Olá, NuCommunity!
Hoje, 14 de fevereiro, vamos conversar um pouco sobre a importância do Dia Internacional da Doação de Livros! Continue lendo pra conhecer um pouco mais sobre essa data.
Antes de mais nada, expresso aqui meu agradecimento ao @ranielreis, que trouxe a ideia deste tópico, deixou ele muito mais bonito, além de trazer diversas contribuições no conteúdo.
Origem da data
O Dia Internacional da Doação de Livros começou a ser celebrado em 2012, sendo que a ideia de ter um dia dedicado a isso foi pensada inicialmente por Amy Broadmoore, fundadora do blog Delightful Children’s Books (ou “Livros Infantis Encantadores”, em tradução livre) e do The Curious Kid’s Librarian (ou “A Bibliotecária das Crianças Curiosas”), que trabalhou em parceria com a colega blogueira Zoe Toft, fundadora do Playing by The Book (ou, grosseiramente, “Jogando Conforme o Livro”) para que fosse criada essa data.
A proposta é simples: fazer com que livros novos, usados, ou emprestados alcancem o máximo de crianças possível. É um voluntariado focado em propiciar o acesso das crianças aos livros, e com isto nutrir nelas o amor pelos livros e pela leitura. Pessoas de todo o mundo são, portanto, encorajadas a ajudar da forma como conseguirem, seja doando para caridades que façam a distribuição, seja comprando um livro novo para uma criança do seu círculo.
O movimento começou nos Estados Unidos, mas, hoje, é celebrado em mais de 44 países!
A importância da leitura
Eu já tinha falado sobre benefícios da leitura neste outro tópico (clique para acessar), mas vale repetir aqui:
Essa página do Instituto Pró-Livro coloca a leitura como “imprescindível para a formação humana plena, para o desenvolvimento de competências intelectuais e profissionais, para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento social e humano de nossa sociedade.”
E esta outra página lista diversos benefícios da leitura, como abaixo:
- Estimula a criatividade
- Exercita o cérebro
- Melhora a concentração e a memorização
- Amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais
- Desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita
- Desperta o senso crítico e a flexibilidade analítica
- Transporta o leitor para outro universo.
Gesto de Amor
Poder proporcionar esses benefícios a uma criança, ou a qualquer pessoa que não tenha acesso à leitura, é um gesto de amor. Não é à toa que o dia é celebrado no mesmo dia de São Valentim, afinal a ação também é sobre amor, seja o amor pelos livros e pela leitura, seja o amor pelas nossas crianças.
Falando em dia de São Valentim, não deixem de conferir o tópico sobre o Valentine’s Day (clique para acessar) que foi feito com muito carinho aqui na nossa NuCommunity.
Que tal ajudar a disseminar o amor pelos livros e pela leitura praticando a doação de livros?
E como doar?
Existem diversas instituições que ajudam na coleta de livros para doação e sua distribuição, vale pesquisar as ações que existem na sua cidade. Para ajudar, o Instituto Pró-Livro mantém uma lista com entidades que recebem doações. Veja aqui:
Doação de Livros - Onde doar (Instituto Pró-Livro)
Esquecer um Livro
Existe uma outra prática um tanto inusitada de dar mais circulação aos livros e propiciar oportunidades de leitura, que é “esquecer”, deliberadamente, um livro em um lugar público para que ele possa ser achado e acolhido por outra pessoa. Na verdade, é comum ver ações por todo o Brasil incentivando a população a “esquecer” um livro em um espaço público de sua cidade, para incentivar a leitura. Essas ações costumam ocorrer no dia 25 de julho, dia do Escritor, mas não deixam de ser uma forma de doação também e vale a menção aqui.
E aí, o que acharam do tópico?