Cotação da Criptomoedas

Tive um problema com uma diferença gritante entre o valor de cotação que o próprio app do nubank mostrava e o valor de cotação realmente praticado que consta na transação.

Em resumo o bitcoin estava em queda, então comprei na baixa em valores abaixo dos R$ 307.000,00. O app do nubank mostrava uma cotação aproximada de R$ 306.600,00 então comprei. Porém ao consultar a transação verifiquei que o valor da cotação aplicada foi aproximado de R$ 307.700,00.

Esse problema ocorreu hoje (02/03/2024) as 21:39. Ocorre que desde as 20:25 o bitcoin estava abaixo dos R$ 307.00,00 e permaneceu caindo até depois da minha compra. Como a cotacao seria R$ 307.700,00? Valor de mais de uma hora atrás!

Resumindo. No momento da compra a cotação tanto no app do nubank, como em outros era aproximadamente de R$ 306.600,00. Porém consultando minhas transações, as cotações consta assim:

02/03/2024
21h36 - 1BTC = 307.725,74
21h38 - 1BTC = 306.687,40
21h39 - 1BTC = 307.763,97

Entrei em contato com o Nubank e aguardo um retorno.

2 curtidas

Isso aí não é um erro. Chama-se spread.

Por incrível que pareça é o valor menor do mercado. Se for comprar em outras corretoras tirando a Binance que é global e a liquidez é muito alta. Todos tem spread significativo.

Além da taxa você paga um spread.

Independente dessa taxa + spread, se você usar o Nucoin será “abatido” devido ao acumulo de Nucoin. Claro, depende da quantidade comprada e do nível.


Você pode calcular o spread dessa compra.

Spread = Valor total gasto em btc/ Preço do BTC no extrato da compra

O spread também tem na venda. A conta é da mesma forma.

No meu último calculo era 0,90% de taxa + 0,50% de spread (algo assim).

Você encontra o post aqui spread - desabafo

9 curtidas

Então acho que no comprovante de transação deveria vim o valor real da cotação + o valor pago de Spread. Porque não tem lógica. Nem mesmo justifica. Veja as imagens. Sendo que no momento da compra o valor da cotação no Nubank era aproximado de R$ 306.600,00. Então uma fica com a cotação correta e no minuto seguinte não?


2 curtidas

Sim. O valor se altera. O mercado está volátil.

O que percebi é que quando o mercado da uma corrigida, ou semanas, o spread aumenta um pouco mais. Ou seja, o valor fica mais distante do preço oficial que é do coinmarketcap.

Essa pequena oscilação de preço 307 para 306 no próprio mercado bitcoin (corretora) isso é bastante comum…


Existe um lado bom.

  • Usar o Nucoin a cada compra em cripto recebe X nucoin.
  • E essa plataforma está no fim. Vai vir algo melhor com a parceria do Nubank+talos

Detalhe: Percebi que comprou a 10 reais. Não recomendo comprar valores abaixo de 10 reais ou em 10 reais, pois a taxa sai de 0,90% até 7% em alguns casos.

Só pra tu ver coloca 10 e verá a taxa de 5% ou 7% por aí. Depois coloca 11 e verá atualizando a taxa.

Enfim… Vamos segurar e aguardar a nossa plataforma que será parecida com a Binance, entre outras grandes corretoras. Ahh… A talos é parceira da Binance, da coinbase…

Então tudo será mais fácil com uma liquidez maior e com mais detalhes pra facilitar o uso. Pra se ter uma ideia os traders não utilizam essa plataforma devido a uma série de falhas, além de não ter gráfico bom.

Quando os Traders participarem da Nucripto a liquidez será maior e vai gerar preço de spread baixo e a taxa baixa.

4 curtidas

Então pela sua explicação. No comprovante de transação, onde consta, “cotação no ato da compra”, quer dizer cotação real + spread?
Considerando que a cotação real no momento que comprei era aproximadamente R$ 306.600,00, e no comprovante consta R$ 307.700,00, temos um aumento no valor real de uns 0,40%. Os 0,40% seria a taxa de Spread?

Sinceramente acho que o Nubank deveria especificar tais informações. Porque não combina com o banco essas taxas escondidas ou embutidas.

2 curtidas

Isso ai.

A diferença do spread para a taxa de transação é :

  • No spread, o desconto está nas cotas.

Ex: Se com o preço unitário a X valor, você iria receber sei lá 0,1 btc. Mas como houve o spread, você vai receber 0,09 btc.

  • Na taxa de transação, o desconto está no valor em Reais.

Ex: Se com o preço unitário a X valor, você quer 10 reais de btc. O valor da taxa será calculado como 10 reais - (10 reais x taxa 0.90%). E com isso você definitivamente comprou 9,85 em Cripto e não os 10 reais. Já que os centavos são considerados taxas.

O mesmo vale para vendas.

3 curtidas

Porém no caso concreto o spread não esta “diretamente” na redução das cotas. Mas sim embutido (somado) a cotação real, ocasionando um novo preço de cotação,
qual seja, cotação real + spread.

Cotação real: R$ 306.600,00
Cotação na transação: R$ 306.600,00 + 0,40% = R$ 307.700,00

Em resumo:
A) Taxa de transação: uma porcentagem x deduzida em reais do valor da compra
B) Spread: acrescenta uma porcentagem x ao valora real da cotação, acarretando um novo valor de cotação

É isso mesmo?

A taxa de transação é bem honesta, consta no momento da compra, especificando sua dedução, vi que varia de acordo com o valor da compra. Ja no spread, essa porcentagem de 0,40% varia de acordo com o valor da compra?

Desde ja grato por toda a atenção.

3 curtidas

Olá @Andrephb. Percebi isso também. Acho que poderia melhorar isso. Sei que tem o spread, mas o resultado final é sempre perca, independente se está subindo ou descendo. Por isso aguardo mais tempo considerando que a taxa será maior.

3 curtidas

Observo a mesma coisa na USDC, @Andrephb. Sempre se compra à 1 centavo mais caro e se vende à 2 centavos mais barato.

5 curtidas

Pois é. É como o amigo falou, eles cobram spread. E no aplicativo do Nubank isso é normal, podem cobrar né, mas precisam ser mais transparentes com os clientes, eu também acho uma sacanagem eles não mostrarem todas as taxas que serão cobradas. É sempre uma surpresa no final da venda ou compra. Eles deveriam mostrar qual a porcentagem padrão de spread praticada no resumo final. Mas não, só aumentam o valor da cotação na hora da compra e diminui na hora da venda. Mais uma falta de organização do Nubank!

3 curtidas

Por mais normal que seja a aplicação de spread, tenho que concordar que não é legal isso ficar invisível.

O contrato da Nu Crypto não menciona spread, apenas as taxas. O máximo que tem lá é uma isenção de responsabilidade sobre perdas decorrentes de variação de preço.

Acho que o Nubank pode e deveria fazer muito melhor.

Poderia:

  1. mencionar no contrato a aplicação de spread;
  2. informar o spread no app, no mínimo no momento da negociação, seja na forma percentual ou na exibição separada dos preços de compra e venda.

Não é porque existe slippage (que tem um efeito aleatório para cima ou para baixo) que existe a desculpa para ocultar a aplicação de spread.

15 curtidas

Concordo. Isso poderia evitar transtornos futuros para o próprio Nubank.

A atual mecânica pode ser um fator desmotivador para realização de operações de criptos no Nubank, especialmente para quem movimenta grandes volumes.

8 curtidas

Me familiarizando com os conceitos de Slippage e Spread, bem como considerando que no momento da minha compra a cotação real do Bitcoin vinha caindo, oscilando apenas para baixo, os supostos valores constante como “cotação no ato da compra” ainda permanecem confusos. Vejamos:

Cotação real do bitcoin estava aproximado em R$ 306.600,00. Entao fiz 3 compras distintas e seguidas. Porém nos comprovante de transação ficaram assim:

Às 21h36 - 1BTC = 307.725,74
As 21h38 - 1BTC = 306.687,40
Às 21h39 - 1BTC = 307.763,97

Aparentemente na primeira e terceira compra temos um gigantesco acréscimo devido ao suposto “Spread”. E o que aconteceu na segunda compra? Porque ficou com a cotação bem proxima a real?
Não teve cobrança de Spread?
Segue imagens.



1 curtida

Não sei se dá pra se prender a uma suposta cotação “real”. No máximo daria pra chamar de cotação de referência.

Não sei exatamente o que ocorre nos bastidores, em quais pools de negociação a empresa parceira da Nu Crypto vai buscar o ativo. O fato é que o preço sempre está sujeito a variação para cima ou para baixo em relação ao mostrado na hora da operação, justamente por conta do slippage.

O que provavelmente ocorreu foi que o slippage jogou o preço pra baixo, mas ao que o spread foi acrescido, o efeito combinado do slippage e do spread fez parecer que foi uma operação sem spread. Enfim, só uma hipótese.

7 curtidas

É por estas e outras que compram direto na BINANCE

Isso mesmo. E esse extrato, página de compra não ajuda em nada. Só complica.


Exemplo: @Andrephb

Suponha que o preço atual do Bitcoin (BTC) seja de $50,000. No entanto, devido à alta demanda e volatilidade do mercado, quando você vai comprar BTC, o preço muda rapidamente para $50,100 antes que sua ordem seja executada.

  • Slippage: A diferença entre o preço que você esperava pagar ($50,000) e o preço pelo qual sua ordem foi realmente executada ($50,100). O slippage seria de $10.

Quando tu olha na tela e vê o preço unitário de 307 mil, você corre e clica comprar e coloca o preço que vai comprar. Ao visitar o extrato vai aparecer o valor que você comprou e nunca aparece o valoe unitário que queria sempre tem uma diferença pra + mais ou - pra menos.

  • Spread: Suponha que o spread típico entre o preço de compra e venda seja de $50. Portanto, o preço de compra seria de $50,100 e o preço de venda seria $50,050. O spread aqui seria de $50.

Depois de comprar, você olha pro mercado e vê o preço unitário de 308. Ao vender com os 0,50% que a Nucripto usa, vai vender a 307 devido ao spread.

Enfim complicado, mas a boa alternativa é receber Nucoin por compra em Cripto. Ele elimina as taxas se fizer os cálculos (não todos os níveis).

2 curtidas

Isso é super normal de acontecer, aliás qdo o mercado está mais agitado a diferença pode ser muito maior. Existem horários com menos volatilidade (tente comprar ou vender qdo os mercados de NY e Londres estiverem fechados). Comprar nesses momentos de baixa muito acentuada tb não é bom, são muitas pessoas negociando ao mesmo tempo, com isso sua ordem vai entrar na fila e pode acontecer de ficar lá parada por alguns minutos. Enquanto isso o preço vai variando.
A plataforma do Nubank ainda é bem básica, mas nas exchanges maiores vc tem algumas ferramentas para evitar essas situações. Mas essas grandes exchanges tb sofrem com a euforia de um bull market. A Coinbase por exemplo ficou fora do ar por algumas horas, tudo travado. E olha que o bull market nem começou.
Por
Isso é bom ter uma estratégia muito bem pensada de como entrar e sair do mercado, pra evitar cair no meio da euforia só pra aproveitar uma queda ou uma subida.

1 curtida

Mas o comprovante de transação saiu no mesmo segundo. Ou seja a ordem foi executada no exato momento que comprei.

É sua primeira vez comprando cripto com o mercado em alta??? Cara, prepare-se pra se surpreender nos próximos meses. Isso não foi nada haha :rofl::joy::rofl:

Pois é @Usuario.N e @FernandoLacerda, tbm concordo com vcs!! dps de entender (em muito graças a comunidade aqui) a gente até passa a achar ok o spread (mentira não acho não).

O nubank com a area de criptos deixou elas super acessiveis pra praticamente todo mundo, o q é super bom, mas vai ter mta gente indignada ao perceber essa diferença e não entender o motivo, pode ser que boa parte acabe nao buscando mais informação, só ficando puta mesmo, e pode sair criticando o Banco.

Tá precisando de mais informação na cara do povo, pra ficar bem óbvio e ngm sair xingando muito no twiter.