Hoje é Dia dos Professores e a data é um bom lembrete de que aprendizados importantes nem sempre vêm só da escola.
Às vezes, um conselho sobre dinheiro, trabalho ou vida acaba sendo a maior lição que a gente leva pra frente.
“Não gaste o que você ainda não tem”, “faça seu dinheiro trabalhar pra você”, “anote cada despesa”… frases simples, mas que mudam a forma de lidar com o dinheiro.
E por aí, quem te ensinou algo que você nunca esqueceu? Compartilhe com a gente
Infelizmente, ninguém nunca me ensinou sobre finanças. Tive que apanhar muito na vida, ganhar experiência e buscar aprender por conta própria. Aprendi conceitos básicos sobre educação financeira na Internet, seja por meio de aplicativos, e-books, vídeos, cursos, etc.
É difícil dizer qual foi a maior lição financeira que aprendi, mas se tiver que escolher uma, seria: “Amizade é amizade, dinheiro é à parte!”
Se tivesse entendido isso mais cedo, me pouparia muitas frustrações!
Não foi bem uma lição financeira porque, antigamente, isso era pouco difundido, especialmente se você vem de família pobre, mas minha mãe sempre falava:
“Filho, primeiro você organiza a casa, depois você dá a festa”
O contexto que ela utilizava não era sobre finanças, mas foi uma frase que me marcou bastante e, a partir daí, em tudo que penso um dia fazer/comprar, pergunto: eu estou organizando a casa ou dando uma festa? Há momentos em que organizar a casa é a melhor opção, já outros que a vida pede uma festa sim. Trouxe esse ensinamento para a vida, especialmente a financeira. Mamãe foi uma mulher muito sábia.
“Só coloco meu chapéu onde meu braço pode alcançar”
Os pais são os melhores professores , eu sempre ouvi meu pai falando isso, no sentido de não gastar mais do que se ganha ou mais do que pode pagar. Acho que por sempre lembrar disso, nunca corri o risco de me endividar.
Aprendi com a vida mesmo, sem professor, sem manual.
A escola foi o mundo e a lição veio do jeito mais direto possível, errando, tentando de novo e prestando atenção.
Um dos aprendizados que nunca esqueci foi simples, mas acredito valer ouro:
“A conta chega pra todo mundo. O segredo é se preparar antes dela aparecer.”
Creio que qualquer pessoa aprende desde pequeno observando os pais, a fazer o equilíbrio entre receita e despesas. Meu pai gostava de fazer uma boa pesquisa ao realizar a compra da “feira do mês”, hoje as pessoas preferem evitar o enfado de ter que se deslocar entre os estabelecimentos pechichando por um precinho mais em conta.
Contudo, hoje em dia temos várias ferramentas de comparação de preços na internet, você mesmo pode realizar pesquisas em diferentes estabelecimentos a partir do seu celular. Enfim, para economizar atualmente já não precisa gastar sola de sapato ou dinheiro com transporte.
Acredito que meus aprendizados vieram por conta própria e pela Bíblia.
Na bíblia, sempre me lembro do ensinamento de que “mais vale a vida do que o sustento”, onde Cristo diz que sua vida (sua alma) vale mais que o sustento. E outra que “mais vale o corpo que as vestes”.
Lições financeiras: 1. você aprende mais com um erro de R$ 500 do que com um acerto de R$ 50; 2. Nem todo mundo que parece estar vencendo está bem por dentro.
Minha maior lição financeira, foi recebida do meu Pai, eu era pequeno ainda, vendi meu video-game e dei o dinheiro pra ele guardar na poupança pra mim… final da história fiquei sem video-game e sem dinheiro, pois ele gastou…
Desde aquele episódio, seu dinheiro suas responsabilidades não terceirize…