Boa tarde, pessoal. Não sei vocês, mas era bem mais interessante quando ao lado do meu saldo apareciam os rendimentos do mês do meu dinheiro escrito em verde. Com a nova tela, agora tenho que dar outro clique em “rendimentos” para saber quanto a minha conta gerou com o meu dinheiro parado.
O que vocês acharam da nova funcionalidade, só eu que senti estranhamento?
Fica a sugestão para voltar do jeito como era antes!
Muitos clientes concordam com você, mas essas informações podem ser acessadas de outro modo, suponho.
Infelizmente a funcionalidade do “Saldo separado” acaba sendo uma grande ilusão para o usuário que espera rentabilidade.
O fato de existir um saldo que está separado da conta corrente é apenas um aspecto visual do aplicativo e eu explico o porquê:
Pense em um usuário que “separou” R$ 100,00 na sua conta que tinha o saldo inicial de R$ 150,00 na conta. Depois da operação ficaram 50 (conta) + 100 (separado).
Nesta condição o usuário tem a falsa ideia que estes 100 reais rentabilizarao 100% do CDI após o 31° dia de maturação deste saldo separado.
Mas isso infelizmente não acontece bem assim pois qualquer movimentação no saldo da conta ira influenciar a rentabilidade do “saldo separado”. Isso ocorrerá pois o dinheiro que sairá da conta sempre será o dinheiro que foi depositado com data mais antiga. Só existe um saldo na conta e este saldo inclui o montante que “deveria estar separado”. É utilizado o conceito FIFO (First in, First out), isto é, o primeiro dinheiro que entra será o primeiro dinheiro que sai nesta “fila” de depósitos.
Moral da história: este saldo separado só irá render corretamente os 100% do CDI se o usuário não movimentar seu saldo.
Isto está descrito no blog do Nubank e é aplicado na prática para qualquer usuário que utilize o recurso. Portanto, prefira a caixinha de “Resgate imediato” ao invés de utilizar esta funcionalidade de “saldo separado”.
Tomara que um dia está lógica de resgate de saldo seja alterado pelo Nubank.
@Danielbighelini isso é um fato. Mas tem uma pequena vantagem nesse esquema.
Ao movimentar dinheiro entre o saldo separado e o saldo disponível não é cobrado IR
Eu sempre tento deixar um valor maior do que o meu consumo mensal, com isso eu consigo rendimento no último depósito que entrou na conta.
Eh que na verdade não existe movimentação porque o saldo é único. É só um aspecto visual mesmo.
Estruturalmente na conta existe uma lista de depósitos e alguns destes depósitos são exibidos apenas no saldo separado mas todos estão no mesmo lugar.
Por isso que o dinheiro que sai não está relacionado “onde está” mas sim, “quando”. E os mais antigos são os que são movimentados afetando assim a rentabilidade.
Exatamente, bem colocado.
Eu particularmente gosto dessa função e da forma que ela funciona.
Eu utilizo essa funcionalidade apenas para proteger o dinheiro de comprar no débito por “acidente”.
É horrível quando passam o seu cartão e você diz, crédito e o estabelecimento passa no debito.
Daí, está separação do “saldo separado” me ajuda nisto.