Também passei pela mesma surpresa hoje de manhã. O problema não é o spread de 4%, mas sim o fato de eles não deixarem claro que na realização de transação internacional, OBRIGATORIAMENTE você pagará o Spread de 4%.
Explico: ao longo de pelo menos uns 15 anos, fiz diversas compras na Amazon USA ou por Paypal. Esses sites normalmente apresentam um valor em BRL (R$), mas te dão a opção de pagar em USD ($). Diversas vezes, quando o dólar tava numa alta considerável, com perspectiva de queda até o fechamento da fatura (ou pelo menos eu apostava isso), preferia escolher a opção em USD. Pois bem, esse foi exatamente o caso da compra que fiz ontem no valor de $136,95. O site da Amazon me ofereceu um valor em BRL de R$586 (com Spread deles), mas optei por finalizar a compra em USD (contando que essa alta histórica do dólar vai dar uma freada e baixar até o fechamento da fatura).
Qual não foi minha surpresa hoje de manhã quando acordei e vi o lançamento de um valor de R$637! Aí é que fui descobrir que pura e simplesmente o cartão do Nubank não permite a opção de realizar a compra em USD (como eu escolhi junto ao fornecedor) e esperar até o fechamento da fatura para apuração do valor (assumindo o risco das flutuações). Simplesmente eles vão lá, pegam o valor do PAXT, aplicam os 4% de spread e lançam o valor em R$.
No site eles dizem que é “para garantir a cotação ao cliente”, como estivessem defendendo um interesse. Queria saber onde ficou meu interesse pagando quase R$50 a mais. Mais fácil ter ficado com o Spread da Amazon. A pretexto de “defender os interesses do cliente”, enfiam um spread de 4% goela abaixo, tratando o cliente como criança e não dando a opção de escolher o que é melhor para ele. Já não basta o governo empurrando 6,38%, ainda temos que engolir mais 4%.
Agradeço para quem esclareceu que o Inter cobra somente 1%. Estou transferindo tudo pra lá. Passei do Banco do Brasil para o Nubank porque me sentia explorado, mas nunca tive um problema como esse. Pior é passar a manhã inteira tentando explicar aos atendentes do Nubank por e-mail (sim, atendenteS, porque nunca é a mesma pessoa que te responde) o absurdo que é isso. Eles achando que eu tô questionando a taxa em si, como se não soubesse o que é spread bancário (sério, me deram a mesma resposta 3 vezes), enquanto eu tentava explicar que eles não podem tratar o cliente como criança, empurrando sem opção tal taxa. Com um funcionário ainda tentando me “jogar” o contrato na cara, como se tal fato (não o spread, mas a inexistência da possibilidade de escolher em USD como todo em qualquer cartão) constasse lá. Lamentável.