O aluguel de ações é uma operação em que o investidor que possui ações na carteira — e não pretende vendê-las no curto prazo — pode emprestá-las a outros investidores, geralmente aqueles que operam no mercado de venda a descoberto (vendem ações esperando recomprar mais barato). Em troca, quem empresta recebe uma remuneração, funcionando como uma forma de gerar renda passiva com ativos que já estão parados na carteira. Essa prática é comum e consolidada em várias corretoras e representa uma alternativa interessante para melhorar a performance do portfólio, sem abrir mão da posse dos papéis.
A habilitação da função de aluguel de ações é uma demanda cada vez mais evidente entre os investidores que utilizam a plataforma do Nubank. Enquanto outras corretoras já oferecem essa funcionalidade de forma simples e eficiente, a ausência desse recurso no app representa uma limitação importante para quem busca otimizar sua carteira e obter renda passiva adicional com ativos que já possui.
Além de ser uma ferramenta consolidada no mercado, o aluguel de ações é especialmente atrativo para investidores que adotam uma estratégia de longo prazo e mantêm papéis parados na carteira. Permitir essa funcionalidade agregaria valor à experiência do usuário e incentivaria a permanência e a migração de investidores para o ecossistema do Nubank, especialmente agora que a área de investimentos está mais integrada ao aplicativo principal.
Apesar dos esforços visíveis em melhorias estéticas e de marketing, é fundamental que recursos essenciais como esse sejam priorizados. A evolução da plataforma depende diretamente da entrega de funcionalidades que realmente impactem o dia a dia (e a rentabilidade) do investidor. A implementação do aluguel de ações não é apenas uma vantagem competitiva — é um passo necessário para consolidar a credibilidade do Nubank como uma corretora completa.
Palavras-chave: Aluguel de ações Nubank; Renda passiva com ações; Investimentos renda variável Nubank; Como ganhar dinheiro com ações paradas; renda passiva; aumentar performasse da carteira
Eu nunca usei…
Na época estava já em transição da Easynvest pra Nuinvest, 1 ano investindo, não sabia se iria manter ou não… Passou e eu poderia estar ganhando uma grana hein…
O que eu lembro é que já pesquisei sobre, mas, o que me parece não são todas as ações que você consegue alugar. E pra mim faria sentido se fosse todos os ativos, e é logico, se compensasse.
Aluguel tem uma quantia mínima? Tipo pode ser fracionário ou em lote?
Lucas, você está certo! Esse serviço era mesmo oferecido pela Easynvest e chegou a funcionar na NuInvest por um tempo, antes da transição completa para o app do Nubank. Infelizmente, acabou sendo desativado nesse processo.
Sobre o ponto que você mencionou: sim, nem todas as ações entram automaticamente no processo de aluguel. Isso depende da demanda do mercado — ou seja, alguém precisa querer alugar aquele papel específico. Além disso, o retorno também varia bastante, já que ele é definido pelas taxas negociadas e pela procura por aquele ativo.
O mais bacana é que, em outras corretoras, essa funcionalidade já é simples, gratuita e pode gerar uma renda passiva extra com ações que ficariam paradas. Por isso mesmo, muitos investidores estão cobrando que o Nubank traga de volta essa ferramenta — ela realmente faz diferença no longo prazo!
Edson, exatamente! O Banco Inter é um ótimo exemplo — o processo é super simples, bastando um clique para ativar o aluguel de ações. Essa modalidade está cada vez mais comum em diversas plataformas de investimento, se tornando praticamente um padrão do mercado.
Infelizmente, o Nubank ainda está ficando para trás nesse ponto. Com a unificação dos serviços e o crescimento da base de investidores, era esperado que funcionalidades como essa fossem priorizadas.