Quem mais caiu na onda de demissões?

Oi gente!
Eu estava sumida da comunidade, porque tenho estado mais no LinkedIn, Gupy, Catho e sites afins – procurando emprego.

Fui demitida no dia 20/03… Estou há quase 2 meses sem emprego CLT, vivendo de seguro-desemprego, gastando a minha reserva de emergência e fazendo os meus freelas de tradução e revisão.
(Descobri hoje que isso que fizeram comigo se chama “layoff” ). :thinking:

E a peneira do mercado de trabalho está cada vez mais fina. Sei que tenho um monte de qualificações e sou apta para a maioria das vagas… mas não sei se o fator idade ou o “excesso” de experiência estão me atrapalhando.

Além disso, eu fui uma entre as muitas pessoas que optaram por sair da cidade e migrar para o “roça office” durante a pandemia. Mas agora as empresas estão tomando o caminho inverso, dando prioridade ao modelo híbrido e/ou totalmente presencial.

Vejam por exemplo o checklist de uma vaga (maravilhosa!) de Revisor que encontrei hoje:

"O que é preciso para darmos #match:

  • Amor pela educação; :ok:
  • Habilidade de escrita e comunicação verbal; :ok:
  • Bom trabalho em equipe; :ok:
  • Boa organização; :ok:
  • Familiaridade com avaliações educacionais; :ok:
  • Familiaridade com processos editoriais. :ok:
  • Formação ou cursando Letras ou áreas correlatas. :ok:
  • Serão diferenciais: experiência com revisão gramatical e/ou conhecimento das ferramentas InDesign, Illustrator e Photoshop. :ok:
  • D̷i̷s̷p̷o̷n̷i̷b̷i̷l̷i̷d̷a̷d̷e̷ ̷p̷a̷r̷a̷ ̷t̷r̷a̷b̷a̷l̷h̷a̷r̷ ̷p̷r̷e̷s̷e̷n̷c̷i̷a̷l̷;̷." :sob: :sob: :sob:

Senhor Jesus, me socorre. As vagas remotas sumiram! :pray: :pray: :sob: :sob:

Alguém mais aqui foi demitido na onda de cortes e está passando por isso?

17 curtidas

Também passei por um layoff, mas foi a empresa que quebrou mesmo :sweat_smile:
Mas no contra turno eu já fazia residência em TI com bolsa que já era minha maior renda dos dois então tá tudo ok.

Percebi um movimento sim de voltarem ao presencial mas depende muito da área, tem empresa que prefere colocar híbrido só pra chamar em uma eventual reunião ou algo do tipo, mas quase 90% do tempo remoto.

Tirando a Gupy, que eu acho um porre, continua investindo no LinkedIn que vai dar certo :crossed_fingers:

Antes da pandemia já existia remoto, eu mesmo estava assim, e essas vagas vão sempre existir.

15 curtidas

OIi Luciene,

que fase dificil hein, realmente o “layoff” aconteceu bastante depois do carnaval , vi em varios sites grandes anuncios de demissoes em massa.

E as empresas estão voltando para o modelo tradicional dificultando ainda mais, quem saiu das cidades grandes durante a pandemia pra ficar de home office.

Quanado acha um modelo hibrido ainda é bom rs, porque ate isso ta dificil.

Desejo que você consiga seu trabalho em modelo “roça office” como você chamou rs

10 curtidas

Uns anos atrás quando houve a “quebra” do setor de óleo e gás no RJ, tbm passei por isso. Eu fui demitida do estaleiro em q trabalhava, fiquei quase 6 meses desempregada, só consegui um novo emprego já no último mês do seguro :smiling_face_with_tear:

Eu tenho 2 graduações, intercâmbio, experiência em empresas multinacionais etc, mas não conseguia por nada nem ser chamada pra entrevistas… Até q resolvi tirar várias coisas do meu curriculo, e passei a ser chamada pra entrevistas, e consegui uma nova vaga, numa área bem diferente e com salário bem menor… Felizmente, depois de uns anos consegui voltar pra minha área e com salário melhor tbm :raised_hands:

Acho q depende mto da área, no meu último emprego, decidiram q seria híbrido (mesmo a gente podendo fazer td completamente de casa). Já pro meu marido, q é da área de TI, ele trocou 3x de emprego durante a pandemia e tds remotas, só nesse q ele tá agora q precisa ir uma vez por mês no escritório (oq eu agradço de mais, pq ele foi contratado por uma empresa internacional, q bancou a mudança, ou seja, nos mudamos de país pra ele trabalhar de casa :sweat_smile:)

14 curtidas

Tivemos uma grande onda de demissões no início da pandemia e agora parece que estamos passando por outras.

Nos últimos dois anos mudei de cargo pelo menos três vezes, todas no serviço público e sempre fica aquela sensação de “estar no fio da navalha”. A maioria teve que retornar para o presencial, mesmo com processos totalmente virtualizados.

Graças a Deus sigo em casa, pois sou lotada numa cidade que fica 220km da capital e tornaria absolutamente inviável o trabalho presencial. Mas sou exceção, meus colegas de cargo em sua maioria não tiveram a mesma sorte :smiling_face_with_tear:

Torço para que você consiga se reinserir no mercado logo. Vou deixar alguns links que podem te ajudar nessa busca:

https://www.napratica.org.br/

12 curtidas

Eu: 2 graduações, especialização, mestrado, 15 anos de exp. na USP, mais 10 anos em bancos e empresas de consultoria, fora as aulas e os meu portfolios de tradução e de design gráfico… E ainda continuo estudando. Onde é que eu tô errando? kkkkkkkk :joy:

7 curtidas

Maravilhosa como sempre, Vi!! Te amo :heart_eyes: :smiling_face_with_three_hearts:

8 curtidas

Errada você não ta kkkkkk. É assim mesmo, faz parte, uma hora tu encontra. Torcendo para que seja logo :hugs::hugs::hugs::hugs:

7 curtidas

Oi @Luciene_Ribeiro_dos, torcendo muito para você encontrar uma vaga. Realmente as vagas 100% remoto estão diminuindo muito. Compartilha seu LinkedIn por privado, se eu ver algo com seu perfil, vou te avisando! :handshake:

9 curtidas

Valeu, amigo!! @Julian_Lopes :smiling_face_with_three_hearts: :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart:

7 curtidas