Acontece o mesmo comigo.
Nas máquinas fixas vc só precisa falar se é débito/crédito, como o atendente não precisa da máquina para inserir valor e função, a escolha de inserir ou aproximar é totalmente do cliente.
Mas nas portáteis é complicado. As pessoas esperam vc entregar pra inserir valor e função. Já pedi uma três vezes pra usar aproximação, em uma delas o atendente não sabia como fazer, nas outras duas me senti constrangido como os atendentes me olharam, como se tivesse dificultando o trabalhos deles.
Parece que o jeito de usar a máquina portátil tbm não facilita o pagamento por aproximação.
Pois tem que inserir o valor e a função e virar a máquina para o cliente (para verificar o valor colocado) e esperar o cliente inserir ou aproximar.
No caso dos motoboys além de virar a máquina, tem a questão do apoio caso o cliente precise digitar a senha, ele entrega a máquina ao cliente ou fica segurando?..
Outro problema é o costume de inserir o cartão para iniciar o procedimento. Algumas pessoas se acostumaram e acham dessa maneira mais fácil e rápido.
Na minha acho que toadas, o que pega é os atendentes, alguns fazem e outros não. Só a máquina não resolve.
Geralmente os lugares que passo por aproximação em máquinas portáteis são com atendentes/motoboys mais jovens, instruídos ou ligados em tecnologia.
Pois é, um dia desses coloquei o cartão um pouco mais pra baixo da zona de leitura e a máquina deu um sinal pra aproximar mais o cartão.
Sem tem pessoas inseguras sempre vai surgir alguém pra aplacar essa insegurança, ainda mais se puderem ganhar dinheiro com isso.
Tenho uma carteira com bloqueio RFID, usei o bloqueio como desculpa pra comprar o modelo que gostei e que era mais caro.