24/01 - Dia Internacional da Educação

Collab: @ClaudioSilvaDigital & @BigDan (Daniel Vinicius)

Dia Internacional da Educação

Em 2018 a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o dia Internacional da educação, desde então a data é comemorada todo dia 24 de janeiro (em alguns lugares comemora-se no dia 28 de abril) com o objetivo de reforçar a importância da educação para a paz e desenvolvimento mundial.

Para a ONU a educação tem que ser inclusiva, qualitativa e equitativa.

Com foco para que os países possam mitigar a desigualdade social e de gênero, quebrando o ciclo de pobreza que atinge milhares de pessoas pelo mundo.

A Educação é um direito garantido pela declaração dos direitos humanos.

Foi devido a sua importância que a ONU incluiu a educação como um de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para a ONU, a educação de qualidade é o seu quarto ODS (de um total de 17 ODS). Esse compromisso foi assinado por 193 países, dos quais o Brasil faz parte, e visa alcançar essas metas até o ano de 2030.

No que se refere à educação, o ODS 4 contém algumas das propostas a serem trabalhadas.

Confira as propostas: Sustainable Development Goal 4: Educação de qualidade | As Nações Unidas no Brasil

A Educação no Brasil tem várias facetas que precisam ser melhoradas, tanto o Estado como a iniciativa privada não conseguem atender às demandas urgentes de conteúdo e forma de se educar.

Com esta afirmação de Paulo Freire, podemos também entender que Escola Pública não tem a mesma finalidade e nem concorre com uma Escola Particular.
Se o Estado fosse mais eficaz e eficiente em prover uma Educação de qualidade e suprir as necessidades básicas da população nesta área, as Escolas Particulares não ocupariam este espaço com a finalidade maior de obter o lucro levando o conhecimento apenas para pessoas de poder aquisitivo alto.

O lucro sem oportunizar e criar condições de desenvolvimento às pessoas de baixa renda é mera ganância.

O Nubank vai na contramão desta rota e cumpre com o seu propósito de criar oportunidades às pessoas sem distinção de classe econômica, etnia ou gênero, colaboradores ou não.

Na área da educação promoveu diversos produtos ao longo destes anos e potencializou a Educação financeira com o jeito Nu de ensinar, o NuEnsina.

O programa educacional do Nubank tem conteúdos sobre educação financeira e investimentos com linguagem simples e descomplicada. O acesso é gratuito e pode ser feito pelo app do Nu.

Confira: NuEnsina: conheça sua nova forma de aprender sobre finanças - Nubank

Assim o Nu foca na Educação um projeto que não só dá oportunidade de um melhor controle da vida financeira, mas concretiza um dos pilares do seu propósito:
Possibilitar que você tenha um melhor controle sobre sua vida financeira.

NuEnsina

Se você ainda não acessou a plataforma, corre lá e dê uma olhada. Agora se você já engajou com o NuEnsina, conta pra gente:

Enquete:

Já acessou o NuEnsina?

  • Sim, já acessei
  • Não sabia que existia

0 votantes

Qual conteúdo mais gostou do NuEnsina?

Você já utilizou alguma das dicas do NuEnsina no seu dia a dia?

32 curtidas

Que show de collab, @ClaudioSilvaDigital e @BigDan! Adorei o conteúdo que trouxeram para nós. :purple_heart:

Amei a dinâmica que trouxeram no NuEnsina, é bem organizado e separado por módulos, assim que você termina uma aula tem a opção de fazer um quiz baseado no conteúdo, isso é sensacional. Se tivesse a função de ganhar e colecionar figurinha virtual ao concluir os módulos, teria todos! :heart_eyes:

O módulo que mais gostei e utilizei foi o 3: O dinheiro a seu favor.

20 curtidas

Parabens pelo conteúdo no topico @ClaudioSilvaDigital e @BigDan. :clap::clap::clap::clap::clap::clap:.

Gostei do Crie novos hábitos financeiros.

Sim.

18 curtidas

Obrigado, @ClaudioSilvaDigital e @BigDan por trazer, na data de hoje, conteúdo sobre esse tema importantíssimo que é a educação.

Torço para ver, logo, o dia em que o imediatismo seja deixado de lado e investimentos estruturados, profundos e de longo prazo na educação sejam refletidos em planos e políticas públicas; só assim pra a gente mudar de patamar como nação, para muito melhor.

Sobre o tema da educação financeira que vocês destacaram na referência ao NuEnsina, vale complementar que, hoje, a educação financeira também é tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como se pode ver aqui:

Outro aspecto a ser considerado nessa unidade temática é o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, visando à educação financeira dos alunos. Assim, podem ser discutidos assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos. Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro. É possível, por exemplo, desenvolver um projeto com a História, visando ao estudo do dinheiro e sua função na sociedade, da relação entre dinheiro e tempo, dos impostos em sociedades diversas, do consumo em diferentes momentos históricos, incluindo estratégias atuais de marketing . Essas questões, além de promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos, podem se constituir em excelentes contextos para as aplicações dos conceitos da Matemática Financeira e também proporcionar contextos para ampliar e aprofundar esses conceitos.

Mas ainda levará alguns anos para vermos os efeitos dessa inclusão na BNCC refletidos na nossa sociedade (a inclusão foi em 2020). Com alguma sorte, veremos filhos educando os próprios pais, potencializando e antecipando esses efeitos.

Adorei o tópico! :purple_heart:

18 curtidas

Parabens pelo conteudo.

eu tenho acompanhando o Nu ensina e tem um conteudo fantastico lá.

16 curtidas

Sábias palavras e super concordo, @FernandoLacerda. :clap:

Concluí o ensino médio por volta de 2018 e senti muita falta de conteúdo voltado à educação financeira que é um tema importantíssimo, o que fazia era pesquisar um pouco a parte, mas é aquela coisa, é diferente de se ter em sala de aula onde podemos debater e aprender com a opinião do próximo.

Mesmo assim não é todos que tem acesso ou disponibilidade de tempo para buscar por uma educação financeira, ter isso nas escolas é fundamental, igualmente demais matérias.

16 curtidas

Show @ClaudioSilvaDigital ! Muito bacana o que nos trouxe :+1: !
Por mais incrível que pareça o Brasil tem muito mas, muito conteúdo de educação financeira gratuito e de fontes com credibilidade como CVM, Anbima, Ancord, os oficiais da [B]³, FGV etc… Acredite, lá fora não é assim não. Os conteúdos da FINRA (a Anbima dos EUA) é bem fraquinho. É fato que algumas universidades prestigiadas como Yale e MIT disponibilizam seus conteúdos em plataformas gratuitas. Esse de Yale é ministrado pelo Robert Shiller, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2013 e o do MIT é todo o semestre de Mercados Financeiros do MBA deles de 2008.
Hoje em dia não dá mais para reclamar de falta de conteúdo. Pelo contrário, é tanto conteúdo ruim que o trabalho é peneirar e garimpar o que presta.

16 curtidas

Conteúdo mais que excepcional e necessário na data de hoje, @ClaudioSilvaDigital e @BigDan :clap:

Temos muito chão pela frente ainda… :muscle:t2:

21 curtidas

O tópico e o conteúdo ficaram excelentes! Parabéns @ClaudioSilvaDigital e @BigDan!

E obrigado por compartilhar conosco! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::pray:t3::slightly_smiling_face::purple_heart:

15 curtidas

Conteúdo excelente! Parabéns!!! :clap: :purple_heart:

No Nu ensina, acho fenomenal a forma clara que explicam, tornando muito fácil o aprendizado. No meu caso, adorei o módulo que ensina sobre renda variável, pois ainda patino um pouco rs. :wink:

12 curtidas

“Se uma criança não aprende do jeito que ensinamos, temos que ensiná-la do jeito que ela aprenda”
Exatamente! e não se leva isso só para crianças, todos os dias aprendemos um pouco. e ultimamente tenho aprendido muito aqui na comunidade, sobre assuntos mais diversos.

Quando o assunto é mais focado, tenho dificuldade em aprender por conta, respondendo a pergunta: já acessei sim o nuEnsina, mas não finalizei as trilhas.

utilizo sempre, as vezes com algo que vi lá, mas foi reforçado na comunidade, no blog…

deixo uma frase que ouvi de um professor, e sendo eu das antigas, só aprendo assim, escrevendo:

O que eu escuto eu esqueço. O que vejo eu lembro. O que escrevo, eu aprendo

15 curtidas

Nem preciso comentar o quanto esse conteúdo e necessário parabéns @ClaudioSilvaDigital e @BigDan .
Sobre o Nu Ensina sempre estou de olho por la muitos ensinamentos :clap::clap::purple_heart::rocket:

9 curtidas

@ClaudioSilvaDigital obrigado pela oportunidade de realizar esse conteúdo em parceria com você.
Espero poder somar muito mais e poder cria outros conteúdo para a comunidade.
E que o conteúdo possa agregar e incentivar a todos a conhecer mais sobre educação financeira.

images

11 curtidas