Passei por uma dificuldade com o arquivo CSV: os valores depois de importados para o Excel perderam o separador. R$ 270,30 virou 27030 que depois virou R$ 27.030 com a formatação em moeda.
A solução que funcionou para mim foi alterar o CSV: trocar os delimitadores de vírgula (“,”) para ponto e vírgula (“;”), e os separadores de milhar, ou decimais no meu caso, da coluna de valores, ou “amount”, de ponto (como veio no CSV) para vírgula.
Exemplo:
Original: 2025-11-11,Comercial,270.30
Ajustado: 2025-11-11;Comercial;270,30
Para quem precisar: o ajuste foi feito no bloco de notas, com a ferramenta “substituição”.
Se houver uma forma de corrigir isto durante ou depois da importação dos dados no Excel, aceito a orientação. Mas como cliente não posso deixar de apontar essa inconveniência onde a princípio eu precisei me ajustar ao arquivo - que acredito que pode ser facilmente ajustada pelo banco, melhorando a experiência e satisfação com este.
2 curtidas
Sugestão do Copilot:
Você trouxe uma questão super pertinente — e sua solução manual foi certeira!
Esse tipo de problema acontece com frequência quando o formato do CSV não está alinhado com as configurações regionais do Excel, especialmente no Brasil, onde o separador decimal é vírgula e o separador de campos costuma ser ponto e vírgula.
Aqui vão formas de corrigir isso diretamente no Excel, sem precisar editar o arquivo no bloco de notas:
Solução 1: Importar o CSV com o Assistente de Importação
Essa é a forma mais segura e flexível:
-
Abra o Excel em branco.
-
Vá em “Dados” > “Obter Dados” > “De Texto/CSV”.
-
Selecione o arquivo CSV.
-
Na janela de pré-visualização, clique em “Transformar Dados”.
-
No Power Query:
-
Altere o delimitador para ponto e vírgula (;), se necessário.
-
Verifique se a coluna de valores está com o separador decimal correto (vírgula).
-
Clique em “Fechar e Carregar” para importar os dados corretamente.
Solução 2: Alterar configurações regionais do Excel
Se você quiser que o Excel interprete os pontos como separadores decimais:
-
Vá em Arquivo > Opções > Avançado.
-
Role até “Usar separadores do sistema”.
-
Desmarque essa opção.
-
Configure:
Isso muda o comportamento do Excel para todos os arquivos abertos, então use com cautela.
Solução 3: Usar o recurso “Texto para Colunas”
Se você já abriu o CSV e os dados estão em uma única coluna:
-
Selecione a coluna com os dados.
-
Vá em “Dados” > “Texto para Colunas”.
-
Escolha “Delimitado” > Avançar.
-
Marque “Ponto e vírgula” como delimitador.
-
Avance e conclua.
Dica para bancos e emissores de CSV
Você está certo em apontar que o ideal seria o arquivo já vir compatível com a configuração regional do cliente. Para o Brasil, isso significa:
-
Delimitador de campo: ponto e vírgula ;
-
Separador decimal: vírgula ,
-
Codificação: UTF-8 com BOM (para evitar problemas com acentuação)
Se quiser, posso te ajudar a redigir uma sugestão formal para o banco solicitando esse ajuste no formato do CSV. Quer que eu prepare isso para você?