Tabela IR sobre investimentos e reaplicações

Sou cliente Ultravioleta, porém sou uma “investidora” conservadora e mantenho um valor parado na NuConta, que ao menos rende mais do que a poupança. Tenho esta conta desde 2017 e há anos faço depósitos nela em datas aleatórias.

Sei da tabela regressiva do IR e gostaria de entender qual % do IR está sendo cobrada sobre cada um dos meus depósitos (exemplo: aqueles R$ 1000,00 aplicados em 2017 está com IR de 15% mesmo, ou foram reaplicados e já voltaram a ter IR de 22,5%)?

Entrei em contato com o Nubank e me informaram que não têm esses valores. Sinto que falta transparência se não tenho como saber exatamente qual a % de IR está sendo cobrada sobre o meu dinheiro.

Eu acreditava que após 720 dias todos os valores ficaram com IR a 15%, mas li em algum lugar que o Nubank pode simplesmente reaplicar os valores automaticamente, inclusive antes dos 720 dias. Alguém pode me explicar como funcionam essas reaplicações? Eu não tenho mesmo como saber como/quando o meu dinheiro foi reaplicado?

2 curtidas

@ela_dani_ela, seja bem-vinda à Comunidade!

Cada dinheiro que entra na conta, o Nu aplica em RDB com prazo de 722 dias. Ou seja, é um depósito com tempo suficiente para alcançar a alíquota de 15%, mas logo depois que atinge essa alíquota ele já vence. Isto significa que, quando ele vence, ocorre o resgate, o recolhimento do IR sobre o rendimento, e o que sobrou é novamente aplicado em um novo RDB com prazo de 722 dias. Nisto ele volta a contar o tempo do zero…

Eu não achei aqui um caminho para ver a lista de depósitos da conta, mas você consegue sim ver todos os seus depósitos ativos (com detalhes de quando foram feitos e de quando vencem). O jeito que eu dei aqui foi:

• Na tela inicial, clicar na lupa
  • Buscar por “depósitos”
  • Vai aparecer um botão (desenho de um porquinho) com os dizeres “Lista de Depósitos na Conta”

Veja se consegue acessar os seus daí. :wink:

Uma observação importante: se você movimenta muito a conta (dinheiro entrando e saindo), o Nubank normalmente resgata do depósito mais antigo. Eu acho isso péssimo, e é por isso que não mantenho dinheiro na conta, assim que entra já vai pra a caixinha, que tem uma regra mais razoável de resgate. Isso que acontece na conta vai, aos poucos, minando as chances dos depósitos mais antigos alcançarem alíquotas menores, transformando-os em depósitos mais novos.

12 curtidas

O nubank reaplica o valor a a cada 2 anos chegando a 15% do IR de acordo com a tabela regressiva, e logo após é reiniciado começando em 22,5% do IR mais o IOF caso resgatar nos primeiros 30 dias

Em relação ao resgatar automaticamente antes dos 2 anos, isso ocorre com as caixinhas turbinada que precisa bater a meta mensal do valor investido/movimentado para continuar com o rendimento turbo, caso o contrário o valor é resgatado e reaplicado em uma caixinha rendendo 100% do cdi até atingir a meta novamente para voltar a ter o rendimento turbinado, mas esse resgate automático e reinvestimento não se aplica as caixinhas reservas de emergência ou as caixinhas que foram criadas

2 curtidas

Uma sugestão para o nubank melhorar, seria aumentar o prazo de vencimento das caixinhas para 5 anos, igual os cofrinhos do banco Itaú

Pra quem usa o nubank para reserva de emergência a longo prazo isso é bem ruim ter as caixinhas com vencimento curto de 2 anos, bem abaixo da média dos bancos que tem vencimento em 3, 4 e até 5 anos

Quanto maior o vencimento mair o rendimento dos juros compostos trabalhando, porder adiar o pagamento do IR por mais tempo, acho 2 anos um prazo muito curto para ficar pagando IR de 2 em 2 anos sem poder permanecer com os investimentos nos 15% do IR por mais tempo igual nas outras instituições.

Espero que o time do nubank aumente o vencimento das caixinhas.

4 curtidas

investir por muito tempo em renda fixa é tesouro direto, sem conversa

ou ações, um mix é válido, sobre a reaplicação eu já tinha visto, porém nunca cogitei usar as caixinhas como investimento, elas são caixas pra fluxo como se fosse uma carteira virtual mesmo

6 curtidas

Tesouro IPCA+ 2029: IPCA + 7,54% a.a é uma boa.

Sem conversa. :joy:

1 curtida

Se eu entendi a pergunta:

Não, cada depósito é separado, cada um com seu prazo até chegar ao IR 15%

Ou seja se depositou 1k reais em 2023 ele terá 15% IR, mas o que depositar em 2025 terá o IR mais alto. Não junta tudo não. Você enxerga o saldo junto e somado, mas na prática são vários depósitos RDB separados, cada um com sua data de IR.

Toda renda fixa funciona assim, incluindo CDB, Tesouro direto, etc.

Se fosse fácil assim eu depositava 1 real num monte de CDB e tesouro e ia depositando aos poucos o restante para pagar 15% em tudo.

1 curtida

Acho que me expressei mal hahahaha, desculpa.
Sei que os IR são diferentes a depender da data de depósito.
A dúvida era mais sobre a reaplicação mesmo. Por exemplo: após os 720 dias com IR a 15%, quando é que o Nubank reaplica, e ele volta pro IR a 22,5%? Pelo que responderam aí, é no 722 dia… ou seja, só por 2 dias que meu dinheiro rende com o IR a 15%? Acho meio injusto.

1 curtida

O público do nubank maior parte usa as caixinhas como investimento, são pessoas que saiu da poupança pra ter um rendimento melhor

Então para essas pessoas as caixinhas tendo um prazo de vencimento maior faz toda a diferença no rendimento a longo prazo.

2 curtidas

Obrigada pela resposta e pela dica com as caixinhas!
Consegui acessar como indicou.
Só acho injusto que o dinheiro só fique então por poucos dias rendendo com a taxa do IR a 15% (é isso mesmo que entendi?). Não deveria ser assim, deveríamos alcançar os 15% e ficar assim pra sempre hahaha.

1 curtida

Não é bem assim, @ela_dani_ela . A alíquota de 15% vai incidir sobre o rendimento daquele depósito obtido ao longo de todos os 722 dias, não é só sobre o que rendeu naqueles 2 últimos dias. Quanto a isso, fique tranquila. Mas, realmente, o depósito novo volta pra a alíquota maior e começa tudo outra vez. Esse negócio de resgatar, recolher o IR e reinvestir acaba tendo um efeito similar ao come-cotas dos fundos de investimento. Melhor seria se fossem depósitos mais longos, como sugeriu o colega @Renaato , mas eu já fico satisfeito que sejam depósitos que, efetivamente, cheguem aos 15% se a gente deixar o dinheiro quieto lá…

Feliz em ajudar :purple_heart:

4 curtidas

Agora entendi.

1- Vamos supor que depositou R$ 1000 em 01/01/2023

2- Em 01/01/2025 Nubank fará resgate automático, e descontará 15% do lucro obtido:
Rentabilidade bruta: R$ 1.291,80
Imposto: R$ 43,77 (15% sobre lucro bruto R$ 291,80)
Valor final líquido: R$ 1.248,03

3- Nubank reinveste os R$1.248,03, mas agora zerando o contador de novo dos dias. Nos próximos 179 dias, se sacar terá IR de 22,5% do que passar os R$1.248,03, não que vai cobrar de novo em cima 2 impostos.

4- Vamos supor que você só deixou 90 dias esse valor na conta e sacou tudo depois:
R$1.248,03
Lucro bruto em 90 dias: R$39,79
IR (22,5%): R$8,95
Lucro líquido: R$30,84
Valor final líquido: R$1.278,80

Imposto sempre no novo lucro.

• Valores arredondados e simulados
1 curtida

Explicou muito de forma clara! Obrigada.

4 curtidas