Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay

Pois é, sinto a mesma coisa com o Apple Pay! :wink:

1 curtida

ios não permite que nubank use uma solução própria para pagamentos via nfc (da mesma forma que não deixa que browsers usem seus próprios engines em seus apps no ios). se isso é bom ou ruim vai além do ponto.

a realidade é que se o nubank fosse fazer algo assim seria sim reinventar a roda. já existem três plataformas consolidadas para usar como carteira. nubank fazer outro é perda de recursos. provavelmente o custo que o nubank gastava para pagar servidores e desenvolvedorxs para construir mais outra carteira digital excederia o custo de pagar para estar integrado a apple pay, google pay, e samsung pay. (essa é provavelmente um dos fatores que muitos dos bancos no brasil e em outros países consideraram ao estarem integrados a essas carteiras).

outro ponto é que a carteira própria do nubank poderia ser bem ruim em relação às outras. apple, google, e samsung são grandes empresas que têm desenvolvedorxs top. anos atrás teve bancos que fizeram suas próprias plataformas, e convenhamos, eram péssimas.

além disso, apple pay, google pay, e samsung pay são first-class citizens em outros serviços e plataformas de suas empresas. por exemplo, você pode cadastrar uma vez seu cartão no google pay, e ele vai estar disponível no chrome, e pode ser usado para adicionar os dados do cartão com um só click. tbm, desenvolvedorxs web podem facilmente implementar google pay a seus websites com as apis próprias do google, o que é ainda mais prático.

essas carteiras também estão integradas nativamente em ios e watchos (no caso do apple pay, obviamente), e android (no caso do samsung pay, para dispositivos da samsung, e no caso do google pay para a maioria dos outros dispositivos que usam google play services). (tizen tbm no caso de smart watches e tal da samsung.) por exemplo, no android 11 beta 1, que foi lançado recentemente, pressionando o botão power do dispositivo android, os seus cartões são exibidos (e vc nem precisa de ter o app google pay instalado, se não me engano.) provavelmente isso vai poder ser modificado por oems, então samsung pode fazer algo assim para seus dispositivos, mas no caso voltado para samsung pay (na vdd eu acho que isso já acontece nos dispositivos samsung, e até mesmo nos outros dispositivos desde o android 10, mas não tenho muita certeza.) nubank nunca que integrar sua própria carteira assim.

outro ponto é que as carteiras são genuinamente práticas. elas incluem cartões e coupons e tickets como uma carteira real. nubank fazer sua própria carteira seria esquisito demais porque só teria o cartão do nubank. (você não nem uma carteira para cada banco irl, tem? então vc tbm não devia ter no caso de carteiras digitais.)

enfim, há múltiplos fatores diversos contra o nubank fazer sua própria carteira digital, e esses mesmos fatores são a favor de o nubank usar outras carteiras como apple pay, google pay, e samsung pay, além de haver alta demanda por essas carteiras ate mesmo por clientes do nubank. sinceramente eu não sei pq o nubank ainda não está integrado a essas carteiras. isso foge do que o próprio nubank tenta ser, e o facto de bancos tradicionais estarem integrados é ainda mais comicamente ironico. parece até que o nubank se tornou o que ele mais temia - nubank já não me parece um dos bancos revolucionários e inovadores. só é mais um de muitos, que só tem muitos clientes porque era o primeiro na fila e tem um cartão bonitinho.

mas se oferecer nubank o benefício da dúvida para mim a única razão lógica para ele não estar nessas carteiras é que ele tecnicamente não é um banco de varejo propriamente dito? quero dizer, todos os cartões que estão integrados a essas carteiras pertencem ou estão ligados a bancos de varejo, se não estou enganado. ao contrário deles, o nubank não pertence ou está associado a nenhum banco. o problema desta hipótese é que apple pay, google pay, e samsung pay estarem indisponíveis a companhias que não são ou estão ligados a bancos é um bocado improvável. além disso, se isso fosse verdade, o que custava nubank ser aberto a seus clientes e dizer, “bem, a gente super queria estar nessas carteiras, mas acontece que a gente não pode porque a gente é uma instituição financeira, não um banco de varejo, e a gente não está disposta a virar um banco”, ou “a gente gostaria de virar um banco mas é uma burocracia enorme e isso pode levar um tempo”. a realidade é que eles dizem, “a gente não tá nessas carteiras, e é isso mesmo, pessoal”. para mim tudo bem carteiras digitais não serem uma prioridade para nubank. o problema é que não há dialogo nem consideração de feedback feito pelos próprios clientes, o que é típico de bancos tradicionais. é uma lástima o que nubank tá se tornando

6 curtidas

Na verdade, se o NuBank visse sentido em gastar tempo fazendo uma função que já existe, teriam lançado só invés de cancelado após os testes. O próprio acordo com o Facebook Pay é mostra disso.

O acordo com o Facebook Pay não tem nada a ver!
Pagamento por NFC é uma coisa e uso virtual do cartão em aplicativos para pagamentos é outra bem diferente.

2 curtidas

Só falta no final o nubank adotar pagamentos por QR code nas maquininhas de cartão igual o digio, afinal 5 passos são mais convenientes que usar o NFC do celular e pagar em apenas 1 passo né? :man_facepalming:t2:
imagem

Versus a praticidade do Apple Pay (mesma coisa com Google Pay e Samsung Pay).
ApplePay

4 curtidas

qr code tem q morrerrrr

1 curtida

Pra realizar pagamentos, sim.
Só usei quendo o Mercado Pago deu desconto no McDonald’s.
Agora as demais finalidades, é bem prático.

PicPay também tem esse recurso há um bom tempo.

Realmente, muuuuito prático :sweat_smile:

2 curtidas

eu sei - tava sendo hiperbólico. eu pessoalmente acho bem útil quando poupa tempo, como em algumas embalagens de comida que incluem um qr code com um link direto para uma receita ou um vídeo no youtube

já pra pagamentos… qr code não é nada prático em comparação a nfc

2 curtidas

Concordo com você.

1 curtida

Para crédito, Itaú e Porto Seguro, Bradesco, Next (Bradesco) são alguns exemplos;

Mas o BB tambem permite a inclusão de cartao de crédito Master card e Visa (Inclui Saraiva - Sem anuidade).

Embora o BB tenha suporte, ele seleciona variantes para disponibilizar, a inclusão é feta pelo app ourocard.

Isso é um problema, a Apple monopoliza o uso do NFC, impedindo qualquer tipo de concorrencia.

Usar um plataforma propria pode ser conveniente e gerar uma “economia” por não precisar pagar taxas para a carteira digital, mas limita o uso ao Android, já que no IOS o app não poderá ter essa função por ser contra as políticas da Apple.

Uma grande vantagem de usar a carteira digital no mercado é que a equipe de desenvolvimento não precisa ser dedicada integralmente na plataforma, essa responsabilidade recai sobre a desenvolvedora, Google, Samsung e Apple, sendo em alguns casos especificos participação do time de TI do emissor.
è uma econimia que pode sair caro e muitas vezes acaba trazendo mais transtorno que receita, se a aplicação tem problemas, o usuario reclama, deixa de usar.

1 curtida

como eu disse, sendo um problema ou não nada vai mudar (a menos que a apple seja processada por isso e perca o processo). para usar nfc no ios e watchos a única alternativa que o nubank tem é apple pay. ponto final. bom ou ruim isso não é relevante ao assunto.

eu não trabalho para nubank ou sei quanto custa para implementar uma carteira digital, mas não sei se é realmente economico para nubank. não sei quanto a apple cobra por transação no brasil, mas pelo menos nos eua é só 0.15% (e em outros países como reino unido e rússia a taxa é ainda menor), ie apple ganha 15 cents a cada 100 dólares. (fonte: apple pay is a tidy payday for apple with 0.15% cut, sources say - the register) e pelo que vi google pay e samsung pay não cobram pelo serviço, ao menos não por transação - mas não tenho fontes, então essa informação pode ser falsa.

para implemenar uma carteira digital nubank muito provavelmente gastaria bem mais que isso, mas isso só seria até a implementação.por outro lado usando apple pay nubank teria de pagar apple para sempre. no entanto, após implementada uma carteira nfc própria, por mais que os custos baixassem, eles ainda não seriam nulos. nubank ainda teria de pagar devs e custear a manutenção do serviço para que a carteira continue a funcionar normalmente, o que significa que isso só faz sentido economicamente se custo para manutenção for menor que o custo para pagar apple, e eu não sei sobre isso.

e de novo, ainda assim essa carteira não funcionaria em dispositivos da apple. no fim das contas não acho que implementar uma carteira própria seria lucrativo ou economicamente mais viável que adotar carteiras de apple, google, e samsung. a realidade é que o mais barato para nubank é não estar em nenhuma carteira digital, própria ou não. mas mesmo assim nubank perderia para a concorrência. e mesmo se nubank fizer uma carteira própria, continuaria a perder para a concorrência que está em apple pay, google pay, e samsung pay. afinal, quem preferia/prefere carteiras próprias de outros bancos (como o nfc do santander way) a apple pay/google pay/samsung pay?

enfim o melhor que nubank pode fazer é fazer um acordo com apple, google, e samsung (se é que elas cobram alguma taxa) para pagar uma taxa agradável para nubank (ou mesmo não pagar taxa nenhuma, se possível). isso claro se a razão de o nubank não 'tar nessas carteiras é puramente a taxa cobrada.

Eu uso Android e afirmo que usar o Google Pay é mais prático que essa possível gambiarra que você deseja. Pra pagar nem preciso abrir algum app, só desbloquear e aproximar.

5 curtidas

Bem mais simples usar a solução nativa do sistema do que abrir app pra pagar, eu só aproximo o iPhone da maquininha de cartão com o dedo no leitor de digital e nem desbloqueio pois ele faz a leitura quando detecta do NFC.

Só de lembrar dum outro cartão que usa uma solução própria, já bate preguiça com a vontade de deixar esse cartão pra lá e usar o que está no Apple Pay
imagem

2 curtidas

“Essa gambiarra” tornaria o Nubank ainda mais diferenciado e foi isso que os engenheiros pensaram.
E eu desinstalei o Google Pay por esse motivo. Não acho legal que um pagamento seja aprovado sem nem sequer abrir o app. Não é seguro!

Não é seguro? Não é possível possível que você esteja falando sério. Pra pagar é necessário desbloquear o smartphone, e se estiver desbloqueado há muito tempo quando aproxima da máquina de pagamento é solicitada a autenticação novamente.
Para de ser puxa saco, cara.

4 curtidas

Espero que ninguém nunca aproxime uma maquininha quando você estiver distraído usando o celular! Acha que isso é impossível? Se acontecer você muda de ideia!
Puxa saco?
Me respeite!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso não existe cara

6 curtidas

Você deveria cancelar seu Nubank, vai que alguém encosta a maquininha no seu cartão

2 curtidas