E aí, NuCommunity? 
Seguimos viagem no Expresso Nubank do IR e, nesta parada, o tema é um dos meios de pagamento mais usados do Brasil: o Pix.
Será que transferências via Pix precisam ser declaradas no Imposto de Renda?
Pra descobrir o que você já sabe (ou achava que sabia
), preparamos uma parada no estilo verdadeiro ou falso. Bora embarcar nesse teste? Respondam aqui:
- Se eu receber mais de R$ 30 mil por Pix, sou obrigado a declarar.
- Qualquer valor recebido via Pix precisa ser declarado.
- Pix é só uma forma de pagamento, o que importa mesmo é o tipo de rendimento.
- A Receita Federal pode cruzar dados bancários, inclusive via Pix.
- Receber Pix de amigos e familiares sempre gera imposto.
Vote, compartilhe suas dúvidas e depois volte aqui para conferir as respostas do blog 
18 curtidas
respondindo, depois eu volto aqui pra conferir as respostas
12 curtidas
PIX é um meio de pagamento.
Na Declaração do IRPF deverá constar valores que representam um rendimento tributável, independente do meio como foi recebido.
10 curtidas
Amanhã pego colinha com um contador pra responder 
Mentira. Eu já respondi. Achei fácil até.
9 curtidas
De qualquer maneira, isso deve constar nos informes, não precisa procurar uma agulha em palheiro.
2 curtidas
Vamos para as respostas:
-
Se eu receber mais de R$ 30 mil por Pix, sou obrigado a declarar.
Falso. Não é o valor do Pix que define a obrigatoriedade, e sim o tipo de rendimento. O Pix é só o trilho — o que importa é o que ele está carregando.
-
Qualquer valor recebido via Pix precisa ser declarado.
Falso. Só precisa declarar se o valor for um rendimento tributável (como aluguel ou serviço prestado). Pix entre amigos, presentes ou ajuda familiar não entram.
-
Pix é só uma forma de pagamento, o que importa mesmo é o tipo de rendimento.
Verdadeiro. A Receita quer saber de onde vem o dinheiro, não o caminho que ele percorreu.
-
A Receita Federal pode cruzar dados bancários, inclusive via Pix.
Verdadeiro. Instituições financeiras precisam informar movimentações mensais acima de R$ 2 mil em contas de pessoa física. A Receita usa esses dados pra cruzar informações.
-
Receber Pix de amigos e familiares sempre gera imposto.
Falso. Presentes e transferências entre familiares não geram imposto, mas valores muito altos podem exigir atenção, principalmente em relação ao ITCMD (imposto sobre doações, cobrado pelos estados).
Gostei de ver que a maioria aqui está antenada! 
Agora, para quem quer entender melhor o que entra ou não entra na declaração quando o assunto é Pix, tem conteúdo completo no Blog do Nubank.
Aproveitando… Vocês já declararam o IR? 
10 curtidas
Eu sou o cara… Marquei F

Respeita, o pagador de impostos aqui pai… Marquei V

Mandei bem… Siiiiihhhh Marquei V

Eu sei, o MILLOR DO BRASIL 
Mais uma e o pai se torna o Millor pagador de impostos!

Marquei V
Tentei, mas não fui o Millor…

8 curtidas
Vou dar uma de tiozão… IR ou DIRF ou IRPF? Haha… Sim… Já entreguei e não aceito devolução!
Quem é o Millor pagador de impostos aqui? Aeee… Sou eu!

8 curtidas