Olá, @Isabel_Moana, seja bem-vinda à nossa Comunidade!
Vou dar um exemplo com valores fictícios, que reflete uma das formas como os estornos são processados no Nubank:
- Você faz uma compra de R$ 400,00 em 10 parcelas de R$ 40,00
- Você solicita o reembolso e recebe o crédito no valor total da compra (R$ 400,00)
- As parcelas seguem sendo cobradas normalmente no seu cartão
Veja se faz sentido. Acredito que seja o seu caso, pelo seu relato.
Isso acontece porque o crédito que você recebeu foi no valor total da compra, de modo que você precisa terminar de pagar a compra pra ficar no “zero a zero”.
Na prática esse crédito que você recebeu não vai ser consumido exclusivamente com as parcelas da compra cancelada, outras transações no cartão podem acabar consumindo esse crédito. Mas a finalidade do crédito é justamente para você concluir o pagamento da compra cancelada e terminar no “zero a zero”.
Ao adiantar as parcelas, você ainda tem a oportunidade de “sair no lucro”, pois normalmente a antecipação de parcelas no Nubank gera um desconto, e você vai apagar pagando um valor total menor do que o crédito que recebeu.
Dê uma olhada nesse post, que explica melhor como os estornos são feitos no Nubank: