No cenário dinâmico da inovação tecnológica e do progresso humano, certas invenções se destacam não apenas por sua contribuição singular, mas também por sua capacidade de transformar radicalmente a sociedade e os padrões estabelecidos. Essas são as chamadas “inovações disruptivas”, marcos que desafiam as normas existentes, redefinem indústrias e impulsionam mudanças profundas em diversos aspectos da vida cotidiana.
Podemos dizer que este tipo de inovação disruptiva provoca um sonoro “WOW” de qualquer pessoa que tenha contato com ela.
E este artigo aborda exatamente isso. Você será apresentado agora a uma das maiores inovações disruptivas do século.
Confere a lista abaixo e presta atenção na última novidade lançada ontem (13/05/2024)…
Inovação disruptiva
Quando
Roda
4000-3500 a.C.
Escrita
3500-3000 a.C.
Imprensa Móvel de Gutenberg
Século XV (1450)
Bússola
Século II a.C. (China)
Máquina a Vapor
Século XVIII (1769)
Eletricidade
Séculos XVIII-XIX
Telefone
1876
Automóvel
Final do século XIX (1886)
Computador pessoal
Anos 1970
Internet
Anos 1960-1970
Vacinação
Século XVIII (1796)
Penicilina
1928
Smartphone
Início dos anos 2000
ChatGPT
Anos 2010
ChatGPT-4o
Maio de 2024
Agora pega a pipoca, senta e assiste este vídeo.
Este vídeo é uma demonstração ao vivo sem cortes demonstrando o poder incrível desta tecnologia. Simplesmente sensacional!
@Lucas.R Com o diferencial de entendimento de emoções, conversa fluída podendo ser interrompida a qualquer momento, entendimento de imagens e videos ao vivo.
O ChatGPT é realmente impressionante. Ela pode até cometer erros, mas tem muito a ver com o prompt. Já recebi respostas erradas a princípio, mas depois de reformular minhas indagações obtive as soluções que desejava por parte da ferramenta. Sensacional.
@MaxC Eu já imagino um futuro “distópico” onde não existem mais aplicativos. Tudo é feito através de um único “assistente pessoal” que está integrado com as soluções disponíveis no mercado. Imagino ainda que este meu assistente não será apenas reativo, mas sim, terá proatividade e poderá estar sempre “antenado” a tudo que acontece a minha volta.
Ele terá habilidades sobre qualquer tema, conhecerá toda minha vida, minhas necessidades e principalmente, me ajudará de forma proativa com qualquer necessidade que eu tenha agora ou que tenha em algum futuro próximo ou distante.
Será meu diário, meu confidente, meu assistente financeiro, meu assistente familiar, meu empregado, enfim, um legítimo “assistente pessoal”.
Peço a todos que guardem este post para posteridade.
Excelente tópico.
Acho que IA, IoT e outras interfaces dessas inovações disruptivas, essencialmente ligadas ao mundo da tecnologia, é um caminho sem volta. Há implicações positivas e negativas que se quer são conhecidas.
@Manoel_Enio Se o chatgpt convencional baseado apenas em escrita e com todos os seus defeitos já consegue ter este resultado abaixo, imagine as versões futuras.