xAI: Conheça a nova Wikipedia alimentada por IA!

Olá,

Comunidade

“Adeus, mundo velho. Bem-vindo, tio(a), ao mundo novo.”

Ah, bons tempos! Horas na bibliotecas, mergulhado no pouco que sobrou das enciclopédias físicas e disputando vagas pra “mexer” no computador. Uns iam para maratonar CS (versão Counter-Strike), outros para enviar mensagens (via MSN) e por fim a pesquisa escolar, após o bom humor da maquina (ou PC - computador), entre querer ligar até conectar à internet.

E as pesquisas?

As fontes eram Blogspot, Mundo Escola e livros físicos da era da dinastia Silvio Santos… um caos, onde cada página contava uma história, além de conter um esqueleto de insetos que tiveram o seu fim, drasticamente.

A missão era clara: ser reconhecido pela professora pelo melhor trabalho da turma. Mas, claro, sempre tinha um obstáculo no final: a busca imperfeita por referências bibliográficas (ou ”fontes bibliográficas”). E o pesadelo escolar tinha nome: “Wikipedia, jamais!”.

E o resultado das Pesquisas?

Bom, o final era sempre o melhor, assim como as 99% pesquisas feitas e com as melhores justificativas já realizadas. Eis, que surge, no horizonte, lá do alto da colina, o filho de uma mãe com os seguintes dizeres:

“Tia(o), eu não pesquisei no Wikipedia! Meu pai/avô me mostrou um livro pesado que tinha de tudo lá — a enciclopédia física (Barsa)”

Poiseh!!! Aquilo que era para ser a realização de um final feliz, acabou sendo o início de uma nova missão feita no papel almaço e no mínimo 03 páginas de pura pesquisa e a caça ao tesouro por um bom amigo “enciclopedista”.

Aii… Gerações mais novas — O “livro pesado” (físico) era o nosso Google raiz de hoje.

Olha só… não é que o jogo virou? Sou o “tio” que indica o Google — porque a criançada nem sabe o que é “navegador”. Imagina, explicar que era“…no Explorer que se fazia pesquisas.”

E assim foice (sim, foice mesmo, porque ceifou uma era inteira).

Um tempo de aventuras, travessuras, bullying e com alguns socos na cara (de leve :laughing:) para aprender. Mas calma: vai chegar o dia em que vamos contar pros netos que, lá por 2000-e-alguma-coisa, usávamos o Wikipedia.

E eles vão soltar:

“Mãeee… o vô tá delirando de novo!”


:rocket: O novo “Wikipedia” chegou!

Apresento a vocês o Grokipedia — a versão repaginada da enciclopédia mais famosa do mundo, agora turbinada pela IA Grok, do Elon Musk.

Com uma conta Google, X (Twitter) ou e-mail, você já pode acessar o site e pesquisar sobre qualquer assunto. Visualmente mais moderna e intuitiva, a Grokipedia funciona quase igual ao antigo Wikipedia, mas com um “toque de inteligência” — literalmente.

A própria Grok (a IA) é quem alimenta e cruza as informações, coletando dados de várias fontes, incluindo o próprio Wikipedia. Segundo Elon Musk, a plataforma será “a mais verdadeira possível, mas com falhas — como qualquer outro motor de busca.”

:round_pushpin: Atualmente está em fase beta (v0.1) e disponível apenas na língua inglesa, assim como outros recursos bem básicos de buscas.

Mas, calma! Há planos de expansão e até interatividade no futuro, assim como no Wiki, segundo Elon (imagens em anexo :right_arrow_curving_down:).

Imagens em anexo sobre a Grokipedia.






Acesse o site (oficial):

:high_voltage: Atenção aos sites não oficiais. Peço que verifiquem a terminação final do link (ou URL): “https://grokipedia.com/


:speech_balloon: E você?

→ Tem alguma lembrança da época de Lan house, bibliotecas, enciclopédias e de época escolar? Conte aqui pro tio :smiling_face_with_sunglasses:.

Prometo não te mandar pesquisar no Explorer.

19 curtidas

Lucas, obrigado por compartilhar! Não conhecia, já dei uma pesquisada. Valeuuu.

12 curtidas

Bom dia @Lucas.R :slightly_smiling_face:
Adorei a indicação, obrigado por compartilhar! :clap:

O site ficou muito bom e promissor, dá pra ver que a proposta é realmente interessante.
Só senti falta de algumas imagens nas páginas, ajudariam a deixar a leitura mais leve. :grimacing:

Sim, muitas lembranças kkk indo dias na lan house pra fazer trabalho de escola, mas passando a maior parte do tempo procrastinando em jogos e deixando pra fazer de verdade nas últimas duas horas :sweat_smile:

8 curtidas

Obrigado @Lucas.R

10 curtidas

Obrigado por compartilhar! :blush:

9 curtidas

Algumas pessoas têm certo preconceito contra pesquisas na web, como se os livros fossem automaticamente fontes confiáveis naquilo que abordam… não funciona bem assim… tem muita informação podre em livros de papel e tinta…

Penso que uma forma de tornar o ambiente web mais confiável, seria a digitalização de bons livros da biblioteca tradicional. Ou disponibilizar sites de bibliotecas de grande renome no país, onde os professores direcionem os alunos a pesquisar somente nelas, em vez de buscar na web aleatoriamente.

Especializar IAs que limitem suas buscas a fontes fidedignas de informação seria outra opção interessante e urgente.

Inclusive foi algo que já debati anteriormente com o chatGPT há algumas semanas. Por que uma IA precisa buscar a data de fundação de um município na web aleatoriamente, se existe fontes específicas onde se pode encontrar essa informação sem erro???

Seria como buscar um peixe no mar, na terra e no ar desnecessariamente, pois sabe-se que peixes só vivem na água. Aliás, se você ver algum peixe voando por aí ou caminhando em uma estrada desconfie. :relieved_face:

7 curtidas

Valeu por compartilhar @Lucas.R
já vou dar uma olhada lá.

9 curtidas

Rapaz, na minha época de escola não tinha Lan House não. Só apareceu um laboratório de informática no finalzinho, quando tivemos uma introdução à programação usando Pascal. Fora isso, muita biblioteca e enciclopédia, nada de Wikipedia.

Agora, quero ver se o Dr. Musk vai estabelecer a Segunda Fundação, pois segundo Hari Seldon a Primeira só não dá conta :zany_face:

10 curtidas