Obrigada pela resposta! Vou seguir o passo a passo.
E essa sua suposição é baseada em que?
Importante comentar que infelizmente o CPF é o documento mais exposto hoje em dia e não tem nenhuma correlação com o Nubank, se os golpistas quiserem, eles vão mover montanhas pra encontrar a vítima e tentar aplicar algum golpe. Por isso, acho válido citar que a liberdade de expressão não dá imunidade sobre suposições e/ou alegações que possam prejudicar a imagem de uma entidade que é regulamentada pelo Banco Central, vou deixar uma matéria sobre o tema de vazamentos para reflexão.
Recebi um e-mail hoje parecido, achei estranho e não baixei o pdf… E o que fiquei intrigada foi porque foi logo ao fazer uma compra no Ifood… Também dei meu cpf para um entregador da Renner hoje… E tanto na Renner, como no Ifood era aquele email que eu usava e justamente compras feitas com o cartão Nubank.
Nem no Ifood ou outro aplicativo?
derrique.rodriques.57888@gmail.com
Os dois emails que recebi
Não tem o domínio do Nubank e fui tentar responder, o email retornou como se não existisse mais… Eles enviam e desativam as contas logo em seguida acho.
Provavelmente são e-mail utilizados em golpes.
Sugiro que remova de seu post.
milessullivanvvea782@gmail.com
Creio que este seja de golpista também
Sim, é golpe. Ignore.
Bem-vindo(a) à comunidade @alfa4214 .
Faça conforme disse o @LuizGSF. Além disso, se desejar, tire um tempo para fazer uma denúncia. Canal de Fraude Nubank - Relato - Introdução
Acabei de receber um email semelhante a esse e através dos comentários de vocês acionei a NUBANK pelo chat e eles me falaram que é golpe mesmo. Muito obrigado pessoal.
O que eu recebi esta na cara que é golpe literalmente por causa que eu recebi numa conta que nem tem banco cadastrado e n falava nem nome nem cpf nada
O email é literal Nubank Seguros apareceu tipo 2 vezes 1 de 1700 e a outra de 4k a de 1700 na rener e a de 4k na americanas kkkk da para saber q é falso pq comparei o numero e o email com a da própria nubank
N bate nada
@MINEIRO_FORROZEIRO @luiz_fernando_D
Sejam bem-vindos a comunidade!
Perfeito! Que bom que as dicas da comunidade ajudaram.
Fora vários erros gramaticais e de formatação que são comuns nesses e-mails com tentativa de golpe né @luiz_fernando_D
Ótimo que percebeu logo!
Boas-vindas a NuCommunity, @MINEIRO_FORROZEIRO @luiz_fernando_D!
É bom que notaram em tempo que é golpe, vocês podem denunciar essa tentativa de golpe direto pro Nubank para ajudar a evitar que mais clientes recebam, vou deixar o link abaixo
Eu recebi um email falando da transação com esse mesmo valor e tem o CPF da minha mãe completo. Como que eles sabem disso?
Boas-vindas à NuCommunity, @Arthur_Silva7
Isso se dá por conta do tanto de vazamentos que acontece na internet em sites que a gente cadastra como lojas, etc que não tem uma segurança tão robusta, já teve um mega vazamento tempos atrás que vou deixar o link abaixo e os golpistas aproveitam disso pra tentar aplicar golpes, já que sabendo o CPF faz parecer que é uma entidade oficial, quando não é
Mesma situação comigo! Abri o PDF e achei estranho, cliquei na mensagem e ele direcionou para que eu acionasse um contato 0800, mas não prossegui na operação. Pelo que pude visualizar, não foi instalado nenhum programa no dispositivo. Alguém sabe como esse golpe funciona?
Olá @LucasK .
Seja bem-vindo aqui na comunidade!
O melhor é nunca abrir anexos em um e-mail suspeito, todo cuidado é pouco.
Sobre o Phishing, além deste artigo do blog bem completo, encontrei essas informações na internet:
Como é evidenciado pelas mais recentes campanhas do Snake Keylogger, tudo o que publicamos online coloca-nos em risco de um ciberataque, e abrir um arquivo PDF não é exceção. Vírus e códigos executáveis maliciosos podem se esconder em conteúdo multimídia e links com o ataque de malware, neste caso o Snake Keylogger, o qual está pronto para atacar assim que o usuário abrir um arquivo PDF.”
Maya Horowitz
Vice-presidente de Pesquisa da Check Point Software Technologies
Ao considerar apenas os malwares móveis, ou seja, aqueles presentes em celulares, o AlienBot se manteve em primeiro lugar como o mais prevalente. Ele se trata de uma família de Malware-as-a-Service (MaaS) para Android, com a função de permitir a injeção de um código malicioso remoto em apps financeiros legítimos. Assim, o atacante obtém acesso às contas das vítimas e pode até mesmo controlar o dispositivo por completo.
Por isso, como sempre enfatiza nosso colega @LuizGSF , a sugestão é levar seu dispositivo a um técnico de sua confiança.
Recebi a mesma coisa, uma vez em fevereiro e outra hoje, dia 14/03/2024:
Id da ocorrencia: 14587002
Prezado Cliente,
Cliente: Rafael F****
CPF: *****
03/14/2024
Rafael F, Caro(a) cliente, detectamos uma atividade suspeita em sua conta e, como precaucao, bloqueamos a tentativa de movimentacao de fundos em questão.
Rafael, O anexo detalha referencias vitais e indispensaveis sobre a ocorrencia.
Caso nao reconheça a ocorrencia de R$ 4.248,20 encaminhada para Paulo Vitor, CPF 175.288*, por favor, conteste em ate 24 horas.
Rafael F***, aguardamos o seu contato.
Autenticacao email: 03/14/2024
Não sei do que se trata.Sim, fui eu.Aceito.
ResponderEncaminhar
O que me choca é como sabem meu nome e sobrenome e meu CPF