Soluções para sensor de aproximação

Bom, infelizmente algumas fraudes estão surgindo devido a essa opção de pagamento, por exemplo ouvi que na minha cidade eles estão indo em ônibus lotado, colocam a maquinha na mochilha e põe um determinado valor e vão passando perto da pessoas, e quem tiver o cartão por aproximação já viu…
Eu creio que poderiam criar algo para bloquear isso, não só pelo celular, mas diretamente no cartão, como por exemplo uma capa de cartão que impedisse essa leitura, uma chavinha rotatória no próprio cartão de open ou close por exemplo, algo prático e rápido que impedisse ela leitura, assim deixando o cliente mais seguro. Fica a ideia!

1 curtida

Seja bem-vinda à NuCommunity @Vivia_Freire! :partying_face:

Você tem alguma notícia sobre isso ou algo do tipo?

Eu falo pois há um tempo atrás surgiram alguns boatos e vídeos onde diziam que era possível que um ladrão roubasse “facilmente todo o seu dinheiro” através dessa tecnologia e com essa abordagem que você citou.

Eu mesmo na época fiz diversos testes e pude comprovar que não é tão fácil assim realizar uma compra por aproximação “esfregando” uma maquininha nas pessoas. É necessário saber onde está o cartão e praticamente tocar o equipamento na pessoa por alguns segundos, algo que seria facilmente percebido. Além disso, existe um valor e um número de vezes máximos em que compras podem ser realizadas por aproximação sem o uso da senha pessoal.

Por aqui a função segue habilitada desde o seu lançamento e eu nunca tive nenhum incidente. Mas caso eu perca o cartão, basta bloqueá-lo. E se mesmo assim alguém realizar um débito, compras por aproximação geralmente são facilmente contestadas.

Mas claro, a minha realidade não é a mesma dos milhões de clientes do Nubank. Então ainda dá pra deixar a opção desabilitada no app caso o cliente não se sinta seguro com a mesma ou simplesmente não goste da função. :wink:

13 curtidas

Artigo ainda não tenho conhecimento, mas irei procurar, porém os próprios comerciantes estão falando sobre isso que comentei.
Eu como anda muito de ônibus, sei como é, ainda mais lotado a chance disso acontencer é possível, infelizmente. Talvez exista uma solução simples para isso como comentei anteriormente. Mas é isso, fica o alerta, ademais espero que risco assim sejam raros mesmo e que a gente venha se sentir mais protegidos.

Realmente sempre se ouve falar sobre essas fraudes.

Por isso eu sigo algumas dicas de ouro, que até hoje sempre evitaram isso:

  • Cartões: Bloqueio ou desativo a função de aproximação quando não vou usar o cartão (Nubank);
  • Celualr: Sempre mantenho o NFC desativado.

São coisas simples, mas evitam dor de cabeça.

6 curtidas

Sim, são passos importantes a seguir.
Porém vai existir momentos que iremos esquecer ou até mesmo pessoas que não irão ter conhecimento e atentamento suficiente a isso, como já vi pessoas mais idosas(um exemplo) usando, porém não tinham muito conhecimento sobre.

2 curtidas

Uma pena saber que a tecnologia muitas vezes não é usado por conta dessas coisas.

1 curtida

Existem capinhas que bloqueiam sinais RFID.

Os pagamentos por aproximação via NFC só funcionam quando o celular está desbloqueado, no caso do Google Pay, ou quando se autentica na tela de pagamento do Samsung Pay.

8 curtidas

Olá @Vivia_Freire Seja bem vinda!

Olha, há muito tempo que ouço boatos sobre esse tipo de roubo, mas nunca vi nada verídico, que comprovasse a veracidade nisso.

Outro fator que dificulta acreditar nesses boatos, é que a efetivação do pagamento não é tão Simples assim, pois existe uma distância mínima requerida, para leitura do cartão e também tem o fator tempo, depois que a máquina pede para aproximar o cartão, ela espera um tempo curto e se não detectar o cartão da erro e pede pra refazer a operação.

Essa é uma ótima solução pra quem acredita que pode ter seu dinheiro roubado por RFID:
:point_down::point_down::point_down:

6 curtidas

Quando eu usava meu cartão em mercados só funcionavam se eu tirasse da capinha do celular e encostasse o cartão na máquina, creio que dentro de uma mochila é bem difícil de se fraudar

Mas nunca se sabe né, todo cuidado é pouco!

4 curtidas

Sempre que posso faço uso do Samsung Pay ou Google Pay. Mas quando preciso usar o plástico do cartão, faço o possível pra não entregar o cartão pro vendedor, espero ele digitar o valor na maquininha e aproximo. E nas poucas vezes que entrego o cartão na mão dele, eu mantenho os olhos em cima o tempo todo. E sempre peço o comprovante da venda, e confiro se o cartão é meu mesmo.

4 curtidas

Não é tão fácil quanto esses boatos fazem parecer, tanto pelo que outros colegas já disseram quanto por experiência própria.

Nem sempre eu encosto o cartão tão próximo ou pelo tempo necessário e dá erro, imagina encostar um máquina tão perto de um cartão em um ônibus lotado e com carteira, mochila ou outros cartões entre a máquina e o cartão

4 curtidas

Eu sempre deixo desativado meu sensor de aproximação. Apenas ativo quando vou fazer uma compra. Infelizmente já temos muitos espertinhos que tentam fazer maldades utilizando a aproximação.

1 curtida

Seja bem vinda a NuCommunity @Vivia_Freire :rocket:
Eu também tive essa dúvida e o @RogerioM que é motoboy (Um salve pra galera do delivery :heart:)me ajudou a sanar ela.

Cuidado sempre é bom né! Eu desativo o contactless e bloqueio o cartão quando não vou usar. É difícil de ver casos assim,mas fique atenta.

1 curtida