Alguém mais está a par do que está acontecendo com o Iridium IRDM11? O que vocês pretendem fazer a respeito?
Eu tenho poucas cotas, então vou esperar para ver no que dá.
Alguém mais está a par do que está acontecendo com o Iridium IRDM11? O que vocês pretendem fazer a respeito?
Eu tenho poucas cotas, então vou esperar para ver no que dá.
Olá, @maryness!
Eu não tenho deste fundo, mas com o seu post eu fui olhar de curioso.
Acho que a principal pergunta que você tem que se fazer é: “Eu investiria em um fundo imobiliário cuja carteira (e a política de investimentos relacionada) seja composta pelo agrupamento das carteiras do IRDM11 e do IRIM11?”
Se a resposta for afirmativa, acredito que seria o caso de considerar segurar mesmo, aguardar as assembleias e a distribuição das novas cotas e da amortização.
Importante ter em mente que da amortização vai ser descontado o imposto sobre eventual ganho de capital da venda das cotas do IRDM11. A venda será pelo valor da cota patrimonial, descontando o dividendo distribuído no mês em que ocorrer a venda.
É importante também você já deixar fácil o seu controle do custo médio, para informar quando for o momento. Caso contrário, o imposto vai ser recolhido considerando que você comprou no preço histórico mais baixo da cota do IRDM11.
===
Ainda, considerando que a cota de mercado está abaixo da cota patrimonial, se eu tivesse poucas cotas e o meu objetivo fosse seguir para o IRIM11, eu avaliaria se não seria o caso de já vender o IRDM11 e usar o dinheiro para comprar IRIM11. Isto para não ter que lidar com frações, além de potencialmente postergar o recolhimento do ganho de capital (ou parte dele). Não sei qual foi o seu custo de aquisição, mas a venda do IRDM11 a mercado poderia ser uma forma de reduzir (ou eliminar) o ganho de capital (e o imposto relacionado). Mas não é dinheiro de graça! Se fizer isto, o custo de aquisição do IRIM11 também vai ser mais baixo, e portanto terá, futuramente, um ganho de capital maior quando eventualmente vender as cotas do IRIM11. No fim, deve dar na mesma, vez que ambos estão com a cota a mercado cerca de R$ 20 abaixo da cota patrimonial.
Obrigada pela resposta @FernandoLacerda , foi muito informativa!
Pelo que entendi, os dois fundos serão juntados e o IRDM11 deixará de existir.
Os cotistas do IRDM11 receberão cotas do IRIM11 e um valor em dinheiro.
Eles alegam que essa fusão irá deixar esse único fundo melhor. Sou leiga no assunto então não posso dizer nada.
Como tenho poucas cotas caso haja alguma perda não vai ser grande coisa.
Então vou esperar para ver.
Mas valeu pelas dicas sobre o imposto!