Sorteio Nucoin: onde o Nubank errou

Antes de tudo, quero deixar bem claro que compreendi perfeitamente as regras estabelecidas para o sorteio do Nubank sem qualquer dificuldade. Todavia, o Nubank pecou simplesmente por não expor os processos de um forma mais didática aos participantes, sobretudo os mais lentos de compreendônio.

Posto que isso evitaria tantas reclamações sem qualquer fundamento que laçam dúvidas sobre a lisura do sorteio. O que deixa bem claro que até o presente momento existem pessoas que ainda não compreenderam o regulamento que norteia o processo de premiação.

Pensando nisso resolvi sugerir uma forma alternativa para escolha dos ganhadores que poderia fazer com que as pessoas entendessem de imediato como se daria a premiação, evitando tantas discussões desnecessárias. Confira abaixo como seria:

image

image

image

image

image

Creio que essa seria uma forma mais prática e clara de escolher os ganhadores tendo em conta o sorteio da Loteria Federal. O Nubank poderia ter usado melhor sua equipe de criando vídeos, infográficos e outros materiais que esclarecem melhor funcionaria o sorteio.

19 curtidas

Sorteio bom é aquele que todos entendem as regras com apenas uma explicação. Quando se explica e explica e a maioria não entende é bom mudar as regras para uma outra onde a maioria entenda, isso evita desgastes.

7 curtidas

De fato. Com um simples video tudo poderia ser esclarecido em poucos minutos.

1 curtida

Acho que o pessoal se faz que não entende, ou não quer entender mesmo.

O pessoal pode se manifestar que o método do sorteio não é o melhor (minha opinião também é essa), mas alegar que teve fraude e não considerar que estava escrito desde o começo no regulamento ai é uma coisa que não faz sentido.

15 curtidas

Acho que não tão lendo.

Não leu o regulamento antes e nem as nossas respostas.

12 curtidas

Concordo em gênero, número e grau.

2 curtidas

Acho que é uma complicação desnecessária, que não altera em nada, na prática, as probabilidades, considerada a distribuição aleatória dos cupons.

Mas concordo que é uma boa forma de atacar essa percepção de injustiça, por mais infundada que seja.

16 curtidas

Que fique bem claro: não estou dizendo que as regras não devem ser obedecidas - ainda que absurdas -, mas que elas devem ser alteradas completamente no próximo sorteio, o que - tenho certeza - irá ocorrer.

1 curtida

Esse é o ponto. Às vezes, dar um passo a mais evita muita confusão, mesmo que não sejamos obrigados a fazer isso.

2 curtidas

Eu super entendo e é uma ótima sugestão, mas se já estão reclamando de ‘‘criar’’ numeral através de uma regra, imagina várias através de uma mesma tabela? O primeiro sorteio ainda acho bem mais ‘‘didático’’ de entender, mas se fato o que você propõe é o que ‘‘querem’’.

3 curtidas

Mas, nesse caso, seria uma premiação mais diversificada em termos numéricos, pois o que a galera mais reclama é do fato de a premiação ter sido designada a 20 números sequênciais. Essa ideia não é perfeita, mas torna mais “ao gosto” dos participanentes.

2 curtidas

Também seria possível corrigir o “problema” da sequência númerica com essa solução:

image

:sunglasses: :sunglasses: :sunglasses:

1 curtida

Sim, por isso eles não precisariam ‘‘olhar’’ o regulamento, pq visualmente ficaria algo melhor. mas acredito que teriam também os que reclamassem de ‘‘muito difícil de entender as regras’’. Enfim, nunca vai estar bom para todos rs

3 curtidas

Eu errei no anterior, nesse exemplo fica mais claro:

image

1 curtida

Não tem o menor cabimento a pessoa aceitar os termos do regulamento e depois que não ganhou vir aqui poluir o chat de reclamação. Se não concorda com o regulamento tudo bem, é o seu direito, basta não participar do sorteio. Mas se decidiu participar é porque aceitou, e não tem o direito de reclamar.

2 curtidas

Matematicamente as chances são as mesmas, os números são randomicamente distribuídos anteriormente, na verdade a forma que o Nubank fez só torna a apuração mais fácil e intuitiva.

3 curtidas

@Geofilho_Ferreira_Mo @Edson_Bezerra Sorteio regrado pelas mesmas pessoas que fizeram as regras de suspensão de contas do Nubank.
É tão transparente que ninguém vê quais são!
Tá difícil mexer e confiar nesta instituição…

Realmente. Aceita os termos sem ler dá nisso.

1 curtida

Correto. Mas fazer o sorteio de uma maneira que possa ser mais facilmente compreendida pelos participantes é uma medida prudente para evitar tantas reclamações. A proposta que eu sugeri é um pouco mais complexa que a adotada pelo Nu, mas dá a impressão de que é mais justa. Aquela coisa do UX que está na moda agora, procurar enxergar as coisas com os olhos do cliente.

2 curtidas

O problema não é de compreensão, o problema é somente a ilusão de que uma outra regra fosse matematicamente mais justa, o que é falso.
O regulamento não poderia ser mais simples.

3 curtidas