5 cursos preparatórios e gratuitos para concurso público

Oi, comunidade!
Bom dia! :sunflower:

Ontem, num papo privado com o @BrunuF começamos a falar sobre concurso público e compartilhei com ele um material disponível, gratuitamente, na plataforma de um bom curso preparatório.

Então, achei por bem vir compartilhar aqui publicamente, pois pode vir a ajudar outras pessoas que estejam começando ou queiram começar essa trajetória para conquistar uma vaga no serviço público.

São cursos básicos do Gran Cursos com as cinco disciplinas mais cobradas na maioria dos concursos públicos, especialmente na área administrativa.

Seguem os links abaixo:

PORTUGUÊS:

INFORMÁTICA:

RACIOCÍNIO LÓGICO:

DIREITO ADMINISTRATIVO:

DIREITO CONSTITUCIONAL:

Bons estudos! :writing_hand:t5: :books: :computer: :trophy:

39 curtidas

Obrigado por compartilhar @andrezzacastro78 tópico super valido, irei compartilhar com meus amigos. :clap:t5: :purple_heart: :heart_eyes:

15 curtidas

Já tive meu tempo de concurseiro. Passei em quase todos e fui classificado em boa parte a nível municipal, estadual e federal. Nunca me inscrevi nesses cursos preparatórios, sempre estudei de forma autodidata. Mas reconheço que meu desempenho poderia ser melhor fazendo cursos especializados.

17 curtidas

Arrasou! Obrigado por compartilhar com a gente. :handshake:

15 curtidas

Muito bem @andrezzacastro78, obrigado por compartilhar! :handshake:

18 curtidas

Obrigado por compartilhar! Parabéns, pela iniciativa! :purple_heart:

11 curtidas

Chegou na hora certa @andrezzacastro78, obrigado por compartilhar!

13 curtidas

Bom demais. :heart_eyes:
Conhecimento nunca é pouco.

Deixa eu contar uma coisa para vocês.

Estou na educação a bastante tempo, sou da nova geração e muita coisa mudou com a Pandemia, muitos professores precisaram adaptar suas rotinas que vinham de anos sendo na mesma direção.

Então, o conselho que dou para quem é jovem, experiente ou idoso. Independente. Conhecimento nunca é pouco. Eu ensino os mais velhos a usar, a tecnologia, pois sempre tem algo novo mudando. E eles me ensinam coisas novas ou praticas que nunca me passou pela cabeça e que facilita o meu serviço e o deles. E uma troca mútua.


Você! :index_pointing_at_the_viewer:

O que eu peço, jovens (16 a 25 anos) tenham paciência com os mais experientes, pois você não sabe de tudo. Não sabe nada na verdade. E independente sabendo ou não usar tecnologia (ex: computador, celular), todos nós temos algo a aprender todos os dias.

O conhecimento é ilimitado. Mas, a paciência é algo individual. Totalmente seu.

Se você quer fazer a diferença, quer ensinar = quer aprender. Então, chama aquela pessoa que tem dificuldade, deixa eu te mostrar aqui como faz e dê atenção. Pois, um dia aquela pessoa pode te surpreender com um bolo caseiro por exemplo com algo que você gosta ou qualquer outra especialidade que ela/ele tem.

Sim, isso é real. Não vou contar em detalhes, pois vai ficar muito longo. E todo dia é dia de aprender.

Bora #sabadou

16 curtidas

Ótima dica @andrezzacastro78 :clap: :clap: :clap:
Obrigado por compartilhar com a gente!

E para quem está se preparando para concursos, bons estudos!

13 curtidas

Excelente contribuição!

9 curtidas

Arrasou @andrezzacastro78 , parabéns pela iniciativa! :purple_heart:

Parabéns!

Isso.

13 curtidas

Maravilha!
Que seja útil pros seus amigos, @guilhermereistg e pra você, @LuisGuilhermee.

Eu já fiz essa caminhada de concurseira por 1 ano e meio até conseguir a minha aprovação, em 2010 e este ano, resgatei a concurseira que dormia, enquanto a concursada vivia a vida. rss :slight_smile:
Conheço o caminho e sei que com dedicação, foco, fé e paciência, é possível alcançar.
Os tempos são outros. O nível de dificuldade das provas e de conhecimento dos concurseiros está bem mais alto que há 14 anos. Mas, sei que é possível.
Concurseira/o só tem dois destinos: “ou desiste ou passa”.

@LuisGuilhermee, Se precisar de alguma ajuda, incentivo, conversar sobre concurso, pode entrar em contato.

13 curtidas

Parabéns, @Edson_Bezerra!! :clap:t5: :clap:t5:
Quando eu fui concurseira entre os anos de 2008 e 2010, eu era matriculada num curso de estudo reverso (na época, eu nem conhecia esse termo) de Dir. Administrativo e Constitucional. O professor mandava no início da semana, um arquivo em PDF com o assunto e outro com questões pra gente ler e responder em casa. No sábado, tínhamos 2h de aula presencial, sendo uma pra cada disciplina, onde ele resolvia as questões, dando uma senhora aula baseada em cada resposta correta e nas opções erradas. Aprendi bastante com aquele método.
O restante das disciplinas, eu estudava em casa também, por livros, apostilas e em cursos de DVD que eu comprava dividindo com os amigos. Na época, a Internet não era esse mundo de conhecimento que é hoje, nem eu tinha banda larga ainda.
Hoje, são outros tempos, há muito conteúdo disponível na Internet. Pra quem pode e pra quem não pode pagar. Percebo um nível muito mais alto dos concurseiros e retomo a jornada, ciente de que preciso de um nível de entrega maior. Não sei nem como isso será possível, porque realmente eu me dediquei bastante quando prestei naquela época.
E pra complicar, hoje, temos as redes sociais, essa areia movediça, esse canto da sereia. rss :slight_smile:

8 curtidas

Muito obrigado @andrezzacastro78 , chegou em boa hora, vou fazer um concurso municipal, estava procurando materiais de estudos e esse seu vai me ajudar muito. :blush::+1::clap:

9 curtidas

Por nada, pessoal!
Que possa chegar a quem precisa!

Já usei (e uso) muito material gratuito pra obter conhecimento. Hoje, com a Internet dá pra gente ir garimpando muita coisa relevante.
Dá mais trabalho, é verdade. Mas, é possível encontrar conteúdo de qualidade e gratuito na Internet.
Acho que quando pagamos por um curso hoje na Internet, é mais pela organização do material do que por uma melhor qualidade especificamente.
Hoje, eu sou matriculada num curso preparatório e a maior vantagem pra mim é essa, ter tudo organizado numa plataforma, ferramentas pra nos ajudar a medir o nosso desempenho, comunidade, tira-dúvidas, enfim.
Mas, tudo isso, temos gratuitamente na Internet também, só que espalhado. E tempo é um recurso cada vez mais valioso.

Mas, pra quem não pode pagar ou mesmo podendo e está começando a caminhada, eu acho super viável consumir o que está disponível gratuitamente. Até pra ir avaliando e escolhendo o que melhor lhe convém e também pra ver se é isso mesmo que a pessoa quer, antes de investir uma grana e depois correr o risco de abandonar.

12 curtidas

Que coisa boa, @Darlan_Fonseca!
Desde já, desejo bons estudos, determinação, foco e paciência com o processo! :raised_hands:t5:

9 curtidas

É verdade, @Lucas.R!
Aprender é muito bom! Nos transforma, amplia a nossa visão de mundo.

Parabéns pela sua entrega! Com certeza, está fazendo história na vida dessas pessoas!
Eu não sou professora, mas trabalho no setor administrativo de uma instituição de ensino no interior e atuo num projeto social daqui também e é realmente muito gratificante poder fazer parte da caminhada dessas pessoas. É muito bom trabalhar com gente! É muito bonita essa troca.

Ah, conte-nos mais. Não tenho dúvidas de que você já foi surpreendido muitas vezes com manifestações espontâneas de carinho, com cheiros, sabores e cores.

9 curtidas

Que belo incentivo é sua jornada de concurseira. Obrigado pelo apoio! :heart_eyes:

14 curtidas

Ótimas dicas para o futuro!

9 curtidas

Que demais @andrezzacastro78 :clap:t4:

Nosso bate papo se tornou em um tópico valioso! 🫶🏽😁

11 curtidas