Aprecio assuntos relacionados a Telecomunicações .
Vou destacar um trecho que achei interessante
Brasília, 06/05/22 – No primeiro Painel Telebrasil Talks ficou claro que o setor de telecom está impactando de maneira decisiva os serviços financeiros e a bancarização de milhões de brasileiros. Inovações como PIX, Open Banking e a disseminação de fintechs têm servido de exemplo positivo para o cenário internacional e colocado o país em posição de destaque.
Para Carlos Brandt, chefe adjunto de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, existe hoje uma transformação em pleno curso. Por exemplo, hoje há números muito expressivos relacionados à utilização do PIX, que já ultrapassou as TEDs, boletos, cartões de débito e crédito em quantidade de transações. Tudo isso só é possível porque temos a conectividade à disposição a todo o momento. “Isso representa uma série de benefícios em eficiência e redução de custos para todos os envolvidos. É preciso também ressaltar a dimensão da inclusão financeira”, disse ao participar do talk: O Brasil na vanguarda da inovação financeira. *
VOCÊ REALMENTE ACHA QUE O BRASIL ESTÁ ACOMPANHANDO ESSA INOVAÇÃO?
Está, mas com um delay considerável.
Porém a maior culpa desse delay cai sobre as 5 maiores instituições das terras tupiniquins, que atrasaram o quanto puderam. Contudo, pra nossa sorte, o surgimento do Nubank, provocou um revolução nesse mercado, mesmo a revelia das instituições dominantes.
Cidades com 4G, outras implantando o 5G, e o 6G já sendo testado em outros países.
Mas o Pix foi e é uma ferramenta que revolucionou. Mas todos os serviços primários, dependem de serviços secundários. Todos devem estar na mesma “Página”.
Hoje eu não me identifico com nenhuma instituição de telecomunicações, igual as faço com o Nubank. Tudo ainda me parece burocrático, difícil, mudar um plano entender os gastos…
A operadoras locais de fibra ótica estão levando internet para muitos lugares no interior que até hoje são abandonados pelas operadoras móveis, o PIX é muito prático para usar nessas cidades que não tem caixa eletrônico ou correspondente bancário.