Pois é, abri reclamação ontem mesmo sobre isso.
Se fosse pra subir 200% após 1 único dia de taxa zero, eu preferia ter ficado com meus 0,2% mesmo.
E também notei que a taxa oculta de spread deles está mais alta tbm
A justificativa que recebi do suporte para o aumento das taxas no dia 23/05/2025 foi a seguinte:
“ Houve uma atualização no sistema de taxas devido mudanças recentes que aconteceram no sistema de impostos introduzido pelo governo brasileiro”.
No entanto, após análise cuidadosa, essa justificativa apresenta inconsistências:
O IOF não incide sobre operações internas de criptomoedas. O Decreto nº 12.467/2025 alterou alíquotas para operações de câmbio, remessas internacionais e crédito, mas não menciona criptoativos negociados dentro de plataformas nacionais.
A proporção do aumento (200%) não corresponde às alterações nas alíquotas do IOF decretadas pelo governo.
Merecemos esclarecimentos mais precisos sobre os reais motivos deste aumento de taxas.
Nubank, foi bom enquanto durou a taxa de 0,2%. Já que triplicaram a taxa, tem corretoras como a OKX que tem taxa menor, além de oferecer muito mais cripto e funcionalidades. Abri conta na OKX e estou transferindo minha carteira para lá. Decepcionado com o desrespeito e a falta de transparência do Nubank.
Estava esperando desde semana passada, mas nenhum comunicado, nenhuma notificação. Tô migrando pra outra.
Conexão causal entre IOF e taxas de cripto: O Nubank afirma diretamente que “as mudanças no IOF também impactaram outros produtos financeiros”, estabelecendo uma relação causal entre o aumento do IOF e o aumento das taxas de criptomoedas. Esta afirmação é tecnicamente incorreta.
Ausência de explicação técnica: O comunicado não explica como o IOF afetaria as operações de criptomoedas dentro da plataforma, o que seria necessário para justificar tal conexão.
Imprecisão técnica e legal: O IOF, conforme o próprio blog do Nubank explica em outras seções, incide sobre operações de câmbio, crédito, seguros e títulos mobiliários. As operações internas de compra e venda de criptomoedas na plataforma do Nubank não se enquadram nas hipóteses legais de incidência do IOF.
Aumento desproporcional: As taxas aumentaram em proporções que variam de 66% a 200%, enquanto os aumentos do IOF foram significativamente menores em termos percentuais.
Conclusão:
O comunicado do Nubank no blog estabelece uma relação causal direta entre as mudanças no IOF e o aumento das taxas de negociação de criptomoedas que não se sustenta tecnicamente. A afirmação de que “as mudanças no IOF também impactaram outros produtos financeiros” seguida imediatamente pela menção às novas taxas de criptomoedas cria uma associação que induz o leitor a acreditar que existe uma relação direta entre os dois fatos.
Não há base legal para a incidência do IOF sobre operações internas de criptomoedas na plataforma.
O Nubank não explica o mecanismo pelo qual o IOF afetaria essas operações. O aumento é desproporcional às alterações nas alíquotas do IOF.
A comunicação parece usar as mudanças no IOF como justificativa para um aumento de taxas que provavelmente foi motivado por outros fatores comerciais e estratégicos.
Não tem correlação entre criptos e IOF. Provavelmente é uma mancada na implementação que fizeram que passa por algum fornecedor americano, e nós que tomamos para dentro por conta disso…
Já decidi. Vou retirar 100% das minhas criptos do nubank. Agora sim entendi o termo “Not your bitcoins” quando falam sobre não confiar banco para guardar seu dinheiro.
Nada impede o Nubank a aumentar ainda mais a taxa, ou mudar as regras do jogo sem mais nem menos.
Seu cashback ultravioleta não é seu, seus bitcoins não são seus, seu nucoin então nem se fala.
Sempre acreditei que o nubank tinha um certo nivel de proposito e maturidade, mas no final é tudo banco. Ao meu ver só vem perdendo a credibilidade.