Depois de alguns anos de espera, usuários dos cartões Nubank poderão em breve fazer pagamentos por aproximação utilizando seus smartphones. A fintech brasileira estaria desenvolvendo uma solução própria de transações via NFC através de seu app.
Após uma dica anônima, o TecMundo conseguiu identificar alguns segmentos no código do app do Nubank que indicam o desenvolvimento de tal ferramenta. Na tela de cartões virtuais, por exemplo, existe a opção de ativar e desativar o pagamento por aproximação.
Inspecionando o APK do app do Nubank, encontramos esse segmento de código
É importante notar que o código do app fala explicitamente em cartão virtual quando traz essa opção de ativação do pagamento por aproximação. O Nubank tem um código bem similar nas configurações de cartões físicos, mas a presença desse elemento dentro do segmento dos cartões virtuais indica que o app da fintech realmente chegou a testar de alguma maneira a opção de pagamento por aproximação com o celular, e não apenas com o cartão de plástico.
Outro vestígio encontrado nessa mesma versão traz uma mensagem de aviso bem sugestiva: “aproxime ao POS antes que o tempo expire”. Isso deve ser algum tipo de alerta que apareceria na tela do smartphone quando o usuário iniciasse um pagamento por aproximação via app sem colocar prontamente o aparelho junto da máquina de cartões do estabelecimento comercial.
“Aproxime ao POS antes que o tempo expire”
Por fim, existe um pacote ou uma pasta inteiramente dedicada a elementos para as funcionalidades NFC no app. Conseguimos inclusive extrair ícones correspondentes com o padrão usado internacionalmente para indicar pagamentos por aproximação.
Nubank já tinha ícones padronizados no seu APK para suposta nova funcionalidade
O pacote com todas essas indicações foi publicado na Google Play Store pela empresa nas versões 5.44.87 (11/04/2020) e 5.45.23 (17/04/2020) do seu app para Android. Contudo, no dia 25 deste mês, a versão 5.45.41 já não tinha mais esses elementos.
Podemos supor que a equipe de desenvolvimento do Nubank percebeu que deixou escapar uma versão de testes interna na Play Store e, poucos dias depois, tratou de substituir o código por algo que não contasse com esses vestígios.
Seja como for, nas duas versões que traziam elementos relacionados ao pagamento por aproximação com o celular, não parecia existir código suficiente para tornar esse recurso funcional a ponto de usuários comuns notarem algo na interface do Nubank para Android.
Também não havia recursos que pudessem tornar o app da fintech a ferramenta padrão de pagamentos no Android, substituindo o Google Pay ou outra aplicação concorrente que o usuário pudesse ter.
Pasta inteiramente dedicada a elementos relacionados ao pagamento via NFC pelo appEra esse o plano desde o início?
O Nubank sempre se posicionou como uma instituição financeira moderna em sua comunicação com os clientes e a imprensa. Desde que começaram a surgir as primeiras carteiras digitais para pagamento por aproximação no Brasil (Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay), contudo, os usuários do “roxinho” passaram a reclamar da falta de compatibilidade com essas aplicações.
As respostas do Nubank acerca do tema foram ficando um tanto obscuras, até que foi lançado o cartão de plástico com pagamento por aproximação. A partir daí, a fintech começou a orientar que seus clientes aproveitassem esse recurso quando eles pediam para usar seus cartões em Google Pay e afins.
Com essas revelações no código do app, talvez tenhamos uma resposta para toda essa demora em adotar os pagamentos via celular. O Nubank poderia estar esse tempo todo planejando ter sua própria solução de pagamento por aproximação para evitar ter que dividir com Google e Apple a já pequena fatia que a fintech pega para si a cada pagamento processado com seus cartões.
O TecMundo fez contato com o Nubank, mas a empresa não chegou a confirmar exatamente quais eram seus planos para esses segmentos de código em seu app para Android. Confira o posicionamento completo da fintech.
No Nubank, estamos sempre em busca de oportunidades para melhorar a experiência dos nossos clientes. Por isso, trabalhamos constantemente em busca de novas soluções e funcionalidades para melhorar nosso aplicativo. Isso, no entanto, não significa que as ideias pesquisadas e testadas serão efetivamente disponibilizadas aos nossos consumidores, nem que haja qualquer previsão de lançamentos nesse sentido no momento.
Fernando Drummond colaborou com a inspeção técnica do código.
Fonte: TecMundo