhas sobremesas preferidas! Vou aproveitar a deixa e comentar sobre uma das marcas que mais admiro e que coincidentemente vende meu sorvete favorito: Ben&Jerry’s.

Mas por quê?
Além do sorvete ser maravilhoso, a marca está constantemente empregando práticas que visam melhoria as comunidades ao redor do seu processo produtivo. Um exemplo é a Greyston Bakery de Nova York, que é a fornecedora dos brownies que vão em diversos sabores. Na Greyston, pessoas que geralmente não tem chance no mercado de trabalho americano, como por exemplo ex-presidiarios e imigrantes tem um voto de confiança e recebem um emprego sem julgamentos. Isso é apenas uma das várias ações que eles tomam a fim de criar um mundo melhor.

Mesmo o preço sendo salgado, o que faz com que o sorvete deles não seja tão acessível, acredito que vale a pena pelo menos experimentar alguma vez, não somente para sentir o sabor, mas também pra ajudá-los na missão por trás do negócio.

Recentemente tive a oportunidade de conhecer uma das sorveterias no Rio de Janeiro:

Caso queiram saber mais sobre todas as medidas sociais da marca, basta visitar o site oficial!

PS.: Meu sabor preferido é o de baunilha.


Mc Flurry de lei?

14 curtidas

Vou indicar para os amantes de sorvete que temos um rodízio dele aqui em Natal, pertinho da praia de Ponta Negra no Shopping Vilarte.

7 curtidas