Rota do Pix: preciso declarar no Imposto de Renda?

E aí, NuCommunity? :waving_hand:t5:

Seguimos viagem no Expresso Nubank do IR e, nesta parada, o tema é um dos meios de pagamento mais usados do Brasil: o Pix.

Será que transferências via Pix precisam ser declaradas no Imposto de Renda?

Pra descobrir o que você já sabe (ou achava que sabia :eyes:), preparamos uma parada no estilo verdadeiro ou falso. Bora embarcar nesse teste? Respondam aqui:

1. Se eu receber mais de R$ 30 mil por Pix, sou obrigado a declarar.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Qualquer valor recebido via Pix precisa ser declarado.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Pix é só uma forma de pagamento, o que importa mesmo é o tipo de rendimento.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. A Receita Federal pode cruzar dados bancários, inclusive via Pix.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Receber Pix de amigos e familiares sempre gera imposto.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante

Vote, compartilhe suas dúvidas e depois volte aqui para conferir as respostas do blog :wink:

18 curtidas

respondindo, depois eu volto aqui pra conferir as respostas

12 curtidas

PIX é um meio de pagamento.
Na Declaração do IRPF deverá constar valores que representam um rendimento tributável, independente do meio como foi recebido.

10 curtidas

Respondido

8 curtidas

Amanhã pego colinha com um contador pra responder :rofl:

Mentira. Eu já respondi. Achei fácil até.

9 curtidas

De qualquer maneira, isso deve constar nos informes, não precisa procurar uma agulha em palheiro.

2 curtidas

Vamos para as respostas:

1. Se eu receber mais de R$ 30 mil por Pix, sou obrigado a declarar.
    :cross_mark: Falso. Não é o valor do Pix que define a obrigatoriedade, e sim o tipo de rendimento. O Pix é só o trilho — o que importa é o que ele está carregando.

2. Qualquer valor recebido via Pix precisa ser declarado.
    :cross_mark: Falso. Só precisa declarar se o valor for um rendimento tributável (como aluguel ou serviço prestado). Pix entre amigos, presentes ou ajuda familiar não entram.

3. Pix é só uma forma de pagamento, o que importa mesmo é o tipo de rendimento.
    :white_check_mark: Verdadeiro. A Receita quer saber de onde vem o dinheiro, não o caminho que ele percorreu.

4. A Receita Federal pode cruzar dados bancários, inclusive via Pix.
    :white_check_mark: Verdadeiro. Instituições financeiras precisam informar movimentações mensais acima de R$ 2 mil em contas de pessoa física. A Receita usa esses dados pra cruzar informações.

5. Receber Pix de amigos e familiares sempre gera imposto.
    :cross_mark: Falso. Presentes e transferências entre familiares não geram imposto, mas valores muito altos podem exigir atenção, principalmente em relação ao ITCMD (imposto sobre doações, cobrado pelos estados).

Gostei de ver que a maioria aqui está antenada! :clap:t5:

Agora, para quem quer entender melhor o que entra ou não entra na declaração quando o assunto é Pix, tem conteúdo completo no Blog do Nubank.

Aproveitando… Vocês já declararam o IR? :eyes:

10 curtidas

Eu sou o cara… Marquei F

Respeita, o pagador de impostos aqui pai… Marquei V

Mandei bem… Siiiiihhhh Marquei V

Eu sei, o MILLOR DO BRASIL :face_blowing_a_kiss:
Mais uma e o pai se torna o Millor pagador de impostos!

Marquei V

Tentei, mas não fui o Millor…

8 curtidas

Vou dar uma de tiozão… IR ou DIRF ou IRPF? Haha… Sim… Já entreguei e não aceito devolução!

Quem é o Millor pagador de impostos aqui? Aeee… Sou eu!

8 curtidas