Quanto custa criar um filho no Brasil?


Despesa passa de R$ 1 milhão na classe média

Fraldas, fórmula, roupinhas, carrinho, berço, plano de saúde… a lista de produtos e serviços que um filho exige é longa. E não se limita aos primeiros anos de vida. Mas, afinal, quanto custa criar um filho?

Para trazer uma ideia mais próxima de cada realidade, Guilherme Baía, planejador financeiro, calculou os gastos com um filho por classe social, considerando desde o nascimento da criança até os 23 anos, idade em que o filho costuma terminar a faculdade e, espera-se, já deve ter independência financeira. Veja os custos:

Classe A
Considerando custos mensais de, em média, R$ 3.998,00, essa classe social investe R$ 1,1 milhão nos primeiros 23 anos de vida do filho.

Classe B
Famílias que possuem renda de até 10 salários mínimos gastam em torno de R$ 2.546,00 por mês com cada filho, totalizando mais de R$ 702 mil.

Classe C
Ter um filho na classe C, com renda de até 6 salários mínimos, custa entre R$ 324 mil e R$ 432 mil. Considerando despesas mensais de R$ 1.307,00, os gastos são de R$ 360 mil.

É claro que não é possível bater o martelo em um único valor porque esse custo depende de muitas variáveis. Muitas delas não são previsíveis, como emergências. E outras dependem da cidade onde os pais moram, da renda disponível, do custo de vida e, principalmente, do padrão de vida que os pais querem dar à criança.

Com tantas despesas relacionadas à criação dos filhos é vital ter um bom orçamento e planejamento financeiro. Veja 3 dicas para ter um bom orçamento.

Quem é pai ou mãe sabe que, independente dos gastos que nos dão, não há alegria maior que ver nossos pequenos crescendo fortes e saudáveis. Não há dinheiro no mundo que pague! :purple_heart:

Leia também:
https://blog.nubank.com.br/conta-do-nubank-menor-de-18/
https://blog.nubank.com.br/controle-parental-conta-do-nubank/

Fontes:
https://investnews.com.br/financas/quanto-custa-ter-um-filho/
https://blog.nubank.com.br/quanto-custa-ter-um-filho/
https://forbes.com.br/forbes-money/2021/10/despesa-com-filho

27 curtidas

Que tópico sensacional, @MaxC! Não tá nos meus planos por agora, mas de fato não há uma alegria maior, é lindo acompanhar o recém papai da NuCommunity @ThiagoMoura, com o famosíssimo baby da copa. :face_holding_back_tears:

14 curtidas

É importante lembrar que ninguém é obrigado a ter filhos.

É necessário que seja uma opção, uma vocação e não um ato impensado que segue o fluxo da manada social.

7 curtidas

Eu, que não tenho, agora vou ter que colocar no calendário o dia em que um filho hipotético completaria 23 anos pra conferir se vou conseguir juntar esse dinheirão aí que eu, supostamente, gastaria. :eyes:

10 curtidas

Verdade, @ranielreis

:clap: :clap: :clap: :clap: @ThiagoMoura

Minha princesinha completou uma semana hoje :baby:
Graças a Deus chegou com muita saúde! :raised_hands:

11 curtidas

Boa kkkk conseguindo economizar dá pra fazer muita coisa com essa grana.

7 curtidas

Que maravilhoso, parabéns ao novo papai da comunidade. :face_holding_back_tears::purple_heart:

8 curtidas

Estava aqui pensando se tem algum estudo que indica que casais/pessoas sem filhos acabam “abrindo a mão” para outros gastos que os casais/pessoas com filhos não teriam, fariam economia em favor da educação/criação dos filhos, assim, mesmo os casais sem filhos estariam inclinados a gastar com outros, digamos, projetos pessoais aquilo que teriam investido na criação de um filho.

Quando meu filho hipotético completar 23 anos eu volto aqui e conto pra vocês se eu gastei ou se economizei :joy:

8 curtidas

Que demais, @MaxC!!! Parabéns!! :clap: Que ela cresça com saúde e rodeada de amor, e você sejam uma família muito feliz! :purple_heart:

8 curtidas

Isso no mais perfeito dos mundos, pois se sabe que no Brasil, na maioria dos lares, os filho começar a trabalhar cedo e de forma precária para ajudar no orçamento familiar.

1 curtida

Não de pode encarar apenas os aspectos negativos da criação dos filhos, mesmo porque, a depender da criação, aquilo que você encara como uma despesa se torna um bom investimento. Os pais de Cristiano Ronaldo e Messi que o diga.

Investir em um filho pode não ser “muita coisa”, mas talvez seja a melhor coisa que você pode fazer com o seu dinheiro, sobretudo se você lhe proporcionar uma boa educação secular e familiar.

1 curtida

Só pra esclarecer, não falei em aspecto negativo nenhum e peço desculpas se dei a entender de forma diversa. Tratei exclusivamente do tema do tópico, que é o custo em se criar filhos, custo este que quem não tem filhos não tem. Simples assim.

Ter ou não filhos, salvo questões de saúde ou que afetem a fertilidade (e, mesmo nessas situações, a adoção é uma alternativa), é uma opção pessoal, do casal ou qualquer que seja a composição do núcleo familiar. Isso é algo de foro muito íntimo, não cabe nem discutir, muito menos insinuar que exista opção correta.

9 curtidas

Fiz essa pergunta uma vez para um professor de economia na sala de aula.

A resposta dele foi a melhor que já obtive até hoje

Professor, o sr que já é uma pessoa experiente, me responde uma coisa por gentileza. Quanto custa um filho?

“hmmmm, repete a pergunta por favor? (aquela famosa técnica para ganhar tempo na resposta)… Pois bem, um filho vai te custar tudo aquilo que você tiver.”

E pensando bem faz muito sentido, até mesmo para os super ricos que gastam uma parte pequena de sua fortuna com os filhos, no final das contas, eles vão herdar tudo o que você construiu. E quanto melhor é a condição financeira da familia, maior são os gastos com os filhos.

2 curtidas

Não querendo polemizar mas já polemizando…

Melhor anticoncepcional que estes dados não há!!

O melhor que posso fazer agora é curtir muito o meu sobrinho de 3 anos e pensar em ter um doguinho mais pra frente que já tá ótimo.

Eu gasto horrores com o meu sobrinho :eyes:

1 curtida

Obrigado @FernandoLacerda Amém! :raised_hands:

1 curtida

Faz sentido mesmo :joy:

Para nós homem, isso não é uma preocupação. Haja vista que a qualquer momento conseguimos colocar um filho no mundo.

No entanto, as mulheres tem um ciclo biológico, passado a idade, aumenta os riscos para se ter um filho. Sem contar que quando vai chegando o momento, o instinto maternal passa a implorar por um filho.

Então a questão é uma descisão muito mais feminina do que masculina… Já que elas tem um período muito curto para tomar essa descisão.

A gente vê muito velhaco ai fazendo filho depois dos 60, já o oposto é bem difícil acontecer.

Custa o suficiente para que eu não deseje um Enzo mas nem tão cedo que seja, rsrsrs tô fora. :grin:

Primeiro minhas realizações pessoais, estabilidade financeira e mental e o bem-estar da minha mãe, pra depois…

… continuar não querendo botar um Enzo na vida, mesmo com condições :joy::+1:

1 curtida

Em 23 anos você volta aqui pra falar se comprou uma Ferrari ou não! :rofl:

Lembrei demais dessa piada!

Realmente essa frase é polêmica (e meio meh também), já que a decisão sobre ter ou não um filho está muito longe de ser só financeira.

Tem certeza? Do jeito que você fala é como se toda as mulheres fossem programadas para serem mães, independente da sua escolha.

Acho que você está precisando conviver com mais mulheres, principalmente antes de bater o martelo sobre como a cabeça e o organismo de todas elas funciona.

Por pensamentos assim que está cheio de pai ausente por aí. “Meninos” que precisam que as mulheres tomem essa decisão por eles.

12 curtidas