Você conhece o "Brazilian Digital Token (BRZ)"

Brazilian Digital Token (BRZ)

Já existiam os ativos lastreados ao dólar americano, como Tether, USDC, USDX, TrueUSD e USDT, quando, em 2019, foi criado o Brazilian Digital Token, a primeira criptomoeda com paridade ao real brasileiro.

O BRZ é um token desenvolvido em blockchain na rede Ethereum.

Tecnologia do Brazilian Digital Token

Feito em protocolo ERC-20, o BRZ utiliza a tecnologia blockchain na rede Ethereum. Com isso, as negociações dos ativos são feitas de forma instantânea e segura.

O envio e o recebimento dos ativos são realizados por meio de smart contract, contrato inteligente, em tradução livre, um contrato com código único, criado digitalmente e com garantia de execução, dando mais segurança ao documento.

O protocolo ERC-20 é flexível, como se fosse um manual de instruções, mostrando como desenvolver outras criptomoedas ou tokens. O usuário tem mais autonomia, pois não precisa acionar um desenvolvedor para resolver um eventual problema.

BRZ tem alguma vantagem?

Entre as vantagens, está a estabilidade da moeda. Esse ativo não tem como objetivo a especulação. Além de ter lastro na moeda nacional, o Brazilian Digital Token tem reservas auditadas por firmas independentes, mostrando transparência.

A segurança também é um ponto positivo. Como já comentado, o contrato inteligente é usado para criar ou destruir tokens conforme a demanda vinda do mercado. As negociações são verificadas pela empresa Parsiq, que previne fraudes com ativos digitais.

O BRZ é um investimento considerado de baixo risco. Com boa liquidez para ser trocada por outros ativos, a stablecoin pode diminuir o risco de volatilidade alta do mercado.

Mais informações: O que é BRZ? Conheça a stablecoin brasileira e como ela funciona

14 curtidas

É um criptoativo atrelado ao real…

Não me parece de baixo risco.

5 curtidas

Então, é basicamente uma versão alternativa ao futuro Drex? :thinking:

3 curtidas

Não.

O criptoativo Drex É o Real digital, 100% garantido pelo governo brasileiro. Possibilitando rastrear a origem e destino do ativo em tempo real, permitindo inclusive o resgate dos valores em caso de roubo, fraude ou envio para destinatário errado.

Já o criptoativo BRZ é uma criptomoeda sem relação com o governo, servindo basicamente como um meio de pagamento sem possibilidade de recuperação em caso de roubo, fraude ou envio para destinatário errado (para uma conta errada), além de não possuir nenhuma garantia do governo brasileiro. O mesmo vale para as demais stablecoins como USDC , USDT, Tether, etc… Elas também não tem nenhuma garantia dos governos de nenhum país.

4 curtidas

Pensei igual :laughing:

3 curtidas