Sugestões de melhorias no Pix (UI/UX/Erros)

Muito bem colocado :smiley:

2 curtidas

Nada de comer pra não ter câncer e etc. Resumindo, morra!:joy:

2 curtidas

@gpaulinno, eu imagino que você não estudou como funciona o Pix de forma mais aprofundada, mas não é possível enviar um Pix para uma chave incorreta. Além da validação mínima de formato, o Nubank consulta a chave junto ao sistema Pix e vai te notificar que você digitou algo errado. Um envio via chave aleatória nunca vai ser perdido ou ser enviado para a pessoa errada.
Além disso tudo, a interface sempre mostra alguns dados do destinatário (o nome e parte do CPF, por exemplo), tendo ainda essa segunda camada de conferência manual.

Vários bancos permitem que você copie e cole uma chave manualmente (exemplos são o Itaú e o Pagbank, dos que eu vi). É só que o Nubank que escolheu não implementar a opção de digitação.

Hahaha. Sem dúvidas o meu aparelho está com um problema, mas isso não deveria ser uma limitação.

Mesmo que meu aparelho funcionasse perfeitamente, existem outros casos de uso, como por exemplo a possibilidade de você receber o QR Code em uma mensagem no próprio celular (whatsapp, telegram, email, sei lá). Como você vai fazer para escanear o código que está no seu próprio celular? Para esses casos o banco Inter, por exemplo, te permite escolher uma imagem da galeria e ele acha o BR Code dentro da imagem. Acho uma ótima alternativa e a implementação disso é super simples.

Não estudei o pix, porque estudo outras coisas, não vejo o que se estudar em algo tão simples. Não falei que chave copiada errada seria enviado o valor para outra pessoa, eu citei que “no mínimo vc não receberá seu dinheiro”. Claro que não receberá mesmo, pois se colar a chave errada não será possível por algum motivo, o bem óbvio, copiou errado. Acho que agora você entendeu, caso contrário vai ficar sem entender porque eu não sei desenhar (não sei mesmo rsrs)

O fato de outros bancos permitirem copiar, seja mais claro.quando refere-se ao Itaú, pois eu tenho e só me permite copiar através do browser e de forma alguma pelo smartphone, se seu celular permite copiar, boa, aproveita. No Inter já enviei e recebi pix, mas só no início e não fiz nenhuma exploração no quesito do que é ou não possível, mas pelo pouco que vi, funciona criando QrCode estático ou dinâmico, e creio eu que só permite ser enviado e não copiado, mas não posso afirmar, só eu indo lá olhar.

Essa forma de pagamento será utilizada quando as duas pessoas estiverem próximas, eu te mostro o código no meu celular e você escaneia e paga, creio eu.

No entanto, porém, todavia, tenhamos em mente que tudo ainda está no início, e que muita coisa ainda pode mudar, inclusive a permissão de copiar uma chave e mandar para seu amigo via qualquer rede social, nada impede que o sistema inclua essa possibilidade, mas ainda acho que será de acordo com o que cada banco achar que deve ser, mas é só um pensamento meu.

Em tempo, acabei de olhar no Inter e realmente, existe a possibilidade de buscar a imagem na galeria e funcionou tranquilamente. A possibilidade de copiar não existe, o que reforça a segurança e eu acho super importante, e que se um dia tiver em qualquer dos meus bancos eu não usarei.

Pra fechar, o que o Nubank poderia fazer, é.implementar a possibilidade de buscar a imagem na galeria, conforme citado no seu item 3 ficaria seguro e atenderia perfeitamente sua necessidade :wink:

Olha, tem sim como compartilhar a chave aleatória do pix no Nubank e compartilhar com quem você quiser nas redes sociais.

1 curtida

Cara a comunidade é livre e democrática. Só estou dando a minha opinião, se vc não concorda eu respeito. Agora não venha aqui dizendo que eu tenho algum problema não. Quem deve ter problemas é vc , que não aceita uma opinião contrária. Me respeite pra ser respeitado tá. Não faça papel de moleque não, que comigo é bateu levou também tá

De boa :+1:t2:

1 curtida

Entendi, sim. Mas aí é o mesmo problema de escanear a imagem incorretamente. Se o valor for inválido, só não vai funcionar.

Não acho esse argumento muito válido porque existe a opção de “Pix Copia e Cola” (que é quando você gera um BR Code para uma chave), e que é um código muito maior e muito mais tosco, então acho que em um mundo no qual já existe essa possibilidade de copiar e colar incorretamente, eu acho justo permitir copiar e colar uma chave, que é muito menor e mais simples (principalmente no caso de CPF, email ou telefone).

Segue o print. Acho que você não soube localizar a opção no app.

Vários outros também implementaram. Alguns permitem somente por CPF, email e telefone (Bradesco e Inter, por exemplo) e outros permitem os 4 tipos de chaves (Itaú, PagBank e PicPay).

Pois é. Inicialmente eu achei que o Bacen definiria um padrão da experiência de uso, mas parece que certas coisas ficaram “livres”.

Alguns bancos mandam a chave por escrito quando você vai na opção de compartilhar (até a Caixa faz), mas é mais um ponto que ficou inconsistente.

Ótima dica. Pelo que eu percebi, ele compartilha o “código” e não a chave, mas atende ao mesmo propósito. Parece que todos os bancos estão empurrando para o lado de compartilhar um código (“estático” ou “dinâmico”) em vez de usar as chaves. Atende ao meu uso e funciona em todos que testei até agora (tanto pra compartilhar a chave quanto para efetuar o pagamento colando o código).

Mas vc viu que pode copiar sua chave aleatória no Nubank e mandar nas redes sociais? Funciona de boa, testei aqui.

No meu não achei essa opção. Quando vou em “minhas chaves” e clico no “chave aleatória” só aparece a opção de excluir, não mostra a chave em nenhum momento.

Essa imagem que você colocou é do “código”, não? Você foi na opção “cobrar” para gerar ele? Se sim, ali ele gera o código que eles chamam de “pix copia e cola”. Esse código pode conter bem mais coisa nele e um usuário leigo não vai saber localizar a chave no meio do código todo (apesar de a chave estar lá).

Se você foi em outro lugar, me fala onde clicou porque não consegui achar aqui. Obrigado.

Isso mesmo.

Cobrar >> digita o valor na próxima tela >> clica na setinha, na próxima tela clica no botão gerar QrCode e na última tela já pode compartilhar conforme abaixo.

Daí vc não compartilha a imagem e.sim um link que será colado no banco da outra pessoa.

1 curtida

Muito obrigado fiz é deu certo agora ja sei qual é a minha chave aleatória. :v::v:

2 curtidas

Então, você não tem opção de não ter o PIX, da mesma forma que vc não tem opção de não ter TED.
O máximo que dá é para não cadastrar chaves, mas isso só dificulta para você receber. Pra pagar não faz diferença nenhuma não ter chave.

3 curtidas

E outra… se alguém me sequestrar, melhor fazer um PIX logo do que ficar circulando com o bandido procurando caixa eletrônico. Quero mais é me livrar do cara logo.

5 curtidas

Então colega vc está certo dando seu ponto de vista e suas opiniões, eu respeito com toda certeza. Mas tem uns aqui na comunidade, que não concorda com as minhas opiniões, e já vem com grosseria pra o meu lado. Pra gentes assim eu dou a resposta na mesma moeda. Abraços

Sem mais…

http://gif.co/Z86L.gif

Nossa em tão pouco tempo, e você chegou a essa conclusão? :thinking:
Faz 10 dias que você se registrou ou você estava por aqui antes?

4 curtidas

1 curtida

Colega não queira tirar palavras da minha boca. Vc sabe que estou me referindo a esse tópico, onde tem uns aqui que não aceita opiniões contrária, e já começa com grosseria. Se eles são seus colegas, tudo bem, mas não venha com esse papo pro meu lado não, que não vai colar tá

Como você achou a sua chave? No meu não tem como pegar a chave de forma simples.

Só consegui dessa forma que o @gpaulinno ensinou

1 curtida