Renda Fixa no Detalhe: Inflação!

Maior em volume, não em valorização.

O fato é o grau de especulação no Brasil. Mais da metade da Bolsa B3 é operada por robôs de alta frequência, por pura especulação.

EUA pode sair o Buffett com 300 bilhões da bolsa que ninguém vai se importar, e inclusive vão investir mais ainda porque vão achar que está barato.

Quero ver refutar isso, que nunca verá por influencer ou YouTube:

E nem renda fixa somos líderes. Argentina, Milei, ofereceu o Bonte 2030. 30% ano no tesouro até 2030, se Argentina não quebrar. Brasil compete hoje com Turquia e Argentina, os top de inflação e juros mundiais. Já passamos Grécia. Banqueiros adoram isso.

4 curtidas

Creio que os números que você citou não fazem sentido sob qualquer aspecto. Não tem como sustentar um argumento partindo de dados equivocados.

6 curtidas
3 curtidas

Insight do mês! :bar_chart:

Em Setembro meu IPCP não resistiu a uma promoção do suco de laranja e amargou uma deflação de 1,25%.:tangerine: O pão integral também contribuiu para a queda e o azeite, que vem caindo a cada mês, segue impactando positivamente o índice. :olive: No ano a inflação acumulada é de -1,21%. :smiling_face_with_three_hearts:

8 curtidas

5 curtidas

4 curtidas
5 curtidas

Um vídeo bem esclarecedor sobre o mantra de alguns influencers financeiros de que a “inflação real” é 20% ao ano!

6 curtidas

A maioria desse influencers não merece credibilidade, apenas replicam bordões e assuntos que viralizam na web, tudo por clicks, compartilhamento, engajamento, nada mais…

3 curtidas

A bruxa está solta! :broom:
O “troco” da deflação de Setembro veio a galope em Outubro, com um avanço de 1,25% no meu IPCP!😭
Energia e pão integral foram os vilões do mês.
No ano, índice acumula alta de 0,02%!🥰

10 curtidas

Aí começa a ficar desvantajoso, quando inflação sobe e os efeitos começam a ser mais presentes como o aumento da tarifa.

Foi um tempo que a desculpa da Energia era a falta de água. Agora, qual a desculpa de aumentar? Tava pagando R$76,00 (energia só a taxa de imposto), agora tá R$102,00 (energia só a taxa de imposto)

AÍ, os investimentos não ficam bons desse jeito…

4 curtidas

Inflação desacelera para 0,09% em Outubro! :slightly_smiling_face:
Em 12 meses, IPCA acumula alta de 4,68%! :frowning:

11 curtidas

E lá se vai Novembro! :spiral_calendar:
Esse mês meu IPCP desabou -1,82%, acumulando uma deflação de 1,80% no ano! :smiling_face_with_three_hearts:

O destaque do período foi uma variação bem fora da curva no grupo comunicação, devido a um upgrade no meu plano de banda larga que, inesperadamente, acabou tornando-o mais barato: eu pagava $119,99 por 500Mb e agora vou pagar $100,00 por 600Mb. Além disso, o plano ainda veio com seis meses grátis de Amazon Prime! Pra completar, um determinado bancão me disponibiliza um voucher da Netflix a cada dois meses, que reduz o custo em cerca de 50%. :heart_eyes: Obviamente, esses impactos só afetarão o índice enquanto durarem as promoções, mas acabam reduzindo o peso desses ítens no acumulado.

Por outro lado, energia, que já havia aumentado no mês passado, subiu ainda mais nesse mês, elevando o impacto inflacionário do ítem na medição. :high_voltage:

7 curtidas

Acho isso uma bizarrice, mas acontece direto com TV e Internet. De vez em quando lembro de olhar o que tem disponível, e fazer o upgrade que nem estava precisando, pra pagar mais barato. Se fosse assim pra tudo… rsrs

6 curtidas