Silicon Valey Bank e seus desdobramentos

Olá pessoal da comunidade!

Acho q acho é um lugar muito top para falarmos de tudo!

Então criei esse tópico para entender a visão de vocês sobre o desdobramento do q aconteceu esse fds com o SVBank.

Vimos nossa digníssima Junqueira dizendo que Nubank não tem nenhuma relação com o banco, ótimo!

Ao mesmo tempo, temos uma série de fatos que deixam a gente com um pouco de pulga atrás da orelha, e talvez seja melhor tentarmos buscar alguma resposta diretamente da comunidade.

Primeiro fato: venda das ações do nubank pela Junqueira. Estranho alguém do board se desfazer de ações da empresa, mesmo que pouca quantidade.

Segundo fato: demissões hoje com contratos com cláusula de não difamação? Qual seria o motivo desse contrato, incomum no mercado brasileiro?

Gostaria de ouvir a opinião de vocês…

Disclaimer: minha intenção com essa postagem é entender o contexto mais a fundo, e checar se pode ser um caso de miopia de fatos da minha parte.

7 curtidas

Considerando que todo o investimento ou a maior parte dela está no Nubank é completamente normal, provavelmente está fazendo caixa ou planejamento pessoal.

A Cris comentou um tempo atrás indiretamente sobre as declarações dos funcionários que são demitidos, você percebe que o Nubank não responde, por questão de privacidade do ex-funcionário, mesmo que ele invente coisas sobre a empresa para difamar.

Mas nada impede também que muita coisa errada aconteça lá dentro, assim como qualquer empresa, deve ter brigas, gente que sobe de cargo sem competência, enfim, só quem trabalha lá ou tem familiar pra saber.

25 curtidas

Não sei dizer o caso do Nubank, mas tbm tinha um na empresa q trabalhei e nem era do ramo financeiro. E meu marido (trabalhava na área de TI do ramo financeiro, mas não era de bancos) teve essa e ainda uma outra q acho pior, q é de não trabalhar em empresas diretamente ligadas à empresa q ele estava ou da mesma área por 1 ano depois de sair…

15 curtidas

Estranho por quê? Eu vendo ações e compro ações novas quase toda semana, de acordo com a necessidade e variação de preços. Nessas horas acho que as pessoas procuram muito “cabelo em ovo”.

Demissões estão acontecendo desde o ano passado não apenas no Nubank, mas em diversas startups dos mais diferentes nichos. É um cenário triste, mas que é cíclico também. Existem momentos de maior contratação e existem momentos de maior retração.

Quanto a cláusula de não difamação, vejo como uma tentativa de compliance da parte da empresa. Se uma pessoa prejudica a imagem de outra pessoa (seja ela física ou jurídica), esse dano pode ter sua extensão avaliada judicialmente e, sendo o caso, o prejudicado será indenizado. A cláusula seria uma forma de impedir esse desgaste posterior.

De fato, não é muito comum no Brasil vermos práticas preventivas, esperamos sempre algo acontecer para depois correr atrás do prejuízo no âmbito contencioso. Espero que isso seja um indicativo de mudança, porque o Judiciário já não dá mais conta de resolver os problemas de todas as pessoas que simplesmente não sabem se precaver :pray:t2:

22 curtidas

Isso se chama balanceamento de carteira.

RICAAAAA :joy: , desculpa deixa eu voltar pro assunto …

Aqui na empresa temos contrato muito parecidos com esse, incluindo acordo de não competição para alguns funcionarios.

15 curtidas

:joy: :joy: :joy: :joy: Tinha que ser você pertubando nossa querida @Vittoria_Cunha.

Por falar nisso Vittoria, adorei suas respostas. Bem assim mesmo.

6 curtidas

Eu tbm estou preocupado com os acontecimentos, se acontecer da instituição quebrar, qual garantia teremos de reaver o dinheiro investido?

O Fundo Garantidor de Crédito – FGC.

7 curtidas

Excelentes respostas pessoal!

Obrigado!

1 curtida

ontem montadoras parando justificando juros elevados que dificultam o crédito…

assistindo novamente ‘insidejob’ para saber o impacto da explosão do nordstream durante a guerra nato/russia (40% da energia da europa) ja que agora, o eurogas vindo de mais longe mais caro e mais poluente, do qatar, em navios, que antes chegava em realtime via gasoduto, agora demora de 10 a 14 dias impacta quem o que onde como?

Gabriel.
Esta tudo interconectado. a questão eh quanto isto impacta o Nubank mesmo depois do pedacinho, o meu, ir de 7 a 3, voltar a 4…

fundos europeus como norges bank ja perdeu $#174 bi de $1,2 tri de ativos, o maior fundo soberano do planeta.
blackrock, finanças usa terceirizada, ja perdeu $1,7 tri.
vanguard, outro gigante trilhionario, depois das perdas, desistiu de esg e netzero.
…americanas…
—bancos no vale do silicio…
—bancos europeus…
…montadoras no brasil…

por ora se dando bem quem vive dividendos que compra papel barato dos desesperados de plantão.

2 curtidas

Sempre foi.

7 curtidas