Receita de Culinária Financeira para nunca mais perder $

Cansado(a) de “perder” dinheiro?

Então siga essa dica de receita do :man_cook:t2: Chef Katsumata e não perca mais dinheiro, never! Nunca! Jamais! De jeito algum. :wink:

control-pannel Nível de Dificuldade: Melzinho na Chupeta. :baby:t2:

clock Tempo de Preparo: de 15min - 60min

Fork-Knife Rendimento: de 20%-95%

Resumo

Crédito das Imagens :point_right:t3: (Icones feitos por Those Icons from www.flaticon.com)

Para preparar esta receita você vai precisar:

Ingredientes:

01 Papel A4 ou folha pautada;

01 Caneta ou lápis.

Modo de Preparo:

  1. Depois de perder dinheiro por alguma decisão equivocada, errada ou por questões de forças superiores fora do seu controle e alheias a sua vontade, #sqn :wink:, coloque a cabeça para esfriar por alguns minutos;

  2. Com a cabeça fria, pegue papel e caneta;

  3. Escreva no cabeçalho: Boleto de Aprendizagem, Data, Custo R$;

  4. Na linha de baixo escreva: Lições aprendidas:

  5. Escreva e responda as perguntas:

    a) Como eu criei esse resultado?

    b) Como eu contribui para esse resultado?

    c) O que eu poderia fazer diferente?

    d) O que eu aprendo com este resultado?

    e) O que eu me comprometo a fazer de diferente na próxima vez?

    f) O que eu posso aplicar nas próximas 24hs que depende só de mim?

  6. Responda com franqueza cada pergunta e sem pressa;

  7. Aplique o aprendizado na primeira oportunidade.

Algumas informações relevantes

  1. Escrever por meio de caneta ou lápis tem um fator diferenciado, que contribui mais para o aprendizado. Na fata de papel e caneta, pode ser usado um app de anotações, ou mesmo para gravar voz. Todavia, o benefício não é o mesmo.

  2. Quanto mais rápido você agir e fizer suas anotações, maiores os ganhos. Quanto mais recente o ocorrido, maiores as chances de melhor aprendizado. Lembrar de memórias distantes pode ser uma tarefa difícil e comprometer o quanto você pode aprender com aquela experiência.

  3. Use, adapte e melhore. As perguntas acima são apenas referenciais, crie, modifique e elimine conforme fizer sentido para você. O foco é gerar um aprendizado, e extrair algo que você pode aplicar de fato no futuro em situação semelhante.

  4. Todo aprendizado implica em mudança. Não basta dizer que aprendeu e continuar fazendo as mesmas coisas da mesma maneira. Todo aprendizado resulta em mudança necessariamente, ou então será apenas acumulo de novas informações, o que normalmente não gera proveito.

  5. Mudar não garante o resultado desejado, e costuma evitar o resultado indesejado. Não é porque uma mudança foi feita que tudo dará certo. O que a mudança garante é que apenas o resultado anterior não se repita em razão daquelas condições.

  6. Mude (aprenda) até… Até conseguir. Observe o que pode fazer diferente, e continue mudando até satisfazer os seus objetivos e metas.

Qual é a explicação disso?

Acredito que, considerando o nível da nossa querida comunidade, todos aqui já tiveram algum grau de contato com o aprendizado pago. Seja escola, faculdade, cursos de final de semana, cursos livres e online, a educação será em algum momento de nossa vida remunerada.

Estamos acostumados com a ideia que especialmente os cursos de longas horas de duração e grandes grades curriculares tenham boletos para serem pagos, usualmente de maneira mensal e recorrente.

Quando formamos ou saímos do curso e a prestação de serviço é interrompida, os boletos param.

E digamos que, por algum motivo, você não volte a “estudar” pelos menos mais convencionais de sala de aula e boletos, é fácil pensar que a educação e o aprendizado acontecerá sem qualquer custo.

A verdade é que cada erro, decisão equivocada, ou escolha que fazemos pode gerar um custo, e este custo, normalmente pode ser transformado em dinheiro, resultando uma perda financeira.

Dito tudo isso, mudando a perspectiva, se eu imaginar que eu ainda sou aluno “na faculdade da vida”, sempre haverão “boletos”. E cabe a mim garantir que também haja aprendizado. :call_me_hand:t2:

Na faculdade, a matrícula é feita em uma matéria. O aluno estuda e se prepara para os exames e trabalhos. Sendo aprovado, segue para a próxima etapa. Sendo reprovado, continua naquela etapa. E um novo boleto é gerado, e com ele um novo custo, até que ele aprenda e seja aprovado.

A maneira de sermos aprovados na vida é através do aprendizado. Como dito antes, aprendizado resulta em mudança.

Uma historinha boba para descontrair e que representa bem a questão: conheço uma pessoa que uma vez esteve em minha casa e foi usar o microondas para esquentar o leite. Depois de colocar o tempo desejado, o leite esquentou demais, e o leite “estourou” no interior do microondas. Ao ver o que aconteceu, ela comentou: - “Lá em casa acontece sempre a mesma coisa.

Fica claro pela fala dela que não houve aprendizado. A situação aconteceu mais de uma vez, e tende a se repetir indefinidamente. Até que ela aprenda.

Resumo

Só por curiosidade: parece que ela aprendeu! Não me recordo de vê-la fazendo o leite estourar mais no microondas. :trophy:

E isso tudo foi para dizer…

Existe uma forma diferente de ver a vida e os acontecimentos. O que é oferecido é uma mudança de perspectiva. :face_with_monocle:

Agora é contigo! :wink:

Bora aprender? :open_book: :pen: :man_student:t2: :woman_student:t2: :man_student:t4: :woman_student:t3:

12 curtidas

:grin: gostei muito da receita :+1:t2:

:love_you_gesture:t2: :purple_heart:

1 curtida

:grin:

Gratidão pela edição. Eu li e reli várias vezes o texto. E o título passou batido. :blush:

1 curtida

:clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

1 curtida

Muito obrigada por todas essas dicas, aprender é sempre enriquecedor :purple_heart::grin:

2 curtidas