Whatsapp Pay x Pix

Pessoal, tudo bem com vocês?

Com o início do Whatsapp Pay, alguém sabe me dizer qual a vantagem de utilizar isso já que temos o PIX atualmente?

Eu sinceramente não confio muito no Whatsapp, se clonarem meu número, o que acontece? E só vejo motivos para não usar. Alguém pode me ajudar a mudar de ideia? Rss!

Espero que esteja tudo bem com vocês e bom final de semana!

13 curtidas

Boa tarde @lktamehiro.

Dê uma olhadinha nesse tópico abaixo, talvez ajude a tirar suas dúvidas.

Eu cadastrei sem problemas, acho bastante seguro.

12 curtidas

Se você tiver a autenticação de dois fatores ativada a chance de clonarem o seu número é mínima. A não ser que você entregue o seu código de autenticação para os fraudadores e em seguida tente redefinir o seu PIN, como explicado na matéria abaixo:

E se mesmo assim você tiver o seu WhatsApp clonado, nenhuma transação poderá ser feita pois é necessário outro PIN para realizar transferências. :wink:

13 curtidas

Haja paciência pra confirmar tanta senha pra enviar uma transferência, sendo que o Pix faz a mesma coisa.

6 curtidas

Eu também acho o Pix mais prático, mas a autenticação de dois fatores do WhatsApp é bom ter ativa de qualquer forma. Mesmo que você não vá realizar nenhuma transação pela plataforma.

10 curtidas

Obrigado pela resposta! Mas sinceramente não confio muito na privacidade do Facebook e ando recebendo tanta mensagem e até ligação de empresas e prestadores de serviço pelo Whatsapp que me desanima habilitar essa função. Mas enfim, é uma opção.

7 curtidas

Oii @lktamehiro, tudo bem?
Penso que todo método novo de pagamento que venha trazer agilidade pra gente, é super válido. Devemos nos atentar na parte de segurança como mencionado pelos colegas!

Por enquanto; não tenho pretensão de usar o método, mas o relato do @RogerioM:

Exemplifica bem; que com um outro método de pagamento disponível, podemos driblar um probleminha corriqueiro que aconteça!

Luciano, vi que você mora no estado de São Paulo, você conhece o serviço Não me ligue oferecido pelo Procon? Caso não conheça, vale a pena se registrar lá para que você não fique recebendo contato de empresas através do seu WhatsApp. Confere lá :wink:

8 curtidas

Obrigado pelas dicas! Já sou cadastrado nesse Não me ligue, mas o problema são corretores de imóveis, empresas autônomas ou pessoas terceiras que passam nosso número sem a nossa autorização.
É que a tendência do PIX é melhorar, ficar mais estável e o uso do Whatsapp para pagamentos pode ser sim uma alternativa (que no meu caso ainda não vejo muita utilidade, mas enfim rss).

Concordo. Tendo em vista a existência do PIX o WhatsApp Pay é desnecessário. Uma situação que vislumbro que poderia ser atrativa no WhatsApp Pay seria o pagamento na função crédito. Mas enquanto for apenas no débito o melhor continuará sendo o PIX.

3 curtidas

Se não me engane, o Whataspp/Facebook Pay deveria ter saído antes do PIX se o BC não tivesse interferido. Acho que perderam o timing.

2 curtidas

O Pix é muito mais prático do que o WhatsApp Pay
minha opinião… ( ‘-’ )

e cada um usa o que julgar mais vantajoso

3 curtidas

e que não tem o que fazer inventa isso

1 curtida

Eu continuo usando o Pix também. Acho mais prático, vamos ver o desenrolar das coisas para saber como vai ser o uso do Whatsapp Pay.

Pois eu penso diferente, toda invenção agrega alguma coisa. :smirk::smirk:

4 curtidas

Acho o PIX melhor, mas se o WhatsApp Pay oferecer pagamentos no crédito, e parcelamentos, já será mais interessante.

5 curtidas

Pois é @anon77291866, infelizmente tu vai olhar sempre p ele quando abrir seu App. :rofl::rofl::rofl:

Bem que o Nubank deveria colocar uma opção p excluir algo que o App oferece e não queremos neh @anon77291866. Ex: Whatsapp Pay, Seguro de vida, etc. Poderíamos excluir e algum tempo depois ele apareceria novamente nos lembrando, pq vai que mudamos de ideia e podemos contratar.

4 curtidas

Concordo. É mais prático mesmo.

Mas em algumas situações como a que passou o colega @RogerioM essa funcionalidade do WhatsApp Pay se mostrou uma mão na roda:

Também acho.

3 curtidas

Pra não dizer completamente inútil imagino o seguinte caso de uso,

Uma operadora te manda a cobrança pela whatsapp e você clica em pagar no whatsapp liberando o serviço automaticamente como Netflix por exemplo.

Entre pessoas não faz muito sentido, mas para empresas possa fazer…

Mas ainda sim com ressalvas, pois vão ter é golpistas nessa operação…

1 curtida

É uma possibilidade, @felipewnp , mas eu não utilizaria. Pelas novas regras adotadas pelo WhatsApp, a partir do sábado passado, eles podem compartilhar dados do aplicativo para o o Face, vendendo essa informação para terceiros. Para tanto, eles colocam o WhatsApp Business (que seria usado pela empresa, no caso que você exemplificou) como um intermediário, não garantindo criptografia ponto a ponto como na versão que utilizamos normalmente. Mais detalhes no artigo:

Se eu estiver correto, isso é uma porta aberta para golpes! Prefiro ficar com o PIX do Nubank, que funciona maravilhosamente bem! Abraços!

1 curtida

Exatamente,

Como falei, é a única forma que vejo disso ter alguma utilidade para os mais entendidos pelo menos. (agora menos sabendo da falta de criptografia, porque de privacidade… bem, é o whatsapp né)

Agora pra quem não sabe nada além de apertar um botão na tela do telefone talvez o serviço do whatsapp tenha uma chance.

Infelizmente, do jeito que temos pessoas extremamente ineptas em nossa sociedade, talvez seja de onde ganhará força.

1 curtida

Penso que o fator (ou fatores) determinante (s) para alguém usar ou não o Facebook Pay, será a confiança na segurança e nas oportunidades que surgirem.

Não tem nada a ver com a pessoa saber ou não usar somente um botão no celular!

:metal::metal::metal::metal:

5 curtidas