Quando surge um correspondente bancário na linha

Um correspondente bancário (saiba mais sobre isso aqui) alegando ter parceria com um banco do qual você não é cliente, liga para seu número oferecendo simulação de empréstimo. Ou melhor: contatam por Whatsapp.

Respondem que obtiveram seu número junto a aquele banco — com o qual você não tem relações.

A instituição financeira realmente existe, e o site dela cruza a identidade (número) do contato WhatsApp.

Em tese, até aonde você sabe, estelionatários (terceiros) ainda não lhe complicaram junto a aquele banco, o que poderia explicar o conhecimento entre as pessoas.

Pergunta

Não há um instrumento legal do tipo “não pertube”, a exemplo do que acontece com o telemarketing de operadoras de telefonia, impedindo esse tipo de abordagem (pressuposto não serem golpistas)?

3 curtidas

Boa noite @Alexandre-M!
Uma sugestão que eu posso te dar é fazer cadastro no Não Me Perturbe - um portal cujas pessoas cadastradas nele, em tese, não devem receber ligações de telemarketing.

Você pode saber mais aqui:

11 curtidas
  • A 1ª coisa a se fazer é o que o @Alexandre_Niess postou.
  • A 2ª seria ignorar o contato e/ou bloqueá-lo.
  • A 3ª é conferir no site Registrato do BCB se há algum empréstimo eventualmente feito em seu nome e que vc não solicitou.
  • A 4ª, apenas se quiser entabular uma prosa com o correspondente, é pedir o(s) número(s) dos certificados Febraban que possui (FBB100 ou FBB110 ou FBB120 ou FBB130) e conferir se são autênticos e válidos no CRCP Central de Registros de Certificados Profissionais.
7 curtidas