Sobre a atualização de "Saldo Separado" dentro da "Conta"

Boa tarde, pessoal. Não sei vocês, mas era bem mais interessante quando ao lado do meu saldo apareciam os rendimentos do mês do meu dinheiro escrito em verde. Com a nova tela, agora tenho que dar outro clique em “rendimentos” para saber quanto a minha conta gerou com o meu dinheiro parado.
O que vocês acharam da nova funcionalidade, só eu que senti estranhamento?
Fica a sugestão para voltar do jeito como era antes!

7 curtidas

Muitos clientes concordam com você, mas essas informações podem ser acessadas de outro modo, suponho.

2 curtidas

Infelizmente a funcionalidade do “Saldo separado” acaba sendo uma grande ilusão para o usuário que espera rentabilidade.
O fato de existir um saldo que está separado da conta corrente é apenas um aspecto visual do aplicativo e eu explico o porquê:

Pense em um usuário que “separou” R$ 100,00 na sua conta que tinha o saldo inicial de R$ 150,00 na conta. Depois da operação ficaram 50 (conta) + 100 (separado).
Nesta condição o usuário tem a falsa ideia que estes 100 reais rentabilizarao 100% do CDI após o 31° dia de maturação deste saldo separado.
Mas isso infelizmente não acontece bem assim pois qualquer movimentação no saldo da conta ira influenciar a rentabilidade do “saldo separado”. Isso ocorrerá pois o dinheiro que sairá da conta sempre será o dinheiro que foi depositado com data mais antiga. Só existe um saldo na conta e este saldo inclui o montante que “deveria estar separado”. É utilizado o conceito FIFO (First in, First out), isto é, o primeiro dinheiro que entra será o primeiro dinheiro que sai nesta “fila” de depósitos.
Moral da história: este saldo separado só irá render corretamente os 100% do CDI se o usuário não movimentar seu saldo.

Isto está descrito no blog do Nubank e é aplicado na prática para qualquer usuário que utilize o recurso. Portanto, prefira a caixinha de “Resgate imediato” ao invés de utilizar esta funcionalidade de “saldo separado”.

Tomara que um dia está lógica de resgate de saldo seja alterado pelo Nubank.

7 curtidas

@Danielbighelini isso é um fato. Mas tem uma pequena vantagem nesse esquema.
Ao movimentar dinheiro entre o saldo separado e o saldo disponível não é cobrado IR

Eu sempre tento deixar um valor maior do que o meu consumo mensal, com isso eu consigo rendimento no último depósito que entrou na conta.

6 curtidas

Eh que na verdade não existe movimentação porque o saldo é único. É só um aspecto visual mesmo.

5 curtidas

Estruturalmente na conta existe uma lista de depósitos e alguns destes depósitos são exibidos apenas no saldo separado mas todos estão no mesmo lugar.
Por isso que o dinheiro que sai não está relacionado “onde está” mas sim, “quando”. E os mais antigos são os que são movimentados afetando assim a rentabilidade.

5 curtidas

Exatamente, bem colocado.

Eu particularmente gosto dessa função e da forma que ela funciona.

6 curtidas

Eu utilizo essa funcionalidade apenas para proteger o dinheiro de comprar no débito por “acidente”.

É horrível quando passam o seu cartão e você diz, crédito e o estabelecimento passa no debito. :sweat_smile:

Daí, está separação do “saldo separado” me ajuda nisto. :slightly_smiling_face:

4 curtidas