Obrigado, @ClaudioSilvaDigital e @BigDan por trazer, na data de hoje, conteúdo sobre esse tema importantíssimo que é a educação.
Torço para ver, logo, o dia em que o imediatismo seja deixado de lado e investimentos estruturados, profundos e de longo prazo na educação sejam refletidos em planos e políticas públicas; só assim pra a gente mudar de patamar como nação, para muito melhor.
Sobre o tema da educação financeira que vocês destacaram na referência ao NuEnsina, vale complementar que, hoje, a educação financeira também é tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como se pode ver aqui:
Outro aspecto a ser considerado nessa unidade temática é o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, visando à educação financeira dos alunos. Assim, podem ser discutidos assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos. Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro. É possível, por exemplo, desenvolver um projeto com a História, visando ao estudo do dinheiro e sua função na sociedade, da relação entre dinheiro e tempo, dos impostos em sociedades diversas, do consumo em diferentes momentos históricos, incluindo estratégias atuais de marketing . Essas questões, além de promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos, podem se constituir em excelentes contextos para as aplicações dos conceitos da Matemática Financeira e também proporcionar contextos para ampliar e aprofundar esses conceitos.
Mas ainda levará alguns anos para vermos os efeitos dessa inclusão na BNCC refletidos na nossa sociedade (a inclusão foi em 2020). Com alguma sorte, veremos filhos educando os próprios pais, potencializando e antecipando esses efeitos.
Adorei o tópico!