Troco Turbo, me deixa te encher por completo! 💰😅

Boa tarde, pessoal! Tudo bem com vocês? :blush:

Esse post é uma crítica construtiva e também uma sugestão de melhoria sobre o Troco Turbo (o famoso Trocadinho).

A ideia dele render 200% do CDI é incrível — sério, eu uso e acho sensacional! :money_with_wings:

Mas tem um pequeno problema (ou mania minha, talvez :sweat_smile:):
eu junto muitos trocados e queria colocar tudo de uma vez pra chegar logo no limite de R$500.

Mesmo calculando direitinho, fico meio frustrado de não conseguir “encher” a caixinha toda.
É uma sensação quase viciante ver ela lá, toda completinha e organizada. :joy:

Isso até me lembrou de um episódio de South Park, em que todo mundo fica pedindo “trocadinhos” — mas no meu caso, é o contrário: eu tô cheio de troco e quero doar tudo pro Trocadinho!

Brincadeiras à parte, o que vocês acham?

:backhand_index_pointing_right: Vocês também sentem falta de poder adicionar manualmente valores maiores no Troco Turbo?
Ou acham que o sistema atual já é o ideal?

Por exemplo: o Nubank+ e o NuCel, ambos com o mesmo benefício, rendem 120% do CDI.
Um valor de R$ 10.000 renderia aproximadamente R$ 1.788 brutos em 1 ano, o que daria cerca de R$ 1.430 líquidos depois do imposto de renda (20%).
Isso equivale a algo em torno de R$ 149 por mês ou R$ 4,90 por dia, em média.

Esse é o rendimento máximo que eles podem oferecer — e, sem dúvida, é um ótimo benefício.

Já o Troco Turbo, que rende impressionantes 200% do CDI, no limite máximo de R$ 500, renderia por volta de R$ 149 brutos ao ano, ficando em torno de R$ 119 líquidos após o imposto.
Isso significa um ganho aproximado de R$ 12,45 por mês ou R$ 0,41 por dia.

Entretanto, ele demoraria bastante tempo para alcançar os R$ 500 de limite, considerando que o valor cresce apenas com os trocados das compras.
Eu até imagino as pessoas fazendo várias transações pequenas entre si só pra tentar encher a caixinha mais rápido :joy: — quando, na prática, seria bem mais simples poder depositar manualmente e deixar a caixinha render logo a 200% do CDI.

:purple_heart: As Grandes Questões do Trocadinho (por mim mesmo :grinning_face_with_smiling_eyes:)

:one: Mais imagens nas Caixinhas, por favor!
Pode parecer frescura, mas seria muito show de bola poder escolher imagens mais bonitas pras Caixas.
Imagina só: eu crio uma caixa chamada “PS5 :video_game:” e coloco a imagem do console lá, pra me lembrar do meu objetivo.
Ou uma de “Festa :birthday_cake:” com a foto de um bolo, ou até um baú de tesouro, pra simbolizar o dinheiro guardado e seguro.
Eu sei que tem gente que trolla quando pode colocar qualquer imagem :sweat_smile:, mas ainda assim seria incrível abrir o app e ver imagens personalizadas, e não só uma caixa roxa padrão (nada contra ela, mas variedade é vida, né? :joy:).

:two: Deixa eu colocar meus trocados no Troco Turbo :money_with_wings:
Sério, eu tenho trocados sobrando e queria poder colocar tudo no Troco Turbo pra encher logo a caixinha!
Pode parecer simbólico — e até engraçado — mas é isso mesmo:
eu não quero “mendigar R$ 0,41 por dia”, kkkkk :sweat_smile:, só quero ver a caixinha cheia e rendendo a 200% do CDI.
É aquele prazer bobo de ver o progresso visual, sabe? Tipo ver o cofrinho ficando cheio.

:purple_circle: 2.1 — Explicando melhor minha ideia

Quando eu disse que “queria colocar tudo de uma vez”, foi mais uma forma de expressão :sweat_smile:a intenção não é perder o sentido do trocado, nem transformar o Troco Turbo em uma caixinha comum.

A ideia é simplesmente permitir que quem não faz operações todos os dias (como Pix, crédito, débito ou boleto) também consiga guardar um trocadinho simbólico de vez em quando.

Pra dar um exemplo, falo com base na minha própria experiência com o Troco Turbo: em várias datas eu recebi valores bem pequenos, como R$0,10, R$0,33 ou R$0,49 — mostrando que o espírito do recurso é mesmo guardar pouquinho por pouquinho.

Então, poder colocar R$2,50 ou R$5 manualmente não fugiria da proposta, seria só uma forma de manter o hábito de economizar mesmo nos dias sem transações.

Eu comecei a usar o TROCO no dia 2 de outubro, e até hoje (24/10) já tive 16 aplicações no RDB do Turbo Troco.

Pra dar uma ideia dos valores:

Dia 2 → R$1,36
Dia 3 → R$2,79
Dia 4 → R$0,52
Dia 6 → R$1,36
Dia 8 → R$0,36
Dia 9 → R$0,62
Dia 10 → R$0,66
Dia 11 → R$0,33
Dia 14 → R$0,10
Dia 15 → R$1,07
Dia 17 → R$1,20
Dia 18 → R$0,12
Dia 19 → R$0,10
Dia 20 → R$0,01
Dia 21 → R$0,49
Dia 23 → R$0,05
Dia 24 → R$0,91

Total: R$12,05

Agora vamos fazer alguns cálculos pra entender melhor e chegar a um valor aproximado. :thought_balloon:

Considerando a média, em 22 dias eu juntei R$12,05.
Se mantiver o mesmo ritmo, em 30 dias o total seria de aproximadamente R$16,43.

Mantendo essa média mensal, daria pra estimar o tempo pra chegar ao limite de R$500 do Troco Turbo.

Fazendo a conta:

Mantendo essa média mensal de R$16,43, seriam necessários aproximadamente 30 meses para alcançar o limite de R$500 — o equivalente a 2 anos e meio.

:three: Mais variações de investimento nas Caixas seria pedir demais? :chart_increasing:
Seria incrível se existissem opções diferentes de rendimento.
Por exemplo: poder criar uma Caixa e escolher investir em ações, fundos ou renda fixa direto por ela.
Assim cada Caixa teria um propósito real de investimento, não só um objetivo simbólico.

Talvez eu esteja soando como um “maníaco das Caixinhas” :joy:, mas confesso: eu adoraria ver o dinheiro crescendo de formas diferentes, em Caixas personalizadas e cheias de vida.

9 curtidas

Se permitissem depositar/transferir diretamente, muita gente encheria a caixinha no primeiro dia. Quer dizer, os poucos clientes que já tem esse recurso.

De certa forma, até perderia o sentido de ser um armazenamento de trocos.

10 curtidas

Se tratando da proposta de colocar o troco na caixinha, os aportes fora dessa modalidade fugiriam do que está sendo proposto. Agora. São pouquíssimos clientes que possuem essa caixinha. Queria muito participar desse seleto grupo escolhido pelo Nu. Afinal…. a iniciativa é legal.

7 curtidas

Não sei exatamente as regras do troco turbo, até pq ainda não tenho, mas pelo que tá no site vale Pix, cartão de crédito ou débito, débito automático ou boleto.

Imagino que tenha algumas restrições, senão vc poderia fazer 505 pix de R$ 0,01 para outra conta sua (tendo um troco turbo de 505 x R$ 0,99 = R$ 499,95), e dessa forma juntar de uma só vez até o limite de R$ 500,00.

7 curtidas

Bem-vindo de volta à comunidade @Renan_Goncalves_Sura! :slightly_smiling_face:
Ideias muito boas — parabéns! :clap:

Confesso que essa em especial mexeu comigo :grimacing:
Por que não poder baixar imagens e colocar nas caixinhas, né? :man_shrugging:
Espero que a equipe leia com carinho suas sugestões :purple_heart:

6 curtidas

Sim. Os ícones poderiam ser editáveis com emojis.

4 curtidas

O objetivo da Caixinha Troco Turbo é estimular as pessoas a passarem suas compras diárias de pequeno valor pelo cartão de crédito, não atoa uma das variáveis de crédito do NuScore é justamente o número de transações efetuadas pelos clientes.

Desse modo, imagino ser desaconselhável tentar burlar o sistema com operações forjadas. :relieved_face:

2 curtidas