INVESTIDOR 1: “Eu vou colocar minha RE em um CDB indexado ao CDI por que acho que a SELIC vai subir, já que a previsão é que o COPOM jogue o juros lá pra cima. Mas tem que ser PÓS, por que se for PRÉ eu me ferro.”
INVESTIDOR 2: “Sim. Mas se for CP é melhor colocar em LCI, pra fugir do IR. E se for LP e tiver sem paciência para procurar pode até ser um FIRF. Isso se tiver afim de fazer RF mesmo, eu já gosto mais de RV”
INVESTIDOR 3: “Do que diabos vocês estão falando?”
Nessa conversa eu era o Investidor 3. E vocês?
Vou tentar meu máximo para que em poucos caracteres consiga fazer você entender essa conversa. Conversa que pode parecer óbvia para alguns, mas que para a maioria do brasileiro parece mais dois bêbados falando bobagem no bar depois da 24° saideira.
Vamos começar do começo:
RF e RV: São modalidades de investimento.
Renda Fixa (RF): É a modalidade na qual a Instituição Financeira se compromete a pagar ao investidor um valor específico e um prazo específico, como retorno pelo investimento dele. Esse valor de retorno do investimento, também conhecido como rendimento, pode ser uma porcentagem específica, por exemplo 5% ao ano, ou pode ser vinculado a um índice.
(Mais indicado para perfil conservador, e em momentos de JUROS e/ou INFLAÇÃO alta)
Renda Variável (RV): Por outro lado, ao investir em Renda Variável, você não tem certeza sobre qual vai ser o seu retorno do investimento. A RV tem menos previsibilidade do que o RF. Mas esse risco maior também pode vir acompanhado de um rendimento maior.
(Mais indicado para perfil moderado ou agressivo, e com conhecimento básico)
Como minha vó dizia: “Quem não arrisca não petisca.”
PRÉ e PÓS: São modalidades de rendimento.
Prefixado (PRÉ): Lembra que falamos sobre os tipos de rendimento ali em Renda Fixa? Pois bem, essa é a modalidade de rendimento na qual você acerta antes EXATAMENTE o prazo e o rendimento. Não importa o que aconteça, você vai ter aquele rendimento escolhido e vai deixar seu dinheiro investido naquele período de tempo.
(Bom para ter previsibilidade, mas, geralmente, maior prazo de resgate)
Pós-Fixado (PÓS): Essa é a modalidade na qual o rendimento será vinculado a um índice. Como essa taxa do índice pode mudar você só vai saber o rendimento no final de cada período.
Um desses índices é o famoso CDI.
Certificado de Depósito Interbancário (CDI): Esse é o índice que mede o juros das transações entre Instituições Bancárias. O importante daque é entender que o CDI é o principal índice que fica vinculado ao investimentos de Renda Fixa (RF) Pós-Fixado (PÓS).
Essa taxa é muito vinculada a outro índice, a SELIC.
SELIC: É a taxa básica de juros do Brasil. A taxa que orienta o país e o mercado em relação a rendimentos e juros em transações financeiras. Você já deve ter escutado falar dela no Jornal Nacional em algum momento.
Bem, da próxima vez que escutar vai lembrar desse texto né? E vai lembrar que a SELIC influencia o CDI. Então se a SELIC subir, o CDI vai subir também. E se você tiver um investimento vinculado ao CDI, você vai se dar bem.
Era disso que o INVESTIDOR 1 e INVESTIDOR 2 estavam falando.
Então, se a SELIC subir, um bom investimento seria um…
Isso mesmo, um investimento de RENDA FIXA, PÓS-FIXADO, vinculado ao CDI.
Bem, semana que vem eu continuo para explicar o resto da conversa deles, pode ser?