Segurança em tempos de PIX

Galera,

Tenho ouvido alguns comentários sobre uma possível fragilidade para os que aderirem ao PIX, uma vez que agora estamos com o banco na palma da mão e se o smartphone for parar nas mãos de pessoas “erradas” e/ou mal-intencionadas, as consequências podem ser trágicas. Na minha opinião esse risco já existia antes da era PIX. O que vcs acham? Procede esse receio daqueles que ainda estão resistentes em aderir a esse PIXcar de olhos nas transferências?? Vcs estão adotando alguma medida protetiva maior em relação a isto???

2 curtidas

Oi @Jocil_Cruz caso o senhor tenha o Smartphone roubado ou tenha perdido o senhor pode ligar para o Banco e pedir para desvincular a conta do dispositivo! No caso do Nubank precisa da senha de 4 digitos para movimentar a Conta. Transferir etc.
Com relação ao PIX deveremos ficar esperto sim pois a pessoa pode ser assaltada na Rua e o Ladrão obrigar a pessoa a transferir para uma conta de laranja.
Sim eu estou tomando cuidado sim tipo Camuflando os apps dos Bancos que eu uso no Smartphone em uma pasta com senha!!!

2 curtidas

Concordo, além do mais se tiver com uma arma apontada pra mim, não faz diferença ser pix, Ted, doc, boleto, etc…
Acho q tão criando um alarde pras pessoas não usarem, já q é de graça e ted e doc gera receita pros bancos

9 curtidas

Saidinha bancária, sequestro relâmpago, golpes, tudo isso já existia antes e continuará existindo agora. Assim como o TED e o DOC, PIX é apenas uma forma a mais de transferir valores.

Para se resguardar é não deixar todos os ovos numa cesta só, fracionar seu dinheiro em mais de uma instituição, usar autenticação em dois fatores, Touch ID e, se possível for, um seguro em caso de roubo/furto.

8 curtidas

Também compartilho dessa opinião.

Antigamente os ladrões obrigavam as vítimas a fazer um TED, hoje será um Pix. Só mudou o nome.

E com uma arma apontada na cabeça eu vou realizar qualquer transação que o meliante me obrigar.

5 curtidas

Não somente o Nubank, as outras instituições também.

5 curtidas

Menos o Next do Bradesco ele só pode o número da agência e conta e apertar confirma e pronto já transferiu

1 curtida

Continuo fazendo o que sempre fiz em relação a segurança!

Senha ou digital pra desbloquear o celular.

Senha ou digital pra logar no app dos bancos !

Senhas fortes com nº + letras + caracteres especiais SEMPRE!

Claro que tudo isso só funciona se o ladrão não conseguir pegar o aparelho desbloqueado ou se eu estiver com uma arma na minha cara (como já aconteceu)

Em paralelo a tudo isso, ainda fiz umas macros que bloqueiam alguns apps qdo saio da minha rede Wi-Fi!

:metal::metal::metal::metal:

7 curtidas

Perfeito vitória! Quanto ao seguro, ao que vc está se referindo? Seguro para o smartphone ou outro tipo de seguro?

4 curtidas

Ótimas dicas, Itamar! A galera aqui na comunidade está me ajudando bastante. A informação é um dos ativos mais valiosos que temos hoje!!

4 curtidas

Existem seguradoras que oferecem seguros contra furto e roubos, não só do Smartphone, mas também de valores.

5 curtidas

@Jocil_Cruz
Essa também e minha preocupação com a ativação do Pix.

2 curtidas

A C&A e a Riachuelo oferecem um “seguro bolsa” eu não lembro agora se cobrem transações feitas em apps de banco, mas certeza q cobre valor de smartphone (dependendo do valor contratado se não me engano), e se me lembro direito o Santander tem um seguro pro cartão (não lembro direito pois já tem um tempo q cancelei a conta/cartão)

5 curtidas

@Vini.R
Bom dia Vini.R gostei da dica, vou adotar esse função também.

3 curtidas

@lorenatelles @Jocil_Cruz
Existe sim seguro para o smartphone com coberturas básicas de roubo, furto, danos ao bem através da seguradora Porto Seguro. Mais é somente para o bem. Referente ao aplicativo, no caso de roubo e furto não tem cobertura. Mais vou verificar junto a algumas seguradoras e informo a vocês. Abraço e bom dia.

2 curtidas

Eita, que cara precavido e moderno! :clap:

Encontrei esse aqui do Santander mesmo que a @lorenatelles falou:

4 curtidas