Collab: @ClaudioSilvaDigital & @BigDan (Daniel Vinicius)
Dia Internacional da Educação
Em 2018 a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o dia Internacional da educação, desde então a data é comemorada todo dia 24 de janeiro (em alguns lugares comemora-se no dia 28 de abril) com o objetivo de reforçar a importância da educação para a paz e desenvolvimento mundial.
Para a ONU a educação tem que ser inclusiva, qualitativa e equitativa.
Com foco para que os países possam mitigar a desigualdade social e de gênero, quebrando o ciclo de pobreza que atinge milhares de pessoas pelo mundo.
A Educação é um direito garantido pela declaração dos direitos humanos.
Foi devido a sua importância que a ONU incluiu a educação como um de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para a ONU, a educação de qualidade é o seu quarto ODS (de um total de 17 ODS). Esse compromisso foi assinado por 193 países, dos quais o Brasil faz parte, e visa alcançar essas metas até o ano de 2030.
No que se refere à educação, o ODS 4 contém algumas das propostas a serem trabalhadas.
Confira as propostas: Sustainable Development Goal 4: Educação de qualidade | As Nações Unidas no Brasil
A Educação no Brasil tem várias facetas que precisam ser melhoradas, tanto o Estado como a iniciativa privada não conseguem atender às demandas urgentes de conteúdo e forma de se educar.
Com esta afirmação de Paulo Freire, podemos também entender que Escola Pública não tem a mesma finalidade e nem concorre com uma Escola Particular.
Se o Estado fosse mais eficaz e eficiente em prover uma Educação de qualidade e suprir as necessidades básicas da população nesta área, as Escolas Particulares não ocupariam este espaço com a finalidade maior de obter o lucro levando o conhecimento apenas para pessoas de poder aquisitivo alto.
O lucro sem oportunizar e criar condições de desenvolvimento às pessoas de baixa renda é mera ganância.
O Nubank vai na contramão desta rota e cumpre com o seu propósito de criar oportunidades às pessoas sem distinção de classe econômica, etnia ou gênero, colaboradores ou não.
Na área da educação promoveu diversos produtos ao longo destes anos e potencializou a Educação financeira com o jeito Nu de ensinar, o NuEnsina.
O programa educacional do Nubank tem conteúdos sobre educação financeira e investimentos com linguagem simples e descomplicada. O acesso é gratuito e pode ser feito pelo app do Nu.
Confira: NuEnsina: conheça sua nova forma de aprender sobre finanças - Nubank
Assim o Nu foca na Educação um projeto que não só dá oportunidade de um melhor controle da vida financeira, mas concretiza um dos pilares do seu propósito:
Possibilitar que você tenha um melhor controle sobre sua vida financeira.
Se você ainda não acessou a plataforma, corre lá e dê uma olhada. Agora se você já engajou com o NuEnsina, conta pra gente:
Enquete:
Já acessou o NuEnsina?
- Sim, já acessei
- Não sabia que existia
0 votantes
Qual conteúdo mais gostou do NuEnsina?
Você já utilizou alguma das dicas do NuEnsina no seu dia a dia?