Sou novo por aqui e também no Nucoin. Desculpe se minhas perguntas parecem ingênuas.
Na página do Nucoin (Nucoin: tudo o que você precisa saber sobre a moeda digital do Nubank - Fala, Nubank), está mencionado que a quantidade de Nucoins é limitada a 100 bilhões. No entanto, se os Nucoins forem atribuídos aos clientes com base nos gastos do cartão, a quantidade sempre aumentará, e na venda do Nucoin, o token não será destruído, o que não diminuirá sua quantidade total no mercado. Minha primeira pergunta é: como a quantidade total é garantida como uma constante?
Em uma página (Strategy – Nubank + Nucoin Token - Business Models Innovation), vi que o valor do Nucoin pode ser visto como uma medida do crescimento do banco, ou seja, de forma positiva. Por outro lado, se as pessoas comprarem Nucoins pelo seu potencial retorno, mesmo de maneira saudável, através da atribuição dos tokens pelo uso do cartão de crédito, o modelo continuará a crescer com mais patrocinadores oferecendo serviços e incentivando a retenção de tokens. Minha segunda pergunta é: considerando um cenário em que não haja mais crescimento nesse ecossistema, os novos tokens gerados pelo gasto no cartão podem criar uma instabilidade de mercado irreversível?
Minha terceira pergunta é: há alguma confirmação de novos patrocinadores entrando no jogo?
Imagino que não, pois o Nubank, como único patrocinador atual, está utilizando sua cota. O recebimento de Nucoin através das compras foi a forma que o patrocinador Nubank teve para fidelizar os clientes. Esse é o modelo proposto para o token.
Tão logo acabe esta cota do Nubank, este benefício será extinto e/ou o Nubank poderá realizar uma compra diretamente do pool de liquidez, para continuar distribuindo.
Eu li alguns posts e uma entrevista mais recente no YouTube, e particularmente no documento (https://nucoin.com.br/files/Nucoin-Litepaper-EN.pdf) observei que a quantidade do Sponsor Round Pool será reduzida em 20% a cada dois anos. Portanto, a soma da série é finita, garantindo que a quantidade total seja preservada. Explicitamente, temos:
Dessa forma, no primeiro ano, com um valor de 6%, a soma daria 10 x 6% = 60%, que corresponde ao tamanho total do Sponsor Round Pool.
Com base nisso, tenho curiosidade sobre duas questões:
Como esses tokens serão distribuídos entre os patrocinadores? Aqueles que entrarem depois receberão progressivamente menos tokens?
Será que outros programas de pontos/milhas ficariam satisfeitos com isso, considerando que sua intenção pode ser a liberdade de imprimir milhas à vontade para sugar dinheiro?
Sugiro ver este vídeo compartilhado pelo @Lucas.R:
A resposta para o seu questionamento está na seção de tokenomics, que começa no instante 18:18 do vídeo. A resposta, mais diretamente, começa no instante 21:20 e vai até o instante 25:50.
Em resumo, o nível de contribuição que o patrocinador trouxer para o programa vai definir o quanto ele vai receber inicialmente da Reserva Inicial dos Patrocinadores. A partir daí, o engajamento que o patrocinador vai conseguir provocar nos clientes, medido através do congelamento de nucoins pelos clientes junto àquele patrocinador vai determinar o quanto ele vai levar da Reserva Diária dos Patrocinadores (Sponsor Round Pool).
A quantidade finita de tokens resolve justamente essa incerteza existente em outros programas quanto a novas emissões. Vai ser bom para o cliente que não vai ver seu token desvalorizado por uma nova emissão, mas realmente talvez seja uma transparência que os estabelecimentos comerciais não gostem muito, isso só o tempo vai dizer.
Está certo, assisti a esse vídeo, mas infelizmente não há muitas informações específicas.
Pelo programa de “coinback” do cartão de crédito, o Nubank está vinculando o Nucoin a ele mesmo, ou seja, não há nenhum valor ou serviço quantitativamente associado ao token. Portanto, os primeiros patrocinadores reais, no momento em que o Nucoin for associado a algum retorno, farão uma diferença significativa. Esse retorno pode ser na forma de desconto, acesso prioritário ou reserva de preço, tanto faz. Essa diferença vai, pela primeira vez, a quantificar o valor do Nucoin no mercado.
Pelo meu entendimento, como o valor é garantido por um banco, o Nucoin é uma opção melhor do que a maioria das alternativas no mercado.
Apesar de o banco afirmar que o Nucoin não é um investimento, quem comprou antes de ele ser associado a algum retorno quantificável está, de fato, fazendo um investimento de altissimo risco. E, após a entrada de patrocinadores, ele poderá se tornar um verdadeiro programa de fidelidade. Vamos ver.
Eu li alguns posts e uma entrevista mais recente no YouTube, e particularmente no documento (https://nucoin.com.br/files/Nucoin-Litepaper-EN.pdf) observei que a quantidade do Sponsor Round Pool será reduzida em 20% a cada dois anos. Portanto, a soma da série é finita, garantindo que a quantidade total seja preservada. Explicitamente, temos:
onde, N_i e o numero de tokens lancado nos 2i-1 e 2i anos, e com uma soma infinita, N_{total} é o numero total de token vai ser lancado por tempo infinito.
Dessa forma, no primeiro ano, com um valor de 6%, a soma daria 10 x 6% = 60%, que corresponde ao tamanho total do Sponsor Round Pool.
Com base nisso, tenho curiosidade sobre duas questões:
Como esses tokens serão distribuídos entre os patrocinadores? Aqueles que entrarem depois receberão progressivamente menos tokens?
Será que outros programas de pontos/milhas ficariam satisfeitos com isso, considerando que sua intenção pode ser a liberdade de imprimir milhas à vontade para sugar dinheiro?