Já existe algum entendimento do por que temos uma diferença tão alta entre o valor simulado e o valor efetivado na compra de criptomoedas na plataforma Nubank?
Na imagem segue uma simulação com 1 real, mas esse padrão de desvio de 2-2,5% no valor também se mantêm para valores bem maiores.
Estamos falando aqui então de 1,6% de taxa para compra, 1,6% de taxa para venda mais um “spread” de 2,5%.
Então temos em torno de 5,2% entre compra e venda sendo que os 2,5% não tem transparencia pois essa grande variação só é apontada depois da efetivação da compra.
E em nenhum lugar se indica o que realmente aconteceu! Deveria vir escrito em algum lugar “spread 2,5%” e não “cotação no ato da venda”. Não acho correto.
Olhem as imagens abaixo e tirem suas conclusões. A cotação no momento está na casa dos 129000. Foi aplicado 126000 e isso não ocorre a um bom tempo.
Acredito que por causa do nubank estar nessa intermediação temos essa oscilação do ato da compra e da compra efetivada, pois as moedas não estão sendo negociadas diretamente para nossas carteiras e sim para a carteira do nubank. Quando compramos pelo Aplicativo as moedas não estão de fato “em nossa posse” ai vem essa demora. Reparei isso comprando as nucoins. ate que a compra era efetivada dava uma diferença absurda de preço e muitas vezes estourava o limite e a ordem não era executada.
Bom dia! Efetuei uma compra hoje da criptomoeda ETH às 08:30 e a compra foi computada às 08:32. O valor computado da cotação foi de 01 ETH = 11.799,67. Porém neste período que comprei, o preço estava inferior ao que me foi cobrado, por volta de 11.757,19. Em anexo os prints. Ou seja, descontam muito mais que 0,9%. Falta de transparência, pois no momento da compra não aparece o valor que você está adquirindo, só depois de já ter efetuado a compra. Absurdo!
As operações com criptomoedas no App são à Mercado, que no jargão dos investimentos, significa que os valores negociados são os do momento da execução da Ordem, o que pode acarretar em alta ou queda do Ativo durante essa operação, provavelmente foi isso que ocorreu.
A USD COIN, que é uma stable coin cotada no valor do dolar, que era para ter uma cotação estavel, é um exemplo claro de como o nubank manipula a cotacao real para obter lucro. Fiz um teste hoje comprando e vendendo a moeda, que estava cotada a 4,95. Na compra, o valor foi para 4,96 e na venda foi para 4,94. Não vejo outra explicacao que nao seja o nubank manipulando esses valores para ganhar alem do que já é cobrado nas taxas de compra e venda.
De qualquer forma falta ficar mais claro nessas horas. Você compra e vende e a diferença é sempre para baixo e nunca para cima, o que já é estranho.
A única coisa que compensa por fora é o cashback em nucoin mas não justifica.
Se eu quero fazer um weektrade sempre tenho que me preocupar na perda a mais que vou ter alé da porcentagem e isso deixa incerto o uso da plataforma para operações de cripto.
Eu retirei toda cripto que tinha no nubank, hoje fiz uma transação de compra e venda 30k em btc, o nubank me comeu praticamente 600 reais e o pior quando comprei mostrou que estava com 600 reais mais em conta, no final da transação acabei comprando por 300 reais a mais do que comprei, já tinha investimento na binance, mas curti as telas simples do nucripto, mas esse roubo em forma de taxa não da, o prejuízo só foi um pouco menor devido a eles darem nucoin, quando se compra outra cripto
Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
As taxas de negociação do NU para criptomoedas, são informadas antes da confirmação da operação, logo, é facultado ao investidor aceitar ou não.
Isso, somado ao fato que investir em criptomoedas é uma operação de alto risco, frente a volatilidade do ativo, em especial nas últimas semanas em que o BTC oscilou (e muito!), chegando a desvalorizar próximo a -20%, imputar a “culpa” dessa desvalorização na entidade financeira que, por opção pessoal, escolheu, se não for um mero desabafo, denota desconhecimento pleno do Mercado de criptomoedas.
Nem cupei o nubank, eu que sou culpado de ser leigo e achar que era mais vantajoso pagar 0.9 do que 0.075 na exchange além de aqui ocorrer um atraso e não ser permitido estipular limite de valor na ordem. Um painel mais simples não vale essa taxa toda.
As exchanges, como a Binance, são plataformas com a finalidade específica de operações com criptomoedas, o que permite uma ampla gama de recursos de negociações e, embora o usuário principiante possa efetuar as operações mais básicas, o foco dessas plataformas são as operações mais avançadas.
As entidades bancárias, como o NU, visando iniciar os clientes no Mercado Cripto, disponibiliza a negociação indireta de criptomoedas, que para quem nunca teve contato com o Universo Cripto, é uma opção simples de compra e venda e, obviamente, o custo por tal facilidade, tende a ser maior.
Me desculpa descordar só um pouquinho de vc amigo @LuizGSF. É que na prática realmente a taxa de 0,9 acaba não existindo porque ao comprar ou vender, a efetiva compra ou venda vem com uma taxa muito, mas muito maior.
Estava assim antes da manutenção do sábado, espero ter melhorado.
Dá pra melhorar isso.
O problema é alegar que a a taxa é 0,9% na compra sendo que o desconto é sistematicamente 1,60% (façam o teste).
O mesmo vale para a venda.
No final de uma transação de compra e venda, a “perda” é de 3,2%.
Concordo totalmente que essa diferença de 0,7% possa ser um “spread”. Mas se for, deveria ter mais transparencia aí, pois esses 0,7% de “perda” a mais, você só identifica quando efetivamente cai na conta.
Sim percebi isso. Vc fez transação depois da manutenção no sábado e aconteceu o mesmo? Porque fiz uma venda de nucoins e parece ter vindo o ofertado. Quem sabe melhoraram isso. Espero que sim.
Caro @FabioAssis2, não sei se você observou com atenção, mas meu primeiro post direcionado a postagem do @pvfm é específico em relação ao termo “roubo”, empregado por ele, o qual, acredito que você também discorde.
O segundo é uma rápida explanação sobre as operações em exchanges e entidades bancárias.
Naturalmente, que é seu direito discordar do valor da(s) taxa(s), porém não foi sobre esse tema que fiz minhas considerações.