E você, o que lê?

Olá, NuCommunity! :wave:

Tudo bem?

Estava eu pensando por esses dias: a comunidade já tem tópico sobre filmes, tópico sobre música (quem não conhece ainda, dá uma conferida lá), que tal criar um tópico pra a gente conversar de tempos em tempos sobre livros? :books:

Estou, portanto, criando este tópico e de vez em quando eu vou aparecer aqui com uma provocação pra você nos contar sobre um livro. Topa?

Antes de introduzir a primeira provocação, vou falar um pouquinho aqui sobre o hábito da leitura.

Essa página do Instituto Pró-Livro coloca a leitura como “imprescindível para a formação humana plena, para o desenvolvimento de competências intelectuais e profissionais, para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento social e humano de nossa sociedade.”

Bacana, né? :clap:

E vejam só esses benefícios da leitura, que eu extraí daqui:

  • Estimula a criatividade
  • Exercita o cérebro
  • Melhora a concentração e a memorização
  • Amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais
  • Desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita
  • Desperta o senso crítico e a flexibilidade analítica
  • Transporta o leitor para outro universo

Não são o máximo? :purple_heart:

Sem mais delongas, vai aqui a primeira provocação. Essa é fácil, é pra quebrar o gelo e não vai nem precisar pensar:

Qual é o livro que você está lendo agora?
(se não estiver lendo nada, qual é o último que leu?)

Conta pra a gente um pouquinho sobre ele! Mas sem spoilers, claro :wink:.

(ou, se for inevitável :rofl:, proteja os usuários dos spoilers usando o recurso de desfoque)

45 curtidas

Oi, pessoal!

Puxando essa fila, o livro que eu estou lendo agora é Hereges de Duna.

Esse é o quinto livro da série Duna, de Frank Herbert. O primeiro livro (Duna) já foi parar nas telonas pelo menos duas vezes, já virou série pra TV e já inspirou jogos pra PC e console. Pra quem é fã de ficção científica, esse primeiro livro é praticamente leitura obrigatória.

O quinto livro se passa em um tempo já muitas gerações depois do primeiro, em um universo já totalmente transformado. Nem é tão central à história, mas o que eu estou achando riquíssimo nele e queria comentar aqui é a capacidade do autor em imaginar e descrever, ressignificados na forma de expressão cultural (artes plásticas, dança e moda, por exemplo), os hábitos, as roupas e as ferramentas que, lá no contexto do primeiro livro tinham toda uma razão de ser e eram essenciais para a sobrevivência do povo Fremen. Achei muito legal esse aspecto de retratar a transformação cultural que ocorre ao longo das gerações.

Não vou recomendar esse livro diretamente, recomendo o primeiro da série. Esse quinto é pra quem já foi fisgado pelos anteriores, de modo que dispensa recomendações, rs.

É isso, pessoal. Estou ansioso pra ver que outros livros vão aparecer por aqui.

26 curtidas

Topo, por que não? :nerd_face::books:

Atualmente, estou lendo o livro “Os Exilados da Capela”.

Os Exilados da Capela é um livro de 1949, de autoria de Edgard Armond, que foi secretário-geral da Federação Espírita do Estado de São Paulo. A obra faz parte de uma trilogia que pretende descrever a “História Espiritual da Humanidade”, da qual fazem parte ainda os títulos “Na Cortina do Tempo” e “Almas Afins”. :pray:t3::slightly_smiling_face:

25 curtidas

@FernandoLacerda excelente tópico, parabéns :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

Vamos lá ao que interessa, terminei de ler: Homo deus, de Yuval Noah Harari

O autor reflete como se dará o processo de evolução da humanidade nos próximos anos, complementando o seu best seller Sapiens, que mostrou como os humanos evoluíram para chegar até os dias de hoje.

Harari aponta que ao longo de toda a história 3 forças perseguiram os humanos: a fome, as pragas e as guerras. Essa tríade era o risco de vida de nós. Entretanto, esse cenário perde importância conforme a revolução científica permitiu o avanço da medicina, do padrão de vida e do funcionamento dos mercados. Superada a fome, as pragas e as guerras, qual seria o objetivo terrestre dos humanos?
Segundo Harari, passamos a perseguir outra tríade: felicidade, imortalidade e divindade.

Vale a leitura!

28 curtidas

Atualmente estou lendo Suzane: Assassina e Manipuladora, que narra os fatos anteriores e posteriores ao crime que chocou o país inteiro na virada do século.

O enredo dessa tragédia a maioria já conhece, mas o livro de Ulisses Campbell vai além e tenta explorar o contexto social e familiar em que os personagens dessa trama se encontravam na época. E, sem se limitar a eles, explora também o caso de várias outras criminosas que cruzaram com Suzane durante sua estadia na Penitenciária de Tremembé.

Eu adoro essas estórias de True Crime, mas sentia muita falta de conhecer mais desse universo nacional, acabamos privilegiando muito mais os conteúdos que vem de fora. Ulisses trás um refresco para nós nesse sentido e tem mais duas obras de assassinas famosas que estão na minha lista de leitura :smile:

23 curtidas

Coloquei na minha lista deste ano, você tá curtindo?

17 curtidas

Muito! A leitura flui e o tempo passa voando!

Eu adoro levar livros quando vou a algum lugar que preciso esperar, mas com esse é um pouco difícil, as pessoas ficam incomodadas, interrompem a leitura, perguntam porque estou “dando IBOPE para uma assassina” :roll_eyes:

As pessoas esquecem que por mais terrível e reprovável tenha sido o crime, a Suzane ainda é um Ser Humano como nós. Então devemos entender os caminhos que essa mente percorreu para chegar à conclusão de que a morte dos pais seria o caminho mais fácil para alcançar o que ela queria.

Quando aprendemos a identificar pessoas manipuladoras, conseguimos nos blindar e nos afastar antes que o pior aconteça. E acreditem, eles estão em maior número do que imaginamos :shushing_face:

22 curtidas

Me veio à mente Dahmer, uma série assustadora para muitos porque revela outras dimensões sobre uma pessoa atormentada pelos próprios demônios. Na real não queremos achar que psicopatas são seres humanos como nós, mas o centro emocional deles gira em torno dos seus próprios interesses, com componentes mórbidos e predatórios. E de qualquer forma precisamos criar uma imagem diferente dos humanos em geral, sobretudo para garantir que não seríamos esse tipo de pessoa.

E falar que um psicopata, pensa, ama, sonha, cria e deseja como todos nós é arrepiante pra geral. É assunto pra se chegar no máximo de interações do post, rsrsrsrs.

16 curtidas

No momento não estou lendo nenhum livro para contribuir, mas certamente o tópico me deu um bom incentivo, inclusive o assunto do @ClaudioSilvaDigital e da @Vittoria_Cunha levantou diversos pontos que me chamou bastante atenção.

Certamente vendo o diálogo de vocês me colocou um sinal de (!) na mente e vou procurar sobre esse livro, só uma dúvida, comprou na Amazon ou Mercado Livre? @Vittoria_Cunha

Desde já parabéns por ter levantado essa questão e parabéns ao @FernandoLacerda pelo tópico, porque logo de manhã me fez ter uma reflexão profunda sobre a mente humana. :wink:

15 curtidas

No momento nenhum, mas adoro um bom livro de investigação e claro leio várias vezes os da Saga Harry Potter!

16 curtidas

Precisei pesquisar mais até pra saber o que comentar. Muito bacana! Tipo de obra que eu me interesso pra abrir a cabeça.

Ainda não li nem esse, nem Sapiens. Já vi várias entrevistas com o autor, fiquei mega interessado. Certamente estão na minha lista!

Muito legal quando a gente pode, com calma, avaliar aquilo que não transparece na mídia, observar todo o contexto e compreender (não necessariamente aceitar) o que está em torno dos fatos.

É complicado mesmo, exige um pouco de grandeza conseguir filtrar as coisas e reconhecer o valor em conhecer e compreender (mais uma vez, não necessariamente aceitar) o que conduz aos acontecimentos.

É isso! Compreensão ajuda na nossa própria proteção :wink:

Que legal, Raniel. Bora colocar leitura na vida que vale a pena! :facepunch:

Adoro investigação! Harry Potter eu não cheguei a ler, não participei da onda do livro (mas vi todos os filmes e tenho certeza de que os livros são bem melhores :wink:). Também já li livros que dão vontade de reler diversas vezes, mas a pilha dos não lidos é tão grande que eu acabo não relendo nada, rs

16 curtidas

Conhece @FernandoLacerda:

21 curtidas

Se conheço?!!! Com certeza!!! Agora me levou lá pra a minha pré-adolescência…
Essa coleção era demais!!

18 curtidas

Comprei na Amazon, nesse link aqui.

Exatamente, até para aprendermos com o que aconteceu no passado e evitar que isso se repita no futuro :wink:

Caramba, destravou umas memórias aqui @FelipeMoraes. Lembro de ter lido esse O Rapto do Garoto de Ouro na 6ª série, uns bons 16 anos atrás :joy:

Adoro esse tipo de livro, me atiçou para explorar mais o gênero e me apaixonar pelos detetives clássicos da literatura, o Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle) e o Hércule Poirot (Agatha Christie).

16 curtidas

Clássicos na Escola, até marejou meu olho aqui. Lembrei da minha fêssora de Português nos apresentando a coleção e pedindo leitura.

16 curtidas

Tudo Bem!

ótima ideia Fernando, criar esse cantinho pra recomendações de livros :nerd_face:

por íncrivel que pareça, e nunca tinha lido nenhum da série ainda- só visto os filmes:

Estava de bobeira na casa da minha tia, e meu primo ganhou o box como presente de natal. começou ler a pedra filosofal e eu peguei nesse, deu até vontade de ler todos, quem sabe mais pra frente.

tenho os dois primeiros aqui e estão na embalagem desde 2019.
Vou tomar coragem e começar ler!

se você quer que as pessoas puxem assunto contigo, abra um livro qualquer e finja que está lendo… Realmente esse, as pessoas podem ver com maus olhos, mas azar o delas.

20 curtidas

A Câmara Secreta é meu favorito da saga, gosto do ar investigativo e de suspense que ele carrega. Esses dias teve uma exibição promocional do cinema desse filme, comemoração de 20 anos desde o lançamento e eu que assisti tudo em casa, tive uma experiência memorável :face_holding_back_tears:

Era para ser justamente o contrário, se tem uma pessoa lendo, não a interrompa, ela está claramente ocupada :joy:

17 curtidas

Demais mesmo!

Aproveitando esse ‘‘Gêrero’’

Esse é meu livro preferido:

Essa coleção entrega idades! :stuck_out_tongue:

Eu basicamente li todos os livros dela! Era meu maior passa tempo na adolescência, e agora estão lançando os filmes!

16 curtidas

O meu com toda certeza é Enigma do Príncipe!

15 curtidas

Ótimo tópico @FernandoLacerda! O tópico promove a leitura e ainda vai ter recomendações de leitura feita por outros membros, incrível!

Atualmente estou lendo esse livro:

Fala sobre uma criança que nasceu com deformidades em seu rosto causadas por uma doença. Ele foi uma criança bastante forte enfrentando bullying em todo momento de sua vida, principalmente na escola.

Esse livro nos deixa várias lições preciosas, como: Respeitar as diferenças, mostrar o quanto isso nos faz uma pessoa melhor no mundo.
E também mostra a força do pequeno Auggie ao lidar com o preconceito, isso me dá mais força para enfrentar qualquer tipo de ofensas por aí.

20 curtidas