Eu tive uma ideia
Seria possível deixar o cliente escolher a retirada do depósito? Pense comigo.
Hoje a modalidade de retirada dos valores da conta é escolhida pelo sistema da Melhor forma para não atrapalhar o rendimento na Nu conta e não atrapalhar o rendimento na função guardar dinheiro.
Com o rendimento sendo pago no 1° Depósito depois de 30 dias, retirando o IOF.
Seria vantajoso o cliente escolher qual depósito retirar naquela lista de depósito para pagar cartão de crédito e afins.
Onde entra a vantagem.
Veja bem.
A liberdade de escolher entre retirar o depósito mais antigo (que tem o IR retroativo no RDB menor) ou escolher a opção do novo deposito com a retirada por ele, onde ainda não começou a render e com a retirada durante os 30 dias ele iria ser descontado de qualquer forma.
Aqui entra a vantagem.
Na lista de depósito, o depósito de sei lá R$100,00 lá de 2022 tá rendendo mais do que um novo deposito de R$1000,00 que será pago somente daqui a 30 dias (lembrando que 1° depósito, demora 30 dias e eles retiram o IOF que se estivesse do modelo antigo, rende bem menos)
Na lista de depósito, qual eu iria escolher para pagar uma conta, transacionar e afins (já sabendo da escolha com explicações e etc)?
Eu escolheria o 1° depósito que terá rendimento menor, mesmo descontando o IOF depois de 30 dias (depois dos 30 rende diário segunda a sexta, padrão Bacen).
E pq? O depósito lá de 2022 tá com uma taxa de IR bem abaixo. Isto é, enquanto o no primeiro deposito de 2023 ele tá comendo 22,5% nos 3 primeiros meses sobre o rendimento. O de 2022 está a 17,5% sobre o rendimento.
Ou seja, está pagando mais.
E o simples motivo de não retirar da taxa menor é pq ele está incidindo juros sobre juros.
O que é isso?
Depositei R$100 em 2022, hoje está acumulando diário (valor fictício) R$ 0,04 por dia. Amanhã, está rendendo sobre R$100 + R$0,04… E assim sucessivamente.
Bom vantagem e para mim, não pensei no banco.
Mas, rendimento maior, terá mais gastos na plataforma.