Fala, pessoal!
Estava pensando aqui e tive uma ideia que acho que seria incrível para a nossa comunidade: a NuWallet, uma carteira digital nativa do Nubank!
Imaginem só: não precisar mais depender de Apple Pay, Google Pay ou Samsung Wallet para fazer pagamentos por aproximação. A NuWallet seria uma solução completa, integrada diretamente no nosso app.
Olhem só algumas das vantagens que teríamos:
Pagamentos por aproximação simplificados: Pagamento por aproximação direto pelo app do Nu, sem precisar de intermediários.
Mais segurança: Centralizar tudo em um único lugar, com a segurança e facilidade que o Nubank já oferece.
Organização completa: Além dos cartões, poderíamos guardar documentos (RG, CNH), cartões de embarque, cartões de fidelidade e muito mais, tudo digitalmente.
O que vocês acham? Seria uma funcionalidade que usariam? Vamos discutir essa ideia?
Como funciona atualmente é bom, o que iria trazer de vantagem que fosse valer a pena investir nisso? Além do que já citou?
“Pagamento por aproximação simplificado”, já é simples demais, só abrir a carteira e encostar, além de que há a possibilidade de utilizar diferentes cartões de crédito, usar uma cardeita do Nubank talvez fosse limitador e desincentivador.
“Mais segurança”, já é seguro, sistema NFC garante isso, o Nubank não iria trazer nada diferente
”Organização completa”, isso já existe, todas são assim
Acho que está tentado criar algo que já existe e é utilizado só mudando o nome e que traria pouca adesão. Não é uma solução completa, é mais do mesmo só que pior.
Não acho que seja tecnicamente viável, o que ofereceriam que o Google Pay e Samsung Pay já não oferece? O Google Pay aceita todos os documentos possíveis na carteira, para Nubank chegar perto disso demoraria, além disso a Samsung Pay da pontos pra quem utiliza sua carteira e trocar por descontos, a não ser que o Nubank queira abrir seu Nucoin pra ganhar também.
Mas isso mencionando Android, quando chega na Apple é mais fundo, atualmente a Apple não deixa ter concorrentes ao Apple Pay, então o Nubank não teria o acesso a tecnologia de NFC do iPhone, excluindo os usuários do iOS disso, não sei até quando essa restrição pode durar porque a Apple tá sendo processada em diversos países para abrir mais o seu sistema.
A ideia é interessante, mas tem essas pequenas barreiras que o Nubank teria que superar, além do que @JoaoMelo pontuou no comentário, mas concorrência nunca é demais.
Oi João, não seria nada complexo não, apenas uma opção de “Pagar por Aproximação” que iriamos habilitar dentro do app, aí só desbloquear o celular e aproximar, não precisaria abrir o app nem nada, como uma carteira independente, so desbloquear, aproximar e pagar. Continuando simples e seguro como o NFC.
Para incentivar alguns nucoins ou pontos por utilização. Mas assim, só uma ideia que pensei que seria legal.
Vamos ver que fim vai ter esses processos, na União Europeia a Apple perdeu e teve que abrir para outras lojas, mas no Brasil tá pra ser decidido se abrem pra outras lojas e derruba a restrição da Apple sobre o Apple Pay como monopólio.
Por isso ainda não tem Pix por Aproximação no iOS, já que cada transação a Apple lucra porcentagem. Se a justiça der sentença e condenar então sua sugestão pode ser viável no iOS, cabendo ao Nubank desenvolver, mas hoje o Nubank não tem o poder dessa decisão, resta aguardarmos o futuro mesmo.
Mas por qual motivo o Nubank iria criar uma carteira que faz exatamente o mesmo que a Apple, Samsung e Google ja fazem? Tipo você sabe que isso é um app utilitário correto? Não há ganho de dinheiro com isso… Sem falar q nesse caso nem poderíamos usar outros cartões na carteira e se pudesse seria exatamente o q as outras 3 carteiras fazem hoje em dia, ou seja, seria apenas uma troca e passaríamos a n depender mais das soluções que temos mas passaríamos a ser dependentes do nubank?? Uma troca de dependência? Não entendi o ganho que eu como cliente do Nubank teria com isso…
A adesão seria um problema, não do público, pois os clientes teriam mais uma opção, mas não vejo a concorrência aceitando a “nu wallet” para os seus cartões, isso penso que seria a Nubank forçar muito a barra, só se realmente quisesse oferecer algo relevante para quem pagar via a própria wallet do banco, como os pontos da Samsung, e ah.. vale lembrar que a Nubank já tem o NuPay que já é um ótimo serviço online, presencial acredito que está de boa o mercado, temos opções para todos os gostos, eu valorizo a ideia, mas vejo que a Nubank ganha mais se esforçando em outros produtos hoje.
Sim, realmente teríamos mais uma possibilidade de pagamento dentre os já existentes. Seria mesmo para nos tornar independentes dessas outras carteiras.
Quais seriam as vantagens que o Google Wallet não teria?
Porque eu já adicionei todos meus cartões a Google wallet cloud, inclusive acessa o Gmail e Google Drive e consegue ler e pegar todas nfs automaticamente e atrelar aos cartões como anexos nas faturas.
Eu acredito que um novo produto precisa ter vantagens que os atuais não oferecem, não ficou claro para mim os diferenciais.
Samsung e Apple no caso tem um Plus que eles usam Chip de criptografia, tudo que está salvo está criptografado numa espécie de bit locker para carteiras. Secure Element.
Via software terceiro não tem acesso a SE, usa HCE, que é emulação de cartão apenas, menos seguro. Samsung e Apple não disponibilizam seu SE chip para carteiras de terceiros. Travado entre SO e hardware.
Não sabia dessa limitação no Iphone, achei que o Google Wallet também fosse compatível. Eu uso o Samsung Pay, mas o cartão alimentação da minha esposa passou a ser o iFood Benefícios, e a única carteira digital que aceitou foi o Google Wallet.
Adorei esta conversa e a oportunidade de compreender os diferentes pontos de vista que cada um de vocês trouxe. É enriquecedor perceber como a diversidade de ideias amplia nossa forma de enxergar o mundo e nos convida a refletir sob novas perspectivas. Essa troca demonstra, de maneira muito clara, que esta comunidade não apenas existe, mas pulsa com vida, dinamismo e engajamento genuíno. É um espaço em que o diálogo não se limita a opiniões isoladas, mas se transforma em aprendizado coletivo, em crescimento mútuo e em uma verdadeira construção de conhecimento.