Todos nós conhecemos a revolução que o roxinho causou ao quebrar a burocracia para aquisição de cartão de crédito e bater de frente com o engessado sistema bancário, certo? Destacando o premiado atendimento, uma legião de fãs se formou e os próprios entusiastas da marca começaram a criar grupos no Facebook para trocarem dicas e se ajudarem no esclarecimento de dúvidas. Um destes grupos é a ‘Família Nubank’ com 160 mil membros, em que eu sou um administrador voluntário.
O Nubank percebeu o carinho destes grupos e contratou uma pessoa para fazer a ponte entre os fãs e a empresa, mesmo sem ter qualquer controle na administração deles. Estou falando de uma pessoa que vocês certamente já viram por aqui. Conseguiram pensar em alguém? É claro que estou da community manager do Nubank @EquipeNuCommu! Haha.
Há quase 1 ano ela entrou em contato para gente conversar sobre como o roxinho poderia se aproximar ainda mais dos milhões de clientes. Contamos as principais dúvidas e dificuldades levantadas por eles em nosso grupo, colaboramos com envios de dados sobre o engajamento e fomos convidados a dar sugestões antes dos lançamentos do novo design do cartão e desta comunidade. Repararam que demorou quase 1 ano desde a primeira conversa até a NuCommunity ir ao ar? Tenho orgulho de fazer parte do embrião que levou ao lançamento deste canal oficial, afinal não há dúvida que os resultados dos grupos feitos pelos fãs foram os responsáveis por isso.
Agora que vocês já sabem um pouco da história, vou contar alguns outros detalhes que descobri. O que estarei falando não é nenhum segredo, tanto é que bastou uma simples pesquisa para descobrir as informações relatadas abaixo.
O Nubank utiliza a plataforma Discourse, que é responsável por mais de 1.500 fóruns como este pelo mundo, como por exemplo da Udacity (de cursos online), da banda Link Park, dos desenvolvedores do Twitter e até mesmo de um banco da Nova Zelândia.
Os membros mais engajados, ou seja, os que se dedicam a esclarecer dúvidas e denunciar membros/postagens fora das regras, recebem acesso a ferramentas para manter o bom funcionamento do fórum.
Por padrão do Discourse (não sei se o Nubank alterou algum código), as ferramentas são disponibilizadas da seguinte maneira:
NuTalker
Bom, para ativar esta conquista, basta seguir as dicas deste link:
NuTalker - Como ativar o Título Comunidade
Como várias pessoas estão conseguindo a conquista NuTalker só que não estão conseguindo utilizar como título, é possível ativar ele de maneira simples e rápida. Deixo abaixo as especificações e o passo a passo.EspecificaçõesPasso a passo: Vá até o seu Perfil clicando na foto do seu usuário e depois no seu nome de usuário: [image] Após isso clique na aba Con…
Quais ferramentas são liberadas após a ativação?
Usuários deste nível podem…
- Usar todas as funções básicas da comunidade; todas as novas restrições de usuários são removidas
- Enviar mensagens inbox
- Carregar imagens e anexos
- Editar postagens da wiki
- Silenciar outros usuários
NuLover
Para atingir esta marca, basta…
- Visitar a NuCommunity pelo menos 15 dias não sequenciais
- Dar pelo menos 1 like
- Receber 1 like
- Responder três tópicos diferentes
- Ler pelo menos 100 posts
- Gastar um total de 60 minutos lendo posts
NuLovers podem…
- Usar o botão “Convidar outras pessoas para este tópico” para que novos usuários participem dos tópicos
- Convidar usuários externos
- Limite de likes diários aumentados em 1.5 ×
- Ignorar outros usuários
NuMentor
Para alcançar este nível, nos últimos 100 dias…
- Deve ter visitado o grupo pelo menos 50% dos dias
- Deve ter respondido pelo menos 10 tópicos diferentes
- Dos tópicos criados nos últimos 100 dias, deve ter visto 25% (limitado a 500)
- Das postagens criadas nos últimos 100 dias, deve ter lido 25% (limitado a 20k)
- Deve ter recebido 20 curtidas e dado 30 curtidas.
- Não deve ter recebido mais de 5 spam ou bandeiras ofensivas (com postagens exclusivas e usuários únicos para cada um, confirmado por um moderador)
- Não deve ter sido suspenso ou silenciado
Todos os critérios acima devem ser preenchidos para atingir o nível de NuMentor. Além disso, ao contrário de outros níveis de confiança, você pode perder o status . Se você não manter estes requisitos nos últimos 100 dias, você voltará a ser NuLover. No entanto, para evitar situações constantes de promoção / rebaixamento, há um período de carência de duas semanas imediatamente após ganhar o NuMentor durante o qual você não será rebaixado.
O NuMentor pode…
- Recategorizar e renomear tópicos
- Acessar uma categoria visível apenas para usuários de mesmo nível ou superior
- Tenha todos os seus links seguidos (removido o nofollow automático)
- Sinalizadores de spam lançados em postagens de usuários imediatamente ocultam a postagem
- Sinalizadores de spam lançados em postagens de usuários irão auto-silenciar o usuário e ocultar todos os seus posts
- Crie seu próprio post por wiki
- Likes com limite aumentado em 2 ×
NuLeader
São os líderes que estiveram por perto e viram tudo. Eles estabeleceram um exemplo positivo para a comunidade por meio de suas ações e postagens. Se precisar de aconselhamento, estas são as pessoas que irão ajudar, e eles ganharam o maior nível de confiança da comunidade.
Chegue ao nível de NuLeader por…
- Promoção manual (o seja, você será escolhido!)
O NuLeader pode…
- Editar todas as postagens
- Fixar / Desbloquear Tópico
- Tópicos próximos
- Arquivar tópicos
- Criar tópicos não listados
- Dividir e mesclar tópicos
- Redefinir data de resposta do tópico
- Likes diários aumentado em 3 ×
- Qualquer sinalizado emitido em qualquer postagem entra em vigor e oculta a postagem de destino
ATENÇÃO! Não sei se a NuCommunity manteve estes padrões dos níveis, mas este é o padrão da plataforma Discourse
Fonte: Understanding Discourse Trust Levels
E aí, o que acharam dessas conquistas? Deixe sua opinião abaixo. Certamente os moderadores vão levá-la em consideração e quem sabem alterarem algumas coisas…
Abraços!