Quanto custa criar um filho no Brasil?

Não quis generalizar, mas as que conheço na casa dos 30 que nunca pensaram em ter filhos, passaram a sentir vontade. Talvez seja pela questão do instinto materno. A mulher tem um papel importante de perpetuar a nossa espécie.

Como disse, a mulher tem um relógio que os homens não tem. O casal precisa concordar em algo que seja viavél dentro do tempo da mulher. Foi nesse sentido que quis me expressar. O problema para tanta irresposabildade talvez esteja nas mulheres que escolhem mal seus parceiros!

Mas enfim, considere tudo isso sendo apenas a minha opinião. Não sou mulher e não tenho autoridade no assunto. A única coisa que sei sobre as mulheres é que sou filho de uma mulher :laughing:

O meu tem 14 e sei não se ultrapassei :rofl: :rofl: :joy: :joy: mesmo apertando aqui, ali e não desapertando nem com reza brava

9 curtidas

Texto do excelente Marcos Piangers para reflexão sobre o assunto:

Nunca vamos ficar ricos

Uma amiga minha, a Bia, decidiu trabalhar só meio período depois que o filho nasceu. Quer participar de cada momento. “Mas, Bia, assim você não vai ficar rica nunca!”, alertou um amigo. É verdade. A Bia ganha menos dinheiro. Mas eu conversei com ela esses dias e ela estava mais feliz que o Bill Gates.

No almoço um colega do trabalho disse que não vai aceitar uma promoção. Quer continuar com as manhãs livres, curtindo a filha. “Não vale a pena”, ele disse. Está certíssimo: entre abraçar todos os dias de manhã uma menina linda de pijama ou mais quinhentos reais na conta, com qual você ficaria? Tem vezes que a promoção não paga nem a creche que você vai ter que contratar. Tem vezes que não paga nem a gasolina.

Participar do crescimento dos filhos tem uma série de vantagens, para crianças e adultos. Eles aprendem mais rápido, se desenvolvem com mais confiança. A gente libera um monte de hormônios de prazer, por estar por perto de coisas fofas que dão risadas deliciosas. Vivemos mais felizes, menos estressados, o coração batendo que é uma beleza.

“Mas você precisa investir na sua carreira”, dizem alguns, e eu concordo com isso. Todos os dias, depois de fazer minhas filhas dormirem, volto pro computador pra trabalhar. Estou escrevendo este texto às 04:29 da madrugada de um feriado. O que eu fiz foi uma lista de prioridades, família no topo, e tudo aquilo que dava pra dizer não eu fui dizendo. Não me arrependo.

Um dia eles vão crescer. Vão querer saber só de amigos, de amores. Teremos tempo pra ler, fazer um curso, abrir um negócio. Pode ser que a gente nunca fique rico, é verdade. Mas tanta gente trabalha como condenado e também não fica.

O nosso tesouro a gente sabe onde está.

9 curtidas

É isso!! :purple_heart:

8 curtidas

Perfeito! Obrigado por compartilhar @RogerioM

8 curtidas

Meu amigo e isso ai parabéns pela sua colocação concordo plenamente

O Marcos Piangers é absolutamente incrível, e tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e participar de sua inspiradora palestra, uma das coisa que levo como destaque na palestra é a importância de valorizar a família e o tempo com os filhos acima de ganhos financeiros ou avanços na carreira, priorizando a família e criando memórias significativas com os filhos é mais valioso do que perseguir apenas dinheiro e sucesso profissional. O verdadeiro tesouro está nas experiências compartilhadas com quem amamos.

Embora eu não seja pai, desde os meus 9 anos de idade, assumi o papel de tio, embora não tenha contribuído financeiramente, minha contribuição foi cuidar e nutrir, aprendi a trocar fraldas, dar banhos e colocar as crianças para dormir, e em meio a essas tarefas do cotidiano, mergulhei em um mundo de imaginação, tornei-me um palhaço, uma princesa, e até mesmo um cavalinho, fui maquiado tudo em nome da diversão, aprendi todas as músicas da Xuxa do Cocoricó… Mais do que amadurecer, essa jornada me ensinou que a vida é muito mais do que dinheiro.

Foto de milhões, foi a única que achei agora kkk

Aos curiosos tenho 4 sobrinhos é uma alegria imensa, traz muita animação para casa, é incrível como a família pode crescer ao longo dos anos, enchendo nossos corações de amor e alegria. A cada nova adição, estamos construindo memórias preciosas que serão lembradas com carinho por toda a vida, aproveito ao máximo esses momentos de bagunça e diversão com meus sobrinhos, pois são momentos especiais que enriquecem a vida e fortalecem os laços familiares.

7 curtidas

Disse tudo.

Obrigado por compartilhar sua experiência como tio. Linda história! Que cresçam com muito amor e carinho.

:purple_heart::purple_heart::purple_heart:

5 curtidas

Acho que se muitos pobres vissem esses valores, iriam pensar antes de fazer tanto filho.

Eu não sei o que vocês pensam, mas eu acho muito triste ver uma família que não tem condições tendo 10 filhos e uma família que tem condições só tem um/dois ou às vezes nenhum.

Uma família sem condições com 10 filhos, muitas vezes estão apenas trazendo escravos para sustentar o sistema quando forem adultos. Lógico que existem exceções, mas vamos falar do padrão.

Infelizmente, nós temos uma mania que devemos trabalhar muito ao longo da vida. Filtrar as opiniões alheias, muitas pessoas não querem ter mas por conta das opiniões das demais acaba tendo e se arrepende mais tarde.

Mesma coisa em outras áreas da vida: relacionamento, casamento, emprego, estudo…

Além disso, também deve-se ter cuidado em fazer filho esperando retorno quando for idoso. Muitos filhos casam e nem querem saber dos pais depois (quando são idosos), coloca no asilo até. Poucos retribuem o apoio que tiveram no início.

1 curtida

São “manadas”, no plural. Pois existem n formas de errar ou acertar.

Um dos maiores erros, cometido por uma imensa maioria de “pais de bem”, como parece querer ser você, é ter o filho como um projeto de posse.

O fluxo do dinheiro não é ensaiável. Totalmente imprevisível e irreproduzível. Constituir família é respirar fundo e trabalhar.

1 curtida