A taxa básica de juros (Selic) atual está em 5% ao ano em uma nova mínima histórica após penúltima reunião de 2019 do Copom em 30/10.
Segundo analistas do mercado a taxa tende a ter mais cortes podendo chegar a 4% ao ano em 2020, fazendo com que todas as aplicações em renda fixa sejam afetadas.
Mas como fica a NuConta com a queda da Selic? - Ainda vale a pena?
Atualmente a NuConta rende 100% do CDI, um indicador que acompanha a Selic com rendimento de 4,9% ao ano.
Mas reserva de emergência sempre tem que ter alta liquidez. Renda fixa é útil. Por falar nisso, já viram o CDB do banco RCI com 102% do CDI e liquidez diária? Bem que o Nubank poderia aumentar a rentabilidade do RDB pra colocarmos a reserva.
Vi sim, aqui na comunidade na verdade. Um outro banco por ai também estava oferecendo um CDB acima de 100% do CDI esses dias.
Seria ótimo uma rentabilidade um pouco maior na NuConta mesmo que o intuito da reserva é estar onde a liquidez é diária, mas enquanto está acima da inflação ainda continua um bom lugar.
Na verdade estava 104% esse final de outubro para clientes novos, isso só mostra que da pra aumentar a CDI e manter a liquidez diária, estou aguardado outros fazerem o mesmo, quem sabe o Nu
Investimento atrelado à SELIC (ou 100% do CDI) é pra colchão de segurança. São esses investimentos com rendimento diário, como deixar dinheiro na Nuconta ou comprar títulos do Tesouro Direto SELIC. Investimentos em renda fixa não se trava nisso. Claro, com taxas baixas na renda fixa, muita gente pensa em renda variável, porém o ideal é diversificar bem. Com uma SELIC a 4% um CDI de 100% é horrível, porém um CDI de 200% (hipotético) já não seria. Sei que é muito difícil um CDI assim, mas alguns investimentos de renda fixa (CDB, LC, LCI, LCA) podem chegar a uma boa porcentagem que vale considerar. Geralmente os com mais tempo de investimento e valores mais altos rendem mais.
FII é um bom investimento e, inclusive, dependendo do FII, pode ser considerado um investimento de renda fixa. Vale dar uma pesquisada.
Enfim, Tesouro SELIC, Nuconta, carteira Yellow, Rappi, PicPay e todas essas que rendem 100% do CDI (coisa que todo mundo agora rende), são investimentos pra colchão de segurança! Coisa pra retirar na hora se precisar. Todo resto, o ideal é deixar em investimentos com mais tempo de retirada, porém com maior rentabilidade. E claro, uma parte em renda variável através de fundo multimercado, por exemplo. Não vai comprar ação direto se você não acompanha mercado, né?
Enfim, era só pra dizer que 100% de CDI é melhor que Poupança, mas péssimo para dinheiro que você pode retirar a médio ou longo prazo. Existem investimentos melhores e tão seguros quanto.