Você se considera prolixo ou lacônico?

O comportamento humano é recheado de características,entre elas temos duas bem interessantes que impactam e/ou afetam nossa comunicação em relação as demais pessoas: Prolixo ou lacônico.

Prolixo é empregado quando alguém fala ou escreve demoradamente, com o uso excessivo de palavras.

Lacônico Conciso ou breve; alguém que se expressa através de poucas palavras(falando ou escrevendo).

Considerando que comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações; modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.

Você se identifica com alguma dessas características?

  • Lacônico
  • Prolixo
  • Outra opção
0 votantes
17 curtidas

Excelente tópico @claudiolsa.
Nunca tinha feito essa reflexão.
De “bate e pronto” assim, admito que não consegui responder a enquete.

Vou refletir e volto aqui e respondo. :slightly_smiling_face:

17 curtidas

Gosto de ser objetivo, direto ao ponto, no entanto, tem ocasião que necessita ser mais didático, usar mais as palavras, principalmente, em assuntos mais técnicos.

@claudiolsa vc está arrebentando nos tópicos! Parabéns!

15 curtidas

Nada me descreve melhor que isso.

20 curtidas

Ah depende amigo. Prolixo pode ser legal em alguns contextos. No meu trabalho sou bem lacônico por exemplo.

12 curtidas

Eu tenho preguiça de textão (ler ou escrever) nesses casos prefiro ler um livro que acho bem melhor.

Na internet acho ótimo ser sucinto e falar de uma forma simplificada uma vez que pode chegar a um maior número de pessoas.

~ acho que falei de mais já :face_with_hand_over_mouth:

18 curtidas

Nada melhor do que uma boa reflexão.

Que legal… :clap: :clap: :clap:

É bom ter um equilíbrio.

image

18 curtidas

Comigo depende do contexto. No quesito ler o que define interesse pra ler algum textão são as 3 primeiras linhas, se já no começo não me atrair não prossigo a leitura, já pra digitar vai depender do tema, tem coisa que cabe em 4 linhas e tem coisa que simplesmente não cabe em poucas linhas quando é mais técnico.

16 curtidas

Obrigado pelo prestígio @Oliwa !

11 curtidas

Uma boa leitura nos “fisga” já nas primeiras linhas.

11 curtidas

Concordo totalmente, não aplico só para texto como vídeos, áudios e etc, não é atoa que os primeiros segundos de vídeo pro algoritmo das redes sociais são importantes, se no começo é massante para deixar claro o que vai transmitir, imagine o resto, quando o começo é bom fico até o final, não importarei que leve dias como podcasts, livros, etc. :handshake:

12 curtidas

Como em várias oportunidades,a resposta é "depende "

As vezes é necessário um texto um pouco maior, até pra evitar um mal-entendido e outras vezes, um texto bem breve resolve!
Então, não me identifico com essas características! :+1:

Bom assunto para uma boa “discussão!”

@claudiolsa :fist_right::fist_left:

13 curtidas

Verdade @Itamar !

11 curtidas

Eu particularmente, considero a característica “prolixo” um adjetivo bem negativo pois entendo que uma pessoa que age assim, fala/escreve de forma excessivamente desnecessária, como se gerasse conteúdo inútil e não agregasse em nada em uma discussão.

Pra fugir um pouco deste adjetivo, prefiro pensar que as vezes somos mais ou menos “explicativos” dependendo do contexto e principalmente, com quem/para quem estamos falando.

13 curtidas

Vai depender muito da ocasião. Há momentos em que preciso ser mais explicativo, preciso detalhar mais os fatos, até porque é necessário. Mas no dia a dia eu sou bem objetivo, não gosto de arrodear muito nas conversas, e também não gosto de ouvir arrodeios.

9 curtidas

Realmente faz toda diferença @Danielbighelini ,observar com quem está sendo realizada a interação.

Ah, @gpaulinno ,agora você me fez lembra do meu saudoso pai(ele sempre usava esta frase). :slightly_smiling_face:

9 curtidas

Faço minha suas belas palavras

12 curtidas

Definitivamente sou Lacônico!

11 curtidas

Entendo que dependerá da circunstância e do contexto.

Há momentos em que uma breve observação esclarece um tema.

Noutras, em geral, quando se tenciona convencer alguém ou dar credibilidade a um conceito, requer textos ou oratórias mais longas.

10 curtidas

Valeu @claudiolsa pelo tópico. É vivendo e aprendendo, e nunca tinha visto falar nessas 2 palavras. Mas me identifico como :point_down::

13 curtidas