Boa tarde! Estou com uma dúvida sobre o desconto do imposto de renda sobre o valor investido na caixinha de emergência.
Temos a seguinte informação:
O desconto de IRRF na Caixinha do Nubank é feito na fonte sobre os rendimentos, com alíquota regressiva que diminui conforme o tempo de aplicação. A alíquota começa em 22,5% para aplicações de até 180 dias e cai para 20% (181 a 360 dias), 17,5% (361 a 720 dias) e 15% (acima de 720 dias).
Entretanto, acabei de notar uma queda no valor total de investimento, que se teve de um vencimento RDB expirado no prazo de um ano, e reaplicado automaticamente. Minha dúvida é a seguinte: se toda a aplicação e finalizada no prazo de um ano e reaplicada novamente, quando chegaremos no percentual de 15% (acima de 720 dias), de aplicação constante?
Após a reaplicação do valor, é contado o tempo do zero, ou é considerado o tempo total que o dinheiro está aplicado? O aplicativo não é Claro o suficiente quanto ao percentual de imposto que estamos pagando nas aplicações. Se ele é decrescente com o passar do tempo de investimento, isso deveria ser expresso de maneira mais clara, objetiva e transparente para a boa compreensão dos clientes.
As caixinhas “comuns” do Nubank costumam ter prazos de depósito que superam ligeiramente os 720 dias, assim, têm o potencial de atingir a alíquota de 15% se o dinheiro for mantido até o vencimento do título.
Quando o título vence, o dinheiro é resgatado, o imposto recolhido, e o restante é reinvestido, começando a contar o tempo do zero novamanete.
Se você está falando de títulos da caixinha com vencimento em 1 ano, imagino que esteja falando de alguma caixinha promocional, com rendimento superior a 100% do CDI. Neste caso, acaba ficando limitado na alíquota mesmo, nunca atingindo os 15%.
No caso a dívida é a respeito das caixinhas de 100% de rendimento do CDI.
Todo mês depósito um valor, já possuo um valor expressivo. Entretanto, dentro do valor total, 5 mil desde valor saiu como vencimento RDB, e foi reaplicado em seguida. Só que se a caixinha passa por esse limite de tempo de um ano, toda aplicação individual deveria passar pelo mesmo processo após um ano. O que não entendi é porq apenas esse valor, dentro da mesma caixinha, teve este tempo de vencimento. Não foi informado nada de prazo quando depositei este valor. Sinceramente, não vejo sentido algum nisso.
Poxa, Paulo. Estou estranhando esse prazo de 1 ano pra esse depósito aí. O que pode ter acontecido é você, em algum dos depósitos, ter deixado o dinheiro “trancado” (sem possibilidade de resgate) por um ano, mas daí para aquele depósito você provavelmente teria recebido uma rentabilidade maior que os 100% do CDI. Você se lembra de ter feito essa opção alguma vez?
Mas dá uma conferida nos depósitos que você tem nessa caixinha, você sabe acessar essa lista? Talvez varie de app pra app, mas aqui eu acesso assim: entro na caixinha, localizo a seção “Investimentos nesta caixinha” e vejo listado ali “RDB Resgate Imediato” (no meu caso eu só tenho esse tipo de RDB). Clico ali e, na tela seguinte, " Detalhes dos depósitos", daí chego numa tela em que consigo ver cada depósito individualmente, a data de aplicação, a data de vencimento, quanto foi investido originalmente e se já teve saques parciais, entre outras informações. Os prazos dos meus aqui são todos 2 anos.
Exatamente, estou estranhando da mesma maneira que você. Todo o saldo é referente a mesma caixinha de emergência, com resgate imediato, 100% do CDI. Consigo consultar todo o saldo e aplicações individuais pelo histórico de movimentação. Por este mesmo motivo constatei que apenas essa aplicação de 5 mil na mesma caixinha, teve um prazo de vencimento, realizei aplicações mais antigas (dentro da mesma caixa), que não teve vencimento algum. Vou olhar se consigo ligar na nubank pra me explicarem o motivo. Ou retiro valor e invisto em outra instituição. Agradeço a atenção!
Até onde vi, toda caixinha (RDB) do Nubank tem vencimento de 2 anos, caindo na alíquota de 15% por ultrapassar levemente os 720 dias necessários (assumindo que não faça resgate até o vencimento).
Isso vale para as Caixinhas normais, caixinhas trancadas, turbo e troco turbo.
Então é estranho que tenha sido reaplicado em 1 ano, a não ser que vc tenha feito uma reaplicação manual.
Outras instituições financeiras oferecem CDB/RDB com prazos menores ou maiores. Pra quem não pretende usar os recursos, quanto maior o prazo é melhor, pq são juros compostos (juros sobre juros).
Já na reaplicação, os impostos vão pro governo e não vão render mais pra vc.
A título de comparação, os CDBs de liquidez diária do BB pagam 98,50% do CDI, com vencimento em 5 anos. Como os 15% de IR só será cobrado após 5 anos, talvez até supere os 100% do CDI da Caixinha normal do Nubank se considerar que a cada 2 anos o Nubank tira os 15% do IR.
Os cofrinhos do Itaú rendem 100% do CDI com resgate imediato com vencimento em 5 anos, também é bem melhor que as caixinhas do Nubank para quem pretende deixar o dinheiro guardado por causa dos juros compostos rendendo e ter o desconto do IR apenas no vencimento caso não resgatar antecipadamente.
O Nubank deveria atualizar aumentando o prazo de vencimento para 5 anos também, seria uma boa para reserva de emergência.