14/02 – Dia Internacional da Doação de Livros 📚

Olá, NuCommunity! :wave:

Hoje, 14 de fevereiro, vamos conversar um pouco sobre a importância do Dia Internacional da Doação de Livros! Continue lendo pra conhecer um pouco mais sobre essa data. :wink:

Antes de mais nada, expresso aqui meu agradecimento ao @ranielreis, que trouxe a ideia deste tópico, deixou ele muito mais bonito, além de trazer diversas contribuições no conteúdo. :heart_hands:


Origem da data

O Dia Internacional da Doação de Livros começou a ser celebrado em 2012, sendo que a ideia de ter um dia dedicado a isso foi pensada inicialmente por Amy Broadmoore, fundadora do blog Delightful Children’s Books (ou “Livros Infantis Encantadores”, em tradução livre) e do The Curious Kid’s Librarian (ou “A Bibliotecária das Crianças Curiosas”), que trabalhou em parceria com a colega blogueira Zoe Toft, fundadora do Playing by The Book (ou, grosseiramente, “Jogando Conforme o Livro”) para que fosse criada essa data.

A proposta é simples: fazer com que livros novos, usados, ou emprestados alcancem o máximo de crianças possível. É um voluntariado focado em propiciar o acesso das crianças aos livros, e com isto nutrir nelas o amor pelos livros e pela leitura. Pessoas de todo o mundo são, portanto, encorajadas a ajudar da forma como conseguirem, seja doando para caridades que façam a distribuição, seja comprando um livro novo para uma criança do seu círculo.

O movimento começou nos Estados Unidos, mas, hoje, é celebrado em mais de 44 países!

A importância da leitura

Eu já tinha falado sobre benefícios da leitura neste outro tópico (clique para acessar), mas vale repetir aqui:

Essa página do Instituto Pró-Livro coloca a leitura como “imprescindível para a formação humana plena, para o desenvolvimento de competências intelectuais e profissionais, para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento social e humano de nossa sociedade.”

E esta outra página lista diversos benefícios da leitura, como abaixo:

  • Estimula a criatividade
  • Exercita o cérebro
  • Melhora a concentração e a memorização
  • Amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais
  • Desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita
  • Desperta o senso crítico e a flexibilidade analítica
  • Transporta o leitor para outro universo.

Gesto de Amor :purple_heart:

Poder proporcionar esses benefícios a uma criança, ou a qualquer pessoa que não tenha acesso à leitura, é um gesto de amor. Não é à toa que o dia é celebrado no mesmo dia de São Valentim, afinal a ação também é sobre amor, seja o amor pelos livros e pela leitura, seja o amor pelas nossas crianças.

Falando em dia de São Valentim, não deixem de conferir o tópico sobre o Valentine’s Day (clique para acessar) que foi feito com muito carinho aqui na nossa NuCommunity.

Que tal ajudar a disseminar o amor pelos livros e pela leitura praticando a doação de livros?

E como doar?

Existem diversas instituições que ajudam na coleta de livros para doação e sua distribuição, vale pesquisar as ações que existem na sua cidade. Para ajudar, o Instituto Pró-Livro mantém uma lista com entidades que recebem doações. Veja aqui:
Doação de Livros - Onde doar (Instituto Pró-Livro)

Esquecer um Livro

Existe uma outra prática um tanto inusitada de dar mais circulação aos livros e propiciar oportunidades de leitura, que é “esquecer”, deliberadamente, um livro em um lugar público para que ele possa ser achado e acolhido por outra pessoa. Na verdade, é comum ver ações por todo o Brasil incentivando a população a “esquecer” um livro em um espaço público de sua cidade, para incentivar a leitura. Essas ações costumam ocorrer no dia 25 de julho, dia do Escritor, mas não deixam de ser uma forma de doação também e vale a menção aqui.

LinhaLapis

E aí, o que acharam do tópico?


Fontes
35 curtidas

Que conteúdo sensacional!

Fico muito feliz de ver uma pauta dessa na comunidade.

A leitura é fundamental em nossas vidas e vemos isso pelos benefícios que podem oferecer a quem tem um rico conhecimento em literatura, esse é um dia importantíssimo para quem puder, doar um livro e ajudar a espalhar o conhecimento, amor e respeito pelo mundo. Parabéns, Fernando! :purple_heart:

14 curtidas

Aqui em Mairinque tem um Projeto Chamado : Geladero, onde as pessoas colocam livros em uma Geladeira (Aquelas de Refrigerante) que foram doadas por uma Empresa da Região, a ideia veio do Projeto de um TCC de uma amiga.

17 curtidas

Que interessante @FernandoLacerda, não conhecia a data. Adorei! :blush: Confesso que desapego mais facilmente dos livros hoje, especialmente os que eu não acho que terei que fazer uma nova consulta no futuro. :blue_book:

15 curtidas

Também não conhecia a data, que bacana! :clap:

14 curtidas

Tópico ficou maravilhoso! Parabéns @FernandoLacerda!

Adorei a sinergia com o tópico do @ranielreis! Foi uma ótima ideia! :hugs::purple_heart:

15 curtidas

Que maravilha @FernandoLacerda! Amando os conteúdos sobre literatura :smiling_face_with_three_hearts:

14 curtidas

Não sabia dessa data , valeu

14 curtidas

Sensacional! Não sabia dessa data. Doar é um ato de amor! Adoreiii!!!

10 curtidas

Eu curti demais. Obg por postar aqui! Fiquei surpresa pela data específica, já doei muitos livros em minha vida, é uma sensação boa…

13 curtidas

Eu adorei esse tópico, a leitura é fantástica!

12 curtidas

Já separei tbm e doei um monte de livros que tinha.

10 curtidas

Parabéns pelo tópico @FernandoLacerda !! :clap: não conhecia a data.

Aqui na minha cidade tem uma pequena estante na estação onde as pessoas podem deixar e pegar livros quando quiserem.

8 curtidas

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. :open_book: :books: :notebook_with_decorative_cover: :closed_book: :blue_book:

7 curtidas

Não sabia dessa legal.

5 curtidas

Você sabe, meu amigo, que o crédito deste tópico é seu. Agradeço, mais uma vez, pela sugestão e pelo apoio.

Que legal conhecer essas iniciativas espalhadas por aí!!

Às vezes eu vivo esse conflito, hoje estou bem mais desapegado também.

É sobre isso também, esse gesto faz bem pra quem recebe, mas faz bem pra quem doa também

Ao saber que muitos aqui só vieram a saber da data através deste tópico, fiquei feliz de ter participado nessa descoberta. Eu mesmo também não conhecia até o Raniel trazer a ideia do tópico.

Obrigado, pessoal! :purple_heart:

9 curtidas