ARTIGO: Venda casada em instituições financeiras

Venda casada em instituições financeiras: o que você precisa saber (e compartilhar!)

Se você já tentou contratar um empréstimo, financiamento ou até mesmo abrir uma conta em um banco e ouviu a seguinte frase:
“Para conseguir este produto, você precisa também contratar X”,
então você pode ter sido vítima de venda casada.

Esse tipo de prática é considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor, porque obriga o cliente a contratar algo que não queria ou não precisava, apenas para conseguir outro serviço. No mercado financeiro, infelizmente, essa situação ainda é bastante comum.

O que é venda casada?

Venda casada acontece quando uma instituição condiciona a liberação de um serviço (como crédito pessoal, financiamento imobiliário, empréstimo consignado ou até um simples cartão) à contratação de outro produto, como:

• Seguro prestamista;
  • Título de capitalização;
  • Abertura de conta corrente;
  • Contratação de cartão de crédito;
  • Serviços adicionais pagos.

O caso da Crefisa

Um exemplo recente ganhou destaque: a Crefisa, conhecida por oferecer crédito para aposentados e pensionistas, está sendo alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga práticas abusivas, incluindo indícios de venda casada. Há relatos de consumidores que foram obrigados a contratar seguros e outros serviços para ter acesso ao crédito, muitas vezes em condições já desfavoráveis de juros.
Se quiser ler a matéria da CPI da Crefisa, clique aqui.

Esse tipo de caso mostra que a prática não está restrita apenas aos “bancões” tradicionais — ela pode acontecer em qualquer instituição que ofereça produtos financeiros.

Por que isso importa?

A venda casada gera prejuízo ao consumidor, reduz sua liberdade de escolha e aumenta o custo total da operação. Em um país onde o acesso ao crédito já é caro, esse tipo de abuso torna a situação ainda mais injusta.

Compartilhe sua experiência

• Você já passou por situações em que foi forçado a contratar um seguro, cartão ou serviço extra só para conseguir crédito?
  • Já percebeu cobranças indevidas atreladas a empréstimos ou financiamentos?
  • Em qual instituição isso aconteceu?

Compartilhar essas histórias é fundamental para dar visibilidade ao problema e ajudar outros consumidores a reconhecer e evitar práticas abusivas.

:speech_balloon: Deixe seu relato nos comentários. Sua contribuição certamente ajudará outras pessoas desta comunidade a enfrentar com mais facilidade essas situações desagradáveis.

17 curtidas

Nunca concordei com esse tipo de prática, muito apelativa. O pior que os funcionários de certos bancões são obrigados a fazer para bater suas metas.

7 curtidas

Nunca gostei… Santander era ou é mestre de fazer isso…

Na minha primeira conta corrente em bancão, na época, nubank era de pagamentos, eles empurraram uma espécie de garantia a mais pra Cartão de crédito, se não me engano. Isso têm uns 10 anos atrás.

E tipo, eles me dão o quadro já marcado. Eu desmarquei. Na hora de confirmar, no Santander, ainda no cadastro eles atualizaram a página ou algo do tipo e, adivinha o que estava marcado? novamente. Desmarquei e prossegui com o cadastro “gratuito”.

Ficou lá a conta… Toda vez que você :index_pointing_at_the_viewer: vê, você não tem ânimo, prazer ou desejo de usar aquela conta ou empresa que tentou de empurrar algo… Um tal de marketing abusivo que ainda reina no mercado bancário e entre outros…

Saiba exigir os seus direitos… Sempre! Não assino nada sem ler. E eles têm obrigação de esperar eu ler tudo

8 curtidas

A venda casada é proibida por lei no Brasil

8 curtidas